- Publicidade -

Netshoes realiza bateria de testes para a Black Friday

Com o auxílio da Sofist, os testes de carga e stress ajudaram a dimensionar a infraestrutura da Netshoes e apontaram oportunidades de melhoria

- Publicidade -

Considerada um dos mais importantes e-commerces de artigos esportivos do mundo, a Netshoes está acelerando para garantir o melhor desempenho durante a Black Friday, que é hoje a data mais importante do varejo online brasileiro. Por isso, nos últimos meses, a empresa investiu em testes de carga e stress a fim de garantir que a experiência do usuário seja a melhor possível.

Para realizar esses testes a Netshoes contou com o auxílio da Sofist, empresa especialista em prevenção e redução de problemas em produtos digitais. A Netshoes já conta com um time interno de infraestrutura que realiza testes de carga por meio de um software que emula a navegação na loja. Porém, de acordo com a própria empresa, esse software não é tão efetivo na hora de gerar insights sobre o dimensionamento da infraestrutura do e-commerce. “Com nosso recurso interno é possível saber qual parte do sistema não está performando, mas, não conseguimos saber, por exemplo, quantos usuários simultâneos estão no site, o que era um ponto muito importante para nós. Para ter 100 mil usuários simultâneos na loja, por exemplo, qual o tamanho da infraestrutura que precisamos? Foram essas as respostas que buscamos com os testes da Sofist”, afirma Diego Peroni, Diretor de TI da Netshoes.

- Publicidade -

Como funcionam os testes de carga e stress?

“Os testes de carga e stress simulam o comportamento de um produto digital quando ele é acessado por milhares de usuários ao mesmo tempo. Em um cenário como a Black Friday ou outros eventos que poderão trazer muitos usuários, é preciso garantir uma forte preparação técnica para assegurar que o produto vai suportar a alta demanda de acessos. E, para saber como se preparar, são necessários dados confiáveis para embasar a tomada de decisões, como contratar mais servidores ou realizar ajustes na arquitetura do produto, por exemplo. Para obter esses dados, é necessário coletar informações relevantes do estado atual do produto e da infraestrutura e assim, identificar possíveis gargalos. Para isso, os testes de carga e stress são os mais indicados”, recomenda Bruno Abreu, CEO da Sofist. 

No caso da Netshoes, a Sofist executou um projeto de testes de carga no site da varejista com o objetivo de verificar o comportamento do portal quando submetido a uma carga máxima de 150 mil usuários simultâneos. A operação contou com os times de infraestrutura e de arquitetura da Netshoes. “Juntamente com a Sofist, montamos uma infraestrutura com um determinado formato e sizing. A Sofist inseriu, gradativamente, uma quantidade de usuários até chegar em um número ideal de usuários simultâneos sem perder a performance e o sistema continuou atendendo bem os clientes. Além disso, os testes da Sofist apontaram alguns gaps que ajudaram a melhorar ainda mais a nossa performance”, explica Peroni.

“Além da verificação da carga, os testes apontaram oportunidades de melhoria no carregamento dos banners da homepage, descobriram que algumas ações no site geravam uma super utilização de recursos do servidor, além de observar gaps no processo de autenticação”, comenta Bruno Abreu. “Assim que identificamos os gaps, nós validamos a credibilidade dos pontos encontrados e colocamos isso na fila de priorização dos times. Como esses eram casos críticos, por conta da Black Friday, os times já fizeram o ‘fix’ de todos esses pontos”, afirma Peroni.

“O custo benefício de uma bateria de testes como essa é alto, principalmente se você tem um sistema que depende de disponibilidade em grandes eventos. O fato de fazer essa bateria de testes nos dá uma segurança muito grande. Como fazemos uma angulação perfeita de usuários navegando no e-commerce, isso gera confiança e a garantia de que estaremos preparados para aquele evento e que o sistema não terá problemas de performance e carga na aplicação”, justifica Peroni.

Para a Black Friday de 2019, a Netshoes espera receber um alto volume de usuários, muito maior que um dia normal. “A realização desse tipo de teste é muito analítica, pois é um projeto que gera uma quantidade enorme de dados que precisam ser consolidados, interpretados e aplicados em ações concretas. Por essa razão, é recomendado que este projeto seja feito com um parceiro externo, já que, em razão do conhecimento técnico do cenário e do time de especialistas neste tipo de testes, as análises tendem a ser mais profundas, trazendo insights bem mais valiosos”, recomenda Abreu.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Horóscopo de domingo 26 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Salve-se Quem Puder: O encontro de Alexia e Renzo em Cancún

Salve-se Quem Puder’ é a próxima novela das sete, criada e escrita por Daniel Ortiz

Ivete Sangalo lança novo EP e videoclipe

Anunciando o que está por vir, o EP abre com a faixa-título, “O Mundo Vai”

Wesley Safadão muda o visual para nova show

Cantor aposta no "Buzz Cut", estilo de cabelo totalmente diferente do início da carreira

Aline Riscado estrela novo clipe de dupla sertaneja

Os donos do sucesso “Golzinho Quadrado”, Júnior e Cézar gravaram em Maringá com a musa do verão

Fitoterapia cresce 662% e é alternativa para transtornos de ansiedade e outras doenças

Professor da USP fala sobre os benefícios das plantas medicinais

Horóscopo de sábado 25 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Junior Cigano volta ao octógono no UFC Raleigh

Brasileiros Rafael dos Anjos, Felipe ‘Cabocão’ e Herbert Burns também participam do evento

Defesa Civil do Rio de Janeiro acompanha evolução de ciclone

No decorrer do dia até a noite de sexta-feira (24), podem ocorrer pancadas de chuva moderadas a ocasionalmente fortes

Reforços do Vasco da Gama: Rejeição da torcida trava acerto com Jucilei

O diretor de futebol do Vasco da Gama, Andre Mazzuco, concedeu entrevista à rádio Tupi e negou que o negócio esteja fechado

Reforços do Botafogo: Clube tenta a contratação do japonês Honda e contrata equatoriano

Independente da chegada de Honda, o clube já ganhou mais um reforço: Gabriel Cortez, meia equatoriano de 24 anos

Confira o calendário de vistoria para ônibus, táxis, vans, ‘cabritinhos’, fretamento e veículos de transporte escolar

Na data e hora agendadas para a vistoria, os veículos e as documentações solicitadas deverão ser entregues no posto

Amigos da Onça recebe Mc Rebecca e Gabily no “Ensaios de Veraww”

Evento acontece todas as terças até o Carnaval e arrasta foliões para o HUB RJ, no Centro

Mallu Magalhães lança novo álbum em 2020

O último trabalho de Mallu foi “Vem”, lançado em 2017