- Publicidade -

Confira os benefícios e riscos dos suplementos alimentares

Nutricionista fala sobre os suplementos alimentares e dá dicas importantes sobre sua utilização.

- Publicidade -

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. 

Muito comum entre praticantes de atividades físicas, principalmente no fisiculturismo, o uso indiscriminado desses suplementos pode trazer sérios danos à saúde.  Efeitos adversos do uso de suplementos podem surgir de diversos fatores, incluindo a segurança, a composição do produto e padrões inadequados de uso pelos consumidores.

- Publicidade -

“A mistura indiscriminada e o consumo de muitos produtos sem considerar as doses totais de alguns ingredientes ou interações problemáticas entre os compostos podem acarretar diversos problemas para a saúde. Mesmo produtos mais simples, ditos “inofensivos”, podem ter efeitos colaterais negativos, especialmente quando usado fora do protocolo ideal.  Por exemplo, suplementação de ferro, naqueles com ingestão adequada do mineral, pode resultar em efeitos colaterais que vão desde vômitos, diarreia e dor abdominal até doenças graves como hemocromatose e insuficiência hepática” adverte Iomara Isidorio Cavalcante, nutricionista do Hospital Albert Sabin (HAS).

- Publicidade -

Contudo, quando utilizados de forma correta, acompanhado sempre de um profissional de nutrição, os suplementos alimentares podem trazer diversos benefícios, pois, desempenham papel importante na performance de atletas profissionais ou amadores, podem ajudar no emagrecimento e repõe deficiências nutricionais. 

Quando há um plano de nutrição adequada para cada objetivo, com produtos que incluem micronutrientes, alimentos esportivos, suplementos de desempenho e suplementos de saúde, os benefícios alcançados são inúmeros.

“Alguns produtos ajudam o atleta a cumprir as metas de nutrição esportiva e melhoram sua eficiência, mantendo-o saudável e livre de lesões. No entanto, é preciso conhecimento especializado para identificar quais produtos são adequados, como integrá-los ao plano de nutrição e como garantir que quaisquer benefícios superem os possíveis efeitos colaterais”, explica Iomara. 

- Advertisement -

Vale lembrar que os suplementos nutricionais não servem para substituir uma refeição, eles devem ser utilizados como recurso para complementá-la. Dessa forma, são úteis para pessoas que não conseguem somente com os alimentos suprir as calorias nutricionais necessárias para o funcionamento adequado do organismo ou para compensar os gastos energéticos decorrentes de treinamentos físicos de alto rendimento.

“Por regra, nunca utilize suplementos alimentares sem orientação profissional. Procure sempre um nutricionista, pois, somente ele, de acordo com as necessidades individuais do paciente, poderá definir qual a melhor estratégia nutricional”, finaliza a especialista do HAS.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Skank apresenta “Os Três Primeiros” no Circo Voador

O projeto ‘Os Três Primeiros – Ao Vivo’, destaca sucessos dos três primeiros álbuns da banda e algumas das músicas mais representativas

Pri Borges bate um papo com o cantor Vitinho no Cariocou

E ainda tem um quiosque na Reserva que tem pratos com nomes inusitados como Top Less.

Pedro II abre inscrições para o Proeja

São 400 vagas para o Ensino Médio Técnico. Inscrição é gratuita

Everglow e 1the9 são entrevistados por Yoo Na Kim

Neste sábado (16), dois programas do TV Clube Coreia serão exibidos pela Rede América e YouTube

Justiça nega liberdade a suspeito de construir prédios na Muzema

Construções desabaram em comunidade da zona oeste do Rio

Projeto obriga operadoras a enviarem mensagens de combate ao abuso sexual

O projeto determina que as mensagens sejam enviadas gratuitamente entre 9h e 18h, de segunda a sexta-feira.

Juiz Marcelo Bretas recebe Medalha Tiradentes e título de Benemérito do estado do Rio

Homenageado, Bretas destacou que o combate à corrupção no país está mudando e agradeceu o recebimento das honrarias.

Horóscopo de sexta-feira 15 de novembro de 2019

Descubra o que os astros lhe reservam para seu dia

Vasco da Gama quer Gérman Cano para o ataque e disputa Alex Teixeira com o Corinthians

Argentino ficará livre no mercado no final do ano

Vivi Guedes chega ao ‘TV Fama’ da RedeTV!

Top model e apresentadora, Júlia Pereira comenta o estilo da influenciadora vivida por Paolla Oliveira no quadro ‘Fama Fashion’

Gabby Moura se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

A cantora, conhecida nacionalmente por ter sido vice-campeã no programa The Voice Brasil, traz um repertório repleto de sucessos do samba e da MPB.

Ariane Lipski busca primeira vitória no UFC

Lutadora entra em ação neste sábado, dia 16, na edição de São Paulo do evento; mudança de adversária a 10 dias do combate não abala confiança

Audiências sobre impeachment de Trump têm início nos Estados Unidos

Trump teria supostamente pedido por uma investigação sobre Biden durante um telefonema com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, em julho.

Linha Amarela receberá 1,3 milhão de veículos no feriadão

Em caso de pane ou acidente, os condutores poderão acionar gratuitamente o socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355

Flamengo x Vasco da Gama empatam em 4 x 4 em jogo eletrizante, veja os gols

Os gols vascaínos foram marcados por Marrony, Yago Pikachu, Marcos Júnior e Ribamar