- Publicidade -

Rio de Janeiro tem eventos em homenagem aos 90 anos de Fernanda Montenegro

No Teatro Ipanema, a peça “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, será apresentada em forma de leitura dramatizada pelos alunos da CAL

- Publicidade -

A atriz Fernanda Montenegro completa 90 anos nesta quarta-feira (16/10) e, para homenageá-la, a Secretaria Municipal de Cultura e a MultiRio prepararam uma agenda com mais de dez eventos gratuitos. A grande artista será lembrada em peças de teatro, filmes, mostra de fotografia, sarau e leitura dramatizada que acontecerão em diferentes pontos da cidade.

No Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, das 15h às 19h, haverá um sarau com os cantores da Trupe Solidária e do grupo Leros, Leros e Boleros, coordenado pelas cantoras da Era do Rádio Deise Vieira e Dilma Gomes. Durante o evento, o cantor e ator Renato Dutra vai recitar falas da atriz e cantar clássicos da MPB relacionados aos trabalhos desenvolvidos por Fernanda Montenegro. O público poderá passear pelo espaço e conhecer um pouco mais da atriz em um varal com fotos e frases de sua autoria.

- Publicidade -

Haverá ainda exibição de dois filmes estrelados pela atriz: “Eles não usam Black Tie” poderá ser assistido no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, às 15h; e “A Falecida”, no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho, no Flamengo, às 18h.

- Publicidade -

No Teatro Ipanema, a peça “O Beijo no Asfalto”,  de Nelson Rodrigues, será apresentada em forma de leitura dramatizada pelos alunos da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), a partir das 19h. A obra foi escrita por Nelson em 1960, a pedido de Fernanda Montenegro para a sua companhia o Teatro dos Sete. A estreia foi no ano seguinte, com a atriz atuando como Selminha.

O evento no Teatro Ipanema começa com uma roda de conversas sobre teatro, formação de atores e montagens especiais com a atriz Maria Esmeralda e os diretores de teatro Luiz Furlaneto e Antônio Gilberto.

Veja a programação completa abaixo:

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PROFESSORA DYLA SYLVIA DE SÁ

- Advertisement -

15h às 19h – Sarau com os cantores da Trupe Solidária e do grupo Leros, Leros e Boleros, coordenado pelas cantoras da Era do Rádio Deise Vieira e Dilma Gomes. Durante o evento, o cantor e ator Renato Dutra vai recitar falas da atriz e cantar clássicos da MPB relacionados aos trabalhos desenvolvidos por Fernanda Montenegro. O público poderá passear pelo espaço e conhecer um pouco mais da atriz em um varal com fotos e frases de sua autoria. O Centro Cultural Municipal Professore Dyla Sylvia de Sá fica na Rua Barão, 1.180, Praça Seca.

TEATRO IPANEMA

19h – A peça teatral “O Beijo no Asfalto” escrita por Nelson Rodrigues especialmente para Fernanda Montenegro será apresentada em forma de leitura dramatizada pelos alunos da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), dirigidos por Luiz Furlaneto. O evento começa com uma roda de conversas sobre teatro, formação de atores e montagens especiais. Convidados: Maria Esmeralda, Luiz Furlaneto e Antônio Gilberto. O Teatro Ipanema fica na Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema.

ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES

16h30 – A homenagem fica por conta da exibição do filme “Rio, eu te amo” noo Cine Clube Arena. O filme brasileiro da franquia “Cities of Love”, mostra os mais diversos tipos de relações e de amores: os jovens, os roubados, os não correspondidos, os relâmpagos e até os tímidos. A sessão especial receberá alunos das escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e público em geral. As senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência. Classificação: livre. A Arena Carioca Fernando Torres fica na Rua Bernardino de Andrade, 200, Madureira.

MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS

15h – Exibição do filme “Eles não usam Black Tie” (1981) protagonizado por Fernanda Montenegro. Logo após a sessão, é possível apreciar fotos de Silvio Pozatto em homenagem aos 90 anos da atriz. O Memorial Municipal Getúlio Vargas fica na Praça Luiz de Camões, s/nº, subsolo, na Glória.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL LAURINDA SANTOS LOBO

17h – O grupo Supera Cia Teatral vai desenvolver uma leitura dramatizada, conduzida pelo diretor Alexandre Lage, sobre a vida da atriz, falando de seus prêmios, trabalhos e obras, escalando com músicas e performance. O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo fica na Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL ODUVALDO VIANNA FILHO – CASTELINHO

19h – Exibição do filme “A Falecida”, com Fernanda Montenegro, com comentário da doutora em Literatura Claudia Chaves, e do programa “Medeia”. Grátis. Classificação: 14 anos. Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho fica na Praia do Flamengo, 158, Flamengo.

MUSEU DE ARTE DO RIO

20h30 – “Dona Fernandona” – esquete teatral desenvolvida pelo ator Thiago Chagas em homenagem aos 90 anos de Fernanda Montenegro especialmente para a programação da FLUP.

BIBLIOTECA MARQUES REBELO

14h – Oficina de Recreação da Memória vai trabalhar um acróstico com o nome da Fernanda Montenegro. Rua Guapeni, 61, Tijuca.

BIBLIOTECA ANNITA PORTO MARTINS

10h às 12h – Os visitantes ganharão trechos da biografia com um doce e poderão visitar uma estante expositora com fotos da carreira. Rua Sampaio Viana 357, Rio Comprido.

ESPAÇO DE LEITURA JORGE AMADO

Espaço dedicado à vida de Fernanda Montenegro e sua trajetória, aproveitando para contar a história do ator Vinícius de Oliveira, que participou do filme “Central do Brasil” como Josué, e foi morador da Maré. Rua Ivanildo Alves, s/nº, Complexo da Maré. De 14 de outubro a 18 de outubro. De segunda a sexta, das 9h às 18h.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Skank apresenta “Os Três Primeiros” no Circo Voador

O projeto ‘Os Três Primeiros – Ao Vivo’, destaca sucessos dos três primeiros álbuns da banda e algumas das músicas mais representativas

Pri Borges bate um papo com o cantor Vitinho no Cariocou

E ainda tem um quiosque na Reserva que tem pratos com nomes inusitados como Top Less.

Pedro II abre inscrições para o Proeja

São 400 vagas para o Ensino Médio Técnico. Inscrição é gratuita

Everglow e 1the9 são entrevistados por Yoo Na Kim

Neste sábado (16), dois programas do TV Clube Coreia serão exibidos pela Rede América e YouTube

Justiça nega liberdade a suspeito de construir prédios na Muzema

Construções desabaram em comunidade da zona oeste do Rio

Projeto obriga operadoras a enviarem mensagens de combate ao abuso sexual

O projeto determina que as mensagens sejam enviadas gratuitamente entre 9h e 18h, de segunda a sexta-feira.

Juiz Marcelo Bretas recebe Medalha Tiradentes e título de Benemérito do estado do Rio

Homenageado, Bretas destacou que o combate à corrupção no país está mudando e agradeceu o recebimento das honrarias.

Horóscopo de sexta-feira 15 de novembro de 2019

Descubra o que os astros lhe reservam para seu dia

Vasco da Gama quer Gérman Cano para o ataque e disputa Alex Teixeira com o Corinthians

Argentino ficará livre no mercado no final do ano

Vivi Guedes chega ao ‘TV Fama’ da RedeTV!

Top model e apresentadora, Júlia Pereira comenta o estilo da influenciadora vivida por Paolla Oliveira no quadro ‘Fama Fashion’

Gabby Moura se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

A cantora, conhecida nacionalmente por ter sido vice-campeã no programa The Voice Brasil, traz um repertório repleto de sucessos do samba e da MPB.

Ariane Lipski busca primeira vitória no UFC

Lutadora entra em ação neste sábado, dia 16, na edição de São Paulo do evento; mudança de adversária a 10 dias do combate não abala confiança

Audiências sobre impeachment de Trump têm início nos Estados Unidos

Trump teria supostamente pedido por uma investigação sobre Biden durante um telefonema com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, em julho.

Linha Amarela receberá 1,3 milhão de veículos no feriadão

Em caso de pane ou acidente, os condutores poderão acionar gratuitamente o socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355

Flamengo x Vasco da Gama empatam em 4 x 4 em jogo eletrizante, veja os gols

Os gols vascaínos foram marcados por Marrony, Yago Pikachu, Marcos Júnior e Ribamar