- Publicidade -

Índice de roubos de cargas dos correios reduz 40% no Rio este ano

Apesar disso, as restrições de entrega domiciliar crescem no Estado e afetam o desenvolvimento do e-commerce

- Publicidade -

Os roubos de cargas dos Correios diminuíram em 40% no Rio de Janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, as restrições de entrega domiciliar crescem no Estado e afetam o desenvolvimento do e-commerce. Os dados foram divulgados durante a audiência pública da Comissão Especial do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que debateu também a importância de ações conjuntas da Polícia Militar e Civil em consonância com a Polícia Federal.

Os casos de roubos de cargas no Rio de Janeiro diferem dos outros estados das regiões Sul e Sudeste pela constância de ações como saques a mercadorias. Recentemente, a Secretaria de Polícia Civil anexou a redução dos roubos de cargas ao Sistema Integrado de Metas. De acordo com o Delegado titular Henrique Damasceno, da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRC/RJ), a mudança na forma de trabalhar garantiu uma diminuição, em 2019, de 1.250 registros de roubos de cargas em relação ao mesmo período do ano passado.

- Publicidade -

“Nos fizemos um trabalho de mapeamento e análise de dados para que ficassem identificados os locais para onde as cargas roubadas estavam indo. E, com base nessas informações e no cruzamento de dados, fizemos grandes trabalhos de investigação que permitiram a prisão de criminoso de grande expressão na hierarquia do crime e ação de repressão em áreas que mais concentrava os casos de roubos de carga”, destacou Damasceno.

- Publicidade -

O delegado comentou também sobre a identificação de produtos comercializados. “É importante que seja aperfeiçoada até a forma de produção das empresas no sentido de que seja mais fácil para a polícia identificar se aquele produto de fato tenha sido alvo da ação de criminosos. Quanto mais identificado sejam os produtos, e quanto mais rápido as empresas de entrega comunicarem à polícia, mais eficaz será a resolução do problema”, salientou o titular da DRC/RJ.

Áreas com Restrição de Entrega

O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior destino de vendas pela internet do país. Contudo, 42% dos Códigos de Endereçamento Postal (CEP) do Rio ainda não recebem entregas pelos Correios por falhas na segurança pública. Para a presidente da Comissão, deputada Martha Rocha (PDT), a atual situação atinge, principalmente os direitos humanos.

“Além da ótica da segurança, temos que considerar também a negação dos direitos básicos do consumidor. Nosso próximo passo é manter um grupo de trabalho e pensar essa impossibilidade de entrega e também se existe alguma medida legislativa que permita a comunicação imediata do roubo da carga juntamente com sua identificação precisa”, defendeu a deputada.

- Advertisement -

Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), Rodrigo Bandeira Santos, as Áreas com Restrição de Entrega (AREs) são um impedimento para a economia do estado. “O aumento das AREs prejudica o comércio eletrônico no sentido de que uma pessoa que adquire um produto e paga esse frete acredita que irá receber em sua residência. Então é preciso uma força de segurança no ambiente on-line e integrar tecnologias para que se atenda ao consumidor da melhor maneira”, destacou Santos

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Skank apresenta “Os Três Primeiros” no Circo Voador

O projeto ‘Os Três Primeiros – Ao Vivo’, destaca sucessos dos três primeiros álbuns da banda e algumas das músicas mais representativas

Pri Borges bate um papo com o cantor Vitinho no Cariocou

E ainda tem um quiosque na Reserva que tem pratos com nomes inusitados como Top Less.

Pedro II abre inscrições para o Proeja

São 400 vagas para o Ensino Médio Técnico. Inscrição é gratuita

Everglow e 1the9 são entrevistados por Yoo Na Kim

Neste sábado (16), dois programas do TV Clube Coreia serão exibidos pela Rede América e YouTube

Justiça nega liberdade a suspeito de construir prédios na Muzema

Construções desabaram em comunidade da zona oeste do Rio

Projeto obriga operadoras a enviarem mensagens de combate ao abuso sexual

O projeto determina que as mensagens sejam enviadas gratuitamente entre 9h e 18h, de segunda a sexta-feira.

Juiz Marcelo Bretas recebe Medalha Tiradentes e título de Benemérito do estado do Rio

Homenageado, Bretas destacou que o combate à corrupção no país está mudando e agradeceu o recebimento das honrarias.

Horóscopo de sexta-feira 15 de novembro de 2019

Descubra o que os astros lhe reservam para seu dia

Vasco da Gama quer Gérman Cano para o ataque e disputa Alex Teixeira com o Corinthians

Argentino ficará livre no mercado no final do ano

Vivi Guedes chega ao ‘TV Fama’ da RedeTV!

Top model e apresentadora, Júlia Pereira comenta o estilo da influenciadora vivida por Paolla Oliveira no quadro ‘Fama Fashion’

Gabby Moura se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

A cantora, conhecida nacionalmente por ter sido vice-campeã no programa The Voice Brasil, traz um repertório repleto de sucessos do samba e da MPB.

Ariane Lipski busca primeira vitória no UFC

Lutadora entra em ação neste sábado, dia 16, na edição de São Paulo do evento; mudança de adversária a 10 dias do combate não abala confiança

Audiências sobre impeachment de Trump têm início nos Estados Unidos

Trump teria supostamente pedido por uma investigação sobre Biden durante um telefonema com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, em julho.

Linha Amarela receberá 1,3 milhão de veículos no feriadão

Em caso de pane ou acidente, os condutores poderão acionar gratuitamente o socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355

Flamengo x Vasco da Gama empatam em 4 x 4 em jogo eletrizante, veja os gols

Os gols vascaínos foram marcados por Marrony, Yago Pikachu, Marcos Júnior e Ribamar