- Publicidade -

Rio de Janeiro ganha o Observatório da Educação Democrática Carioca

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire foi lembrado ao longo do evento por diversos educadores, em especial o vereador Tarcísio Motta

- Publicidade -

Em dia de defesa de uma educação democrática, o vereador Tarcísio Motta (PSOL) lançou, na Câmara do Rio, na segunda-feira (25), o Observatório da Educação Democrática Carioca, que nasce com as missões de tornar-se um repositório com materiais para informar e contribuir para a ampliação do debate do tema; de difundir materiais de defesa da educação e dos profissionais de ensino que se encontram em situação de perseguição política; e de oferecer o ZapEduca, uma ferramenta de comunicação que irá receber as denúncias.

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire foi lembrado ao longo do evento por diversos educadores, em especial o vereador Tarcísio Motta. “Como nos ensina Paulo Freire, a educação é prática da liberdade. Por isso, estamos aqui para duas coisas: lançar o Observatório da Educação Democrática Carioca e homenagear uma série de educadores que resistem”, explicou. O parlamentar destacou ainda que, em tempos de desencanto, é preciso celebrar a resistência democrática da educação. “Como diz Freire, precisamos esperançar, juntar pessoas e agir juntos para construir o nosso amanhã”.

- Publicidade -

O evento foi aberto com uma canção de Capinam, entoada por Lucio Sanfilippo, que diz “vou aprender a ler pra ensinar os meus camaradas”. Na mesa, professores das redes pública e privada da cidade do Rio de Janeiro: Fernando Penna, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Roberto Leher, professor de Pós-Graduação da Educação e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Elizabeth Carla Barbosa, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/RJ); Dione Sousa Lins, do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe/RJ); Marcelo Ferreira Sant’anna, do Sindicato dos Profissionais do Município do Rio de Janeiro (Sinpro/RJ); José Cláudio Souza Alves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; e Amanda Mendonça, do Observatório da Laicidade.

Todos foram homenageados com Moções de Congratulações e Louvor e fizeram questão de ressaltar a batalha diária dos educadores. Marcelo Ferreira Sant’anna lembrou da luta cotidiana dos professores das escolas privadas. Dione Sousa Lins citou uma greve histórica dos professores do Sepe, há 40 anos, quando conseguiram equivaler o piso salarial da categoria a cinco salários mínimos.

Já Elizabeth Carla Barbosa ressaltou que o Observatório irá ajudar na luta por autonomia e liberdade de cátedra e a ex-assessora da vereadora Marielle Franco, Amanda Mendonça, observou que “defender a educação democrática é defender a laicidade”.

O estudioso da Baixada Fluminense, José Cláudio Souza Alves, dedicou a homenagem às pessoas que foram assassinadas e executadas na região e no resto do país. Roberto Leher frisou que é importante celebrar e fortalecer as organizações que estão na defesa da educação pública. Por fim, Fernando Penna apontou a necessidade do retorno das discussões sobre a Pedagogia do Oprimido, obra de Paulo Freire que propõe uma uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade.

Estiveram ainda presentes o vereador Babá (PSOL), o deputado estadual Flávio Serafini e o ex-deputado Chico Alencar

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Horóscopo de domingo 08 de dezembro de 2019

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Novo técnico do Fluminense: Eduardo Barroca e Ariel Holan são os mais cotados

Apesar de ter livrado o clube de mais um rebaixamento, Marcão não deve seguir no cargo e a diretoria busca opções no mercado.

Brasil e Paraguai terão livre comércio de automóveis

Os dois países atingirão o livre comércio até 2023

Braziliam Storm surfa pelo quarto título mundial

Medina, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo têm chances de levar o caneco

Renata Fan apresenta o “Miss Universo 2019”

A mineira Júlia Horta, Miss Brasil Be Emotion 2019, é a representante brasileira na disputa e conta com uma forte torcida para conquistar o título

Vasco da Gama: Teresa Cristina detona Alexandre Campello: “Me Respeite”

Cantora ficou irritada por ter sido convidada em cima da hora para participar da festa no Maracanã

Cariocou mostra como é um hotel bondinho neste sábado

Rafa Paiva visita quiosques novos da Orla do Rio e experimentos vários pratos deliciosos.

Mega-Sena pode ter prêmio de R$ 3 milhões

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília)

Vasco In Rio: Vasco da Gama se despede da torcida com shows e festa no Maracanã

A diretoria do Vasco convidou vários artistas vascaínos que devem se apresentar no intervalo do jogo.

Recordar é TV homenageia dois gênios do humor: Agildo Ribeiro e Chico Anysio

Produção resgata conteúdos preservado no acervo da emissora pública

TV Brasil pré-estreia nova temporada de Atos com Cauã Reymond

Produção sobre artes cênicas analisa os desafios do processo de formação do ator

Rio Star: confira os detalhes da maior roda-gigante da América Latina

A Rio Star, maior roda-gigante da América Latina, já está em funcionamento na região do Porto Maravilha.

Prova da Faetec acontece neste domingo

São mais de 7 mil vagas para o ano letivo de 2020. Gabarito previsto para a segunda, dia 9

The Gift Day: a maior festa literária do Rio de Janeiro acontece este mês

Grandes nomes do cenário literário nacional já estão confirmados