- Publicidade -

Festa literária das periferias do Rio dará destaque para o feminismo

A Flup será realizada pela primeira vez no Museu de Arte do Rio (MAR), na região portuária da cidade, localidade também conhecida como Pequena África

- Publicidade -

Cinco dias para respirar poesia falada, literatura, debate, reflexão e performance. No centro dos holofotes, artistas mulheres negras. A Festa Literária das Periferias (Flup), que começa amanhã  (16) e vai até o próximo domingo (20) no Rio de Janeiro, conta, neste ano, a história daquelas que precisam resistir ainda mais para mostrar sua arte.

Realizada pela primeira vez no Museu de Arte do Rio (MAR), na região portuária da cidade, localidade também conhecida como Pequena África, a Flup tem como temática central neste ano o feminismo negro e a poesia falada.

- Publicidade -

A programação inclui mesas de debates sobre o papel do negro nas artes, a literatura como mobilidade social, as mulheres negras no universo do rap, a diversidade do Continente Africano, o avanço do feminismo negro no Brasil, o ativismo negro, o sexismo, a homofobia, os impactos dos conflitos socioambientais na população negra, entre outros temas.

- Publicidade -

Entre as convidadas, a nigeriana-americana Funmilola Fagbamila, uma das criadoras do movimento Black Lives Matter, a jornalista francesa Audrey Pulvar, uma das principais referências atuais sobre conflitos socio ambientais, a socióloga e professora americana Patricia Hil Collins e a rapper também americana Akua Naru, além das brasileiras Conceição Evaristo, Flávia Oliveira, Ana Paula Lisboa, Cidinha da Silva, Preta Rara e muitas outras e outros.

“Não existe nada mais relevante no Brasil do que o feminismo negro. Vale lembrar que estou falando da cidade que matou Marielle Franco [vereadora negra carioca assassinada em 2018]. Num momento como esse ter mulheres negras protagonizando um festival literário. Acho de uma importância fundamental”, explica um dos fundadores da Flup, Julio Ludemir.

O evento homenageia neste ano o poeta pernambucano Solano Trindade, responsável pelo 1º Congresso Afro-Brasileiro, realizado em 1934, no Recife, e criador da Frente Negra Pernambucana e do Centro Cultural Afro-Brasileiro.

- Advertisement -

Entre as atividades de homenagem, familiares de Solano vão declamar poesias do artista, assim como estudantes do Colégio Pedro II da Unidade Engenho de Dentro. A programação inclui ainda, na noite de sábado (19), a entrega do prêmio Carolina Maria de Jesus às escritoras mineiras Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo. A premiação reconhece o papel de pessoas que transformaram ou tiveram a vida transformada pela literatura.

Uma das marcas da Flup, a batalha mundial de poesia falada, o Rio Poetry Slam, que está na 6ª edição, neste ano contará apenas com participantes mulheres negras, tanto nas batalhas nacionais quanto nas internacionais, com competidoras de 14 países. Durante os cinco dias de encontro, as batalhas de poesia falada acontecem das 14h às 22h. A grande final será no domingo (20), às 20h.

A festa Literária das Periferias foi realizada pela primeira vez em 2011 e já recebeu 700 autores nacionais internacionais. Em edições anteriores, a festa foi realizada em comunidades como em comunidades como o Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia e Vidigal. A programação completa, totalmente gratuita, pode ser conferida pelo site.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Skank apresenta “Os Três Primeiros” no Circo Voador

O projeto ‘Os Três Primeiros – Ao Vivo’, destaca sucessos dos três primeiros álbuns da banda e algumas das músicas mais representativas

Pri Borges bate um papo com o cantor Vitinho no Cariocou

E ainda tem um quiosque na Reserva que tem pratos com nomes inusitados como Top Less.

Pedro II abre inscrições para o Proeja

São 400 vagas para o Ensino Médio Técnico. Inscrição é gratuita

Everglow e 1the9 são entrevistados por Yoo Na Kim

Neste sábado (16), dois programas do TV Clube Coreia serão exibidos pela Rede América e YouTube

Justiça nega liberdade a suspeito de construir prédios na Muzema

Construções desabaram em comunidade da zona oeste do Rio

Projeto obriga operadoras a enviarem mensagens de combate ao abuso sexual

O projeto determina que as mensagens sejam enviadas gratuitamente entre 9h e 18h, de segunda a sexta-feira.

Juiz Marcelo Bretas recebe Medalha Tiradentes e título de Benemérito do estado do Rio

Homenageado, Bretas destacou que o combate à corrupção no país está mudando e agradeceu o recebimento das honrarias.

Horóscopo de sexta-feira 15 de novembro de 2019

Descubra o que os astros lhe reservam para seu dia

Vasco da Gama quer Gérman Cano para o ataque e disputa Alex Teixeira com o Corinthians

Argentino ficará livre no mercado no final do ano

Vivi Guedes chega ao ‘TV Fama’ da RedeTV!

Top model e apresentadora, Júlia Pereira comenta o estilo da influenciadora vivida por Paolla Oliveira no quadro ‘Fama Fashion’

Gabby Moura se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

A cantora, conhecida nacionalmente por ter sido vice-campeã no programa The Voice Brasil, traz um repertório repleto de sucessos do samba e da MPB.

Ariane Lipski busca primeira vitória no UFC

Lutadora entra em ação neste sábado, dia 16, na edição de São Paulo do evento; mudança de adversária a 10 dias do combate não abala confiança

Audiências sobre impeachment de Trump têm início nos Estados Unidos

Trump teria supostamente pedido por uma investigação sobre Biden durante um telefonema com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, em julho.

Linha Amarela receberá 1,3 milhão de veículos no feriadão

Em caso de pane ou acidente, os condutores poderão acionar gratuitamente o socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355

Flamengo x Vasco da Gama empatam em 4 x 4 em jogo eletrizante, veja os gols

Os gols vascaínos foram marcados por Marrony, Yago Pikachu, Marcos Júnior e Ribamar