- Publicidade -

Mês de combate ao Diabetes: Doença é responsável por 85% das amputações de membros inferiores

Rio tem clínica referência em reabilitação

- Publicidade -

Entre 2011 e 2016 mais de 70 mil cirurgias de amputação foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido à diabetes. Ottobock possui reabilitação pioneira com prótese que possui tecnologia exclusiva para casos de amputações de pessoa com diabetes.

Os números são assustadores e as projeções também. O estilo de vida atual, com alto índice de sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má alimentação e poluição do ar, é fator de risco que impulsiona o crescimento da incidência das doenças crônicas. A obesidade, principalmente, está entre as principais causas do diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes e a OMS.

- Publicidade -

A diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), que afeta a capacidade de cicatrização de feridas no corpo. Em artigo publicado no International Wound Journal, dados apontam que até 2025, mais de 125 milhões de pessoas desenvolverão úlceras diabéticas e mais de 20 milhões serão submetidos a uma amputação em todo o mundo.

E isso acontece em decorrência da doença arterial periférica, típica da diabete e que ocasiona o chamado pé diabético. Ou seja, há uma predisposição a desenvolver úlceras e infecções, o que pode levar à amputação. O diabetes mellitus afeta 30% das pessoas acima de 40 anos de idade.

“Mesmo sendo relativamente fácil prevenir uma amputação em decorrência da diabetes, o número de pessoas que sofrem amputações ainda é assustador. Nas nossas clínicas em Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, a doença é causa da maioria das amputações não traumáticas”, conta Emerson Bovo, supervisor técnico da Ottobock Brasil, líder mundial no mercado de próteses e órteses de alta performance, e que oferece tratamento e reabilitação referência internacional em suas clínicas.

Tecnologia de ponta garante reabilitação total a amputados

Segundo a pesquisadora Isabel Cristina Vieira Ramos Santos, a amputação de membro inferior é duas vezes mais comum em pessoas diabéticas do que em pessoas sem a doença. Isso significa cerca de 70% das amputações não traumáticas de membros inferiores, sendo 85% após o surgimento de úlceras, as quais atingem 25% dos diabéticos. O processo de reabilitação no período pós-amputação deve ser cauteloso, no caso da pessoa com diabetes, deve ter cuidados especiais.

“Logo na escolha da prótese, deve-se ter uma atenção especial ao paciente que sofreu uma amputação por diabetes, pois o contato contínuo do equipamento com o coto não pode causar mais danos. A Ottobock possui o Sistema Harmony de próteses para amputações de membros inferiores, desenvolvido a partir dessa necessidade especial da pessoa com diabetes. Seu sistema de vácuo gera uma pressão que favorece a melhora do fluxo sanguínea no coto. Com isso o paciente tem uma melhora progressiva da saúde não apenas do coto, mas do membro afetado de uma forma geral”, explica o fisioterapeuta especializado em traumatologia da Clínica Ottobock, Rodolfo Bostelmann.

Para a reabilitação total do paciente amputado, a Ottobock desenvolve um trabalho baseado num protocolo internacional desenvolvido na Alemanha e que segue nove passos, incluindo a fabricação de uma prótese personalizada, desenvolvida exclusivamente para o paciente que teve um membro amputado.

Não é simples. O processo de reabilitação para a vítima da amputação é psicológico e físico. “O primeiro passo é fazer com que a pessoa consiga se enxergar usando uma prótese e fazendo as mesmas atividades que fazia antes. A maioria tem uma visão muito imediatista da situação, o que acaba dificultando o processo de adaptação”, finaliza Bostelman, que também é amputado.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

MetrôRio realiza operação especial para shows de Elza Soares e Melin na Praia de Ipanema

Estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz terão reforço nos efetivos. Também haverá esquema especial para a primeira rodada do campeonato estadual

Governo do Rio quer conceder Cedae à iniciativa privada ainda este ano

Forma de concessão ainda tem de ser aprovada pela Câmara Metropolitana

Cedae recebe equipamento para aplicar carvão ativado na água

Pelo tamanho do equipamento, o transporte precisa ser feito durante a noite. Mais dois caminhões devem chegar ainda neste fim de semana à estação da Cedae.

Linha Amarela receberá 1,3 milhão de veículos no feriado de São Sebastião

Em caso de pane ou acidente, os condutores poderão acionar gratuitamente o socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355

Horóscopo de sábado 18 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Bom Sucesso: Alberto imagina amigos e familiares como personagens literários

Em sua mente, Paloma (Grazi Massafera) é a protagonista de 'Alice no País das Maravilhas'

Após reproduzir propaganda nazista em discurso, governo demite secretário da Cultura

Roberto Alvim fez um vídeo citando fala de ministro de Hitler e gerou indignação; mais cedo, presidente da Câmara pediu demissão imediata do membro do governo federal

Inspire-se no penteado das famosas para enfrentar o verão

A especialista Sonia Nesi ensina o que vai fazer a sua cabeça na estação mais quente do ano

Ivete Sangalo anuncia o Camarote da Veveta

O lançamento será no Carnaval de Salvador 2020 e será voltado a parceiros e convidados

Rio recebe a partir de amanhã 3º Festival RioMatsuri

Evento é ponto de encontro de amantes da cultura japonesa

Vitor Kley, Paula Fernandes, Yasmin Santos e Rubel no ‘SóTocaTop Verão’

Rubel interpreta o hit “Medo Bobo”, sucesso da dupla Maiara & Maraisa e que está na trilha sonora da novela ‘Amor de Mãe’

Vasco da Gama apresenta o atacante Gérman Cano

Argentino recebe a 14 de Abel e se mostra orgulhoso em defender o Vasco

Serginho Groisman recebe Belo, José Loreto, Íris Stefanelli e Eduardo Sterblitch no Altas Horas

O ‘Altas Horas’ conta ainda com a presença de Léo Jayme, Gian&Giovani e da banda T.R.E.N

Horóscopo de sexta-feira 17 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.