- Publicidade -

Contagem regressiva para o Enem: aulões revisam conteúdos e divertem

Relaxar e rever conteúdos pontuais são as recomendações aos estudantes

- Publicidade -

Na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dois próximos domingos, 3 e 10 de novembro, estudantes recorrem a aulões para revisar os principais conteúdos e também para se divertir. Na região central de Brasília, no Museu Nacional da República, cerca de 700 estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal participaram hoje (1º) de aulão gratuito ministrado por professores de colégios da Rede Marista. 

“O nosso objetivo é basicamente 2: primeiro, promover um momento de descontração para que nossos estudantes possam poder dar uma relaxada maior e, segundo, revisar alguns conteúdos pontuais”, disse o professor de redação do Colégio Marista João Paulo II Gabriel Remington, que estava vestido de Quico, personagem da série de TV Chaves. Outras fantasias, como de personagens do grupo de Super Heróis Vingadores, também fizeram parte da programação das aulas. 

Vestidos como super herois, professores revisam conteúdos com candidatos ao Enem - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vestidos como super herois, professores revisam conteúdos com candidatos ao Enem – Marcelo Camargo/Agência Brasil
- Publicidade -

“Quando o estudante está muito ansioso, quando fica muito nervoso, ocorre o famoso ‘deu branco’. Esse momento agora é para sair um pouco da sala de aula, descontrair”, complementou, vestido de Nhonho, outro personagem de Chaves, o professor de matemática da mesma escola Leonardo Simões. 

Segundo Simões, a revisão abarca conteúdos que são mais frequentes no Enem. Na matemática, por exemplo, geometria espacial e estatística são as duas principais ênfases. As provas de matemática e de ciências da natureza serão aplicadas no próximo domingo (10). 

Para a prova de redação, que será aplicada neste domingo (3), junto com as provas de linguagens e ciências humanas, Remington ainda dá tempo de estudar, ressaltou o professor. “Ainda dá para estudar alguns temas mais recorrentes, principalmente nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, que têm sido as apostas de muitos professores Brasil afora. Ainda dá para se apropriar de informações sobre essas áreas, ainda é possível se apropriar de informações de outras áreas de conhecimento que podem servir como base para a argumentação do texto.” 

Os planos do estudante do 3º ano do Maristão Matheus Tavares, no entanto, não envolvem mais muitos estudos. “Sendo bem sincero hoje à tarde e amanhã, não pretendo fazer nada relacionado a conteúdo. O que tinha que ser feito, já foi feito. Agora é só relaxar a cabeça para fazer uma prova tranquila”, afirmou. 

Para Matheus, o desafio será conseguir responder a prova no tempo estipulado: 5 horas e meia no primeiro dia de exame e 5 horas, no segundo. “Nos dois últimos anos que eu fiz [o Enem como treineiro], eu tive que chutar algumas questões no final da prova porque não deu tempo de ler. Para este ano, a estratégia que desenvolvi foi começar pelo [conteúdo] [em} que eu sou mais forte e não ficar apegado a questões difíceis. Quando ler uma [questão] difícil, vou pular e, se der tempo, no final, volto a ela.”

Relaxar também é o objetivo do estudante do 3º ano do Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia Gutierrez Silva. “O meu desafio será me manter calmo, porque o nervosismo me atrapalha muito. Tira a concentração da prova”, diz o estudante, que fará a prova do Enem pela primeira vez. “Estudei muito até aqui. Agora estou procurando um pouco de diversão também.”

Diferentemente de Matheus, Gutierrez não vai largar os livros amanhã (2). “Vou continuar estudando e me concentrar.”

Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no Enem 2019. A nota obtida nas provas pode ser usada para o estudante concorrer a uma vaga em instituições públicas de ensino superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Rio recebe a partir de amanhã 3º Festival RioMatsuri

Evento é ponto de encontro de amantes da cultura japonesa

Vitor Kley, Paula Fernandes, Yasmin Santos e Rubel no ‘SóTocaTop Verão’

Rubel interpreta o hit “Medo Bobo”, sucesso da dupla Maiara & Maraisa e que está na trilha sonora da novela ‘Amor de Mãe’

Vasco da Gama apresenta o atacante Gérman Cano

Argentino recebe a 14 de Abel e se mostra orgulhoso em defender o Vasco

Serginho Groisman recebe Belo, José Loreto, Íris Stefanelli e Eduardo Sterblitch no Altas Horas

O ‘Altas Horas’ conta ainda com a presença de Léo Jayme, Gian&Giovani e da banda T.R.E.N

Horóscopo de sexta-feira 17 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Cidade Nova ganhará parque contra irradiação de calor dos espigões

Lançamento de Rede Comunidade Acolhedora debateu medidas pontuais para mitigar miséria

MAM apresenta “O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi”

Os bastidores, o processo de criação e a filmagem da obra-prima “8 ½”, de Federico Fellini (1920-1993), eternizados na fotografia do francês Paul Ronald, em mostra inédita fora da Itália, que integra a celebração do centenário do genial cineasta.

Botafogo anuncia a contratação de Danilo Barcelos, ex-Vasco da Gama

Lateral é a última contratação do clube nesta janela de tranferência

BBB: Quer saber quem são os novos brothers?

Atletas, advogados, professores, médicos, influenciadores digitais, atores ou nenhuma dessas ocupações?

Volta Redonda anuncia mais dois reforços para a temporada

A estreia da equipe no Estadual será neste sábado, dia 18

Thiago Medeiros projeta estreia do Madura no Carioca

Os ingressos para a partida estão sendo vendidos na secretaria do clube por R$ 20,00/R$ 10,00 (meia).

Bangu apresenta mais um reforço para o ataque: Léo Pimenta

O atleta defendeu a equipe de Saquarema em sete temporadas

Barcelona, Real Madrid, Juventus e PSG querem tirar Talles Magno do Vasco da Gama

Clube italiano pode oferecer proposta em breve pelo craque da Colina