- Publicidade -

Rio de Janeiro ganha o Observatório da Educação Democrática Carioca

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire foi lembrado ao longo do evento por diversos educadores, em especial o vereador Tarcísio Motta

- Publicidade -

Em dia de defesa de uma educação democrática, o vereador Tarcísio Motta (PSOL) lançou, na Câmara do Rio, na segunda-feira (25), o Observatório da Educação Democrática Carioca, que nasce com as missões de tornar-se um repositório com materiais para informar e contribuir para a ampliação do debate do tema; de difundir materiais de defesa da educação e dos profissionais de ensino que se encontram em situação de perseguição política; e de oferecer o ZapEduca, uma ferramenta de comunicação que irá receber as denúncias.

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire foi lembrado ao longo do evento por diversos educadores, em especial o vereador Tarcísio Motta. “Como nos ensina Paulo Freire, a educação é prática da liberdade. Por isso, estamos aqui para duas coisas: lançar o Observatório da Educação Democrática Carioca e homenagear uma série de educadores que resistem”, explicou. O parlamentar destacou ainda que, em tempos de desencanto, é preciso celebrar a resistência democrática da educação. “Como diz Freire, precisamos esperançar, juntar pessoas e agir juntos para construir o nosso amanhã”.

- Publicidade -

O evento foi aberto com uma canção de Capinam, entoada por Lucio Sanfilippo, que diz “vou aprender a ler pra ensinar os meus camaradas”. Na mesa, professores das redes pública e privada da cidade do Rio de Janeiro: Fernando Penna, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Roberto Leher, professor de Pós-Graduação da Educação e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Elizabeth Carla Barbosa, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/RJ); Dione Sousa Lins, do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe/RJ); Marcelo Ferreira Sant’anna, do Sindicato dos Profissionais do Município do Rio de Janeiro (Sinpro/RJ); José Cláudio Souza Alves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; e Amanda Mendonça, do Observatório da Laicidade.

Todos foram homenageados com Moções de Congratulações e Louvor e fizeram questão de ressaltar a batalha diária dos educadores. Marcelo Ferreira Sant’anna lembrou da luta cotidiana dos professores das escolas privadas. Dione Sousa Lins citou uma greve histórica dos professores do Sepe, há 40 anos, quando conseguiram equivaler o piso salarial da categoria a cinco salários mínimos.

Já Elizabeth Carla Barbosa ressaltou que o Observatório irá ajudar na luta por autonomia e liberdade de cátedra e a ex-assessora da vereadora Marielle Franco, Amanda Mendonça, observou que “defender a educação democrática é defender a laicidade”.

O estudioso da Baixada Fluminense, José Cláudio Souza Alves, dedicou a homenagem às pessoas que foram assassinadas e executadas na região e no resto do país. Roberto Leher frisou que é importante celebrar e fortalecer as organizações que estão na defesa da educação pública. Por fim, Fernando Penna apontou a necessidade do retorno das discussões sobre a Pedagogia do Oprimido, obra de Paulo Freire que propõe uma uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade.

Estiveram ainda presentes o vereador Babá (PSOL), o deputado estadual Flávio Serafini e o ex-deputado Chico Alencar

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Horóscopo de segunda-feira 20 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Vasco da Gama empata com o Bangu na estreia do Carioca

Gérman Cano também estreou pelo clube de São Januário

Flamengo e Macaé empatam no Maraca

Na próxima rodada, o rubro-negro terá o clássico contra o Vasco da Gama

Botafogo perde para o Volta Redonda na estreia do Carioca

O Esquadrão de Aço lidera o Grupo B com três pontos, ao lado do Madureira

Horóscopo de domingo 19 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

BBB20: Conheça os participantes do Big Brother Brasil

São duas turmas, de várias tribos. Pessoas diversas, mas com o mesmo objetivo: viver todas as experiências que o BBB 20 pode proporcionar.

Flamengo e Botafogo estreiam no Carioca 2020 neste sábado

Após temporada mágica em 2019, Mengão estreia no Carioca contra o Macaé; bola também rola no Pará e em Pernambuco

Governo disponibiliza óculos de grau por R$ 60 para população de baixa renda

Programa Ótica Cidadã visa reduzir a evasão escolar por problemas de visão; beneficiários do Bolsa Família e desempregados também podem adquirir o item

MetrôRio realiza operação especial para shows de Elza Soares e Melin na Praia de Ipanema

Estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz terão reforço nos efetivos. Também haverá esquema especial para a primeira rodada do campeonato estadual

Governo do Rio quer conceder Cedae à iniciativa privada ainda este ano

Forma de concessão ainda tem de ser aprovada pela Câmara Metropolitana

Cedae recebe equipamento para aplicar carvão ativado na água

Pelo tamanho do equipamento, o transporte precisa ser feito durante a noite. Mais dois caminhões devem chegar ainda neste fim de semana à estação da Cedae.

Linha Amarela receberá 1,3 milhão de veículos no feriado de São Sebastião

Em caso de pane ou acidente, os condutores poderão acionar gratuitamente o socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355

Horóscopo de sábado 18 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.