- Publicidade -

Presidente interina da Bolívia promete eleições o mais rápido possível

Jeanine Áñez remove cúpula militar e apresenta novos comandantes

- Publicidade -

A autoproclamada presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, anunciou nesta quarta-feira (13) que, além de convocar eleições, o outro objetivo de seu governo será a revogação da decisão constitucional que permitiu a Evo Morales disputar o quarto mandato.

Jeanine disse que será garantido um processo eleitoral limpo e transparente, no qual “todos os cidadãos que atendem aos requisitos constitucionais” possam participar. “Este mandato presidencial estritamente provisório terá dois objetivos fundamentais: a revogação da sentença inconstitucional 0084/2017, de 28 de novembro de 2017, e a convocação de eleições gerais, no menor tempo possível, conforme estabelecido pela Constituição”, afirmou Janine, em entrevista à imprensa.

- Publicidade -

A presidente interina pediu a todos os funcionários do estado que retornem imediatamente às suas funções, para que o país comece a voltar à normalidade. Ela afirmou que assumiu a Presidência da Bolívia após consultar o Tribunal Constitucional Plurinacional e depois que as Forças Armadas e a Polícia concordaram com o procedimento.

Jeanine disse que seu mandato é totalmente legal. “Assumo os símbolos presidenciais como a expressão máxima da unidade dos bolivianos, com a única vontade de regenerar democraticamente o país”, afirmou.

Cúpula militar removida

Também hoje a presidente interina mudou a cúpula militar e indicou os novos comandantes das Forças Armadas bolivianas. Em cerimônia realizada no Palácio Queimado – sede do governo boliviano que Morales não usava – ela apresentou o general de Exército Carlos Orellana como novo comandante das Forças Armadas, e os novos chefes do Exército, da Marinha e da Força Aérea.

Câmara e Senado avaliam situação

A Câmara dos Deputados iniciou, na tarde de hoje, sessão especial solicitada pela oposição para tratar projectos referentes à situação institucional na Bolívia.

A sessão é realizada a pedido de vários blocos partidários oposicionistas, que afirmam repudiar o que consideram “golpe de Estado” na Bolívia e defendem “uma saída democrática” para a situação do país.

O Senado também abriu uma sessão especial para debater o tema, com o quórum justo.

Ontem (12) Jeanine Áñez, da Unidade Democrática, declarou-se presidente da Bolívia, em uma sessão em que não havia quórunm, porque a bancada do MAS, partido liderado pelo ex-presidente Evo Morales, não estiava presente no Congresso. Ela alegou que assumiria imediatamente” a Presidência da Bolívia, ao considerar que a situação de vacância no país, devido à renúncia do presidente Evo Morales, e do vice-presidente Álvaro García Linera, que seguiram para o asilo político no México. Também renunciaram aos cargos os presidentes do Senado e da Câmara e o primeiro vice-presidente do Senado. Como segunda vice-presidente da Casa, Jeanine Áñez entendeu que cabía a ela assumir o posto deixado vago por Morales

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Vera Magalhães será a nova apresentadora do Roda Viva

Jornalista tem passagens pela Folha de S.Paulo, onde ao longo de 14 anos foi chefe de reportagem de Política

MC Soffia e Karol Conka participam do Deixa Ela, na TV Cultura

Intitulada Deixa Ela Sonhar: ‘Sim, a gente consegue’, a edição apresenta mulheres que transpuseram diversos desafios

Maia diz que é direito do Senado votar prisão em segunda instância

Texto será o primeiro item da pauta da próxima reunião CCJ do Senado

Glenda Kozlowski vai apresentar reality no SBT após sair da Globo

O programa irá ao ar aos domingos de manhã, e contará com a participação de 22 jovens, com idades entre 18 e 20 anos, que sonham com uma carreira no universo do futebol

“Música na Band” exibe show da dupla João Bosco e Vinícius

O repertório conta com 20 faixas e traz hits como “Amiga Linda”, “Vazio”, “Meia Volta” e uma releitura da canção “Perigo”, grande sucesso dos anos 80.

Riocentro recebe 59ª edição da Feira da Providência

Arrecadação do evento será revertida em programas sociais no Rio

Abertas inscrições para implantar prótese mamária em mulheres no Rio

Mulheres mastectomizadas de todos os municípios fluminenses podem se inscrever para o mutirão

Horóscopo de quinta-feira 05 de dezembro de 2019

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Amo Séries completa dois anos com mais de 5 milhões de views no YouTube

Canal focado em listas, curiosidades e batalhas de séries ultrapassou 120 mil inscritos em 2019

Os melhores carros para os motoristas de aplicativos

Estudo aponta modelos mais indicados para quem utiliza - ou pretende utilizar - o automóvel como fonte de renda

Igualdade de gêneros no Natal: Mamãe Noel assume o trono do Papai Noel em shopping

Em campanha, Colinas Shopping mostra Mamãe Noel empoderada, como presidente das Fábricas de Doces e Presentes da Família Noel

Edições Sesc São Paulo publicam Um circo de rins e fígados: o teatro de Gerald Thomas

No Rio de Janeiro o livro será lançado na noite de 12 de dezembro, no Arte Sesc Flamengo, com bate-papo de Thomas e Luiz Felipe Reis, jornalista, curador e dramaturgo, seguido de autógrafos.

Previsões para 2020: Crises políticas, catástrofes e progresso. Veja o que videntes, astrólogos e esotéricos preveem

Muitas transformações farão de 2020 um ano de observação, cautela e prosperidade, onde quem estiver disposto, colherá ótimos frutos.

De feira de moda a Latin Jazz, como se divertir sem gastar muito na Lapa

Palco Lapa 145 recebe programação gratuita com shows de jazz, MPB, música latina e até feira de moda