- Publicidade -

Escola Alemã Corcovado realiza exposição sobre Bauhaus na Casa de Rui Barbosa

A “EXPO BAUHAUS” é composta por cinco obras produzidas por alunas e alunos de 5 a 15 anos de idade da escola

No próximo mês, Escola Alemã Corcovado vai levar um pouco da cultura alemã para a Casa de Rui Barbosa com a “EXPO BAUHAUS”. De 1 a 20 de outubro, os visitantes poderão conferir uma coletânea de trabalhos realizados por alunos da instituição, em comemoração ao centenário da Bauhaus, uma icônica escola de artes alemã, conhecida por influenciar e revolucionar o design, a arquitetura e as artes mundialmente.

Com inspiração na famosa frase “menos é mais”, popularizada por Ludwig Mies van der Rohe, professor da Bauhaus e arquiteto, a “EXPO BAUHAUS” é composta por cinco obras produzidas por alunas e alunos de 5 a 15 anos de idade da escola. As artes são coloridas, interativas, lúdicas e fazem uso de elementos primordiais como formas geométricas e cores primárias e secundárias. Além disso, foram utilizados materiais sustentáveis como caixas de papelão usadas, a fim de incentivar o uso consciente de materiais de reciclagem.

“Levamos para as aulas de Artes Visuais da escola a proposta artística da Bauhaus, bem como seus principais artistas e sua influência na história da arte. A partir de dinâmicas e vivências em sala de aula, os alunos produziram de forma autônoma e criativa uma série de trabalhos inspirados na escola de artes alemã. E o resultado dessas aulas é a EXPO BAUHAUS. Feita 100% pelos alunos, a exposição é alegre, colorida e interativa. Esperamos que os visitantes curtam bastante e se encantem por Bauhaus!”, conta Barbara Lau, coordenadora de artes da Escola Alemã Corcovado.

A exposição é aberta ao público e estará disponível para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Mais sobre a Bauhaus

Considerada uma das maiores e mais importantes expressões do Modernismo, a Bauhaus foi pioneira no ensino de design no mundo, fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, na cidade de Weimar, na Alemanha. A escola de arte vanguardista revolucionou o design moderno ao trabalhar com formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto, desenvolvendo um visual minimalista, encontrado hoje no formato retangular dos celulares, móveis, objetos de decoração, entre outros.

Mais sobre a EXPO BAUHAUS

A EXPO BAUHAUS, realizada sob uma ótica infanto-juvenil, propõe uma vivência artística original, celebra a criatividade e inovação de artistas icônicos da Bauhaus, como Paul Klee, Wassily Kandinsky, Lothar Schreyer, Max Bill e Marianne Brandt.

Exposição Bauhaus na Casa de Rui Barbosa – Crédito: Divulgação
Exposição Bauhaus na Casa de Rui Barbosa – Crédito: Divulgação

As cinco obras que compõem a exposição:

Quadro interativo inspirado em obra de Paul Klee

Produzido pelos alunos da Educação Infantil, esse trabalho tem como inspiração uma das obras icônicas de Paul Klee.  Nessa releitura, o objetivo é criar uma interatividade entre público e obra, onde o visitante poderá brincar com as formas geométricas produzidas.

O “corpo geométrico” inspirado na obra de Lothar Schreyer

Realizado pelos alunos das turmas 1, esse trabalho tem como base o corpo e suas diversas expressões e movimentos. Como referência visual, foi escolhido o artista e cenógrafo alemão Lothar Schreyer, primeiro mestre da oficina de teatro em Bauhaus. Assim como o artista, os alunos utilizaram as figuras geométricas para criar corpos geométricos.

Totens interativos inspirados no designer Max Bill

Ao investigar e observar a predominância e regularidade no uso de cores primárias e secundárias nas obras do designer Max Bill, os alunos das turmas 3 criaram, a partir de seus próprios conhecimentos, diversos trabalhos inspirados nos princípios estilísticos do artista. Para a exposição, os alunos criaram um totem interativo com quatro trabalhos eleitos na turma.

Escultura móvel inspirada na obra de Kandinsky

Usando como referência as pinturas de Wassily Kandinsky (pioneiro do Movimento Abstracionista e professor da Bauhaus), os alunos das turmas 4 produziram, de forma espontânea, uma obra em tamanho grande, trabalhando em um plano de fundo fixo com sólidos geométricos em planos flutuantes, numa alusão aos quadros de Kandinsky.

Objetos funcionais inspirados na obra de alguns artistas influentes da Bauhaus, com destaque para Marianne Brant

O objeto funcional produzido pelos alunos das turmas 5 para essa exposição foi criado a partir do estudo de simplificação da forma e da observação de mobiliários icônicos produzidos na Bauhaus. Vários artistas e suas criações foram apresentados aos alunos, porém a referência maior foi a artista Marianne Brant, designer industrial e fotógrafa, que se tornou diretora de um dos ateliers de criação da Bauhaus no ano de 1928.

Sobre a Escola Alemã Corcovado

Fundada em 1965, a Escola Alemã Corcovado, localizada em Botafogo, proporciona uma formação escolar com base nos mais atuais padrões de ensino, tanto alemães como brasileiros. Em maio de 2017, foi a única instituição fora da Alemanha a receber o principal prêmio escolar alemão (Deutscher Schulpreis). A Corcovado faz parte da rede de 140 escolas alemãs no exterior e é única instituição de ensino do Rio de Janeiro a oferecer o Abitur, diploma de conclusão de Ensino Médio da Alemanha. www.eacorcovado.com.br/

Sobre a Casa de Rui Barbosa

Inaugurado em 13 de agosto de 1930, o Museu Casa de Rui Barbosa é o primeiro museu-casa público do Brasil, e integra a Fundação Casa de Rui Barbosa. Localizada em Botafogo, é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Cidadania, dedicada ao desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino, à preservação da memória nacional e a divulgação e o culto da obra e vida do jurista Rui Barbosa. Integrando o diálogo com o entorno, em consonância com a dedicação do patrono à educação, o Museu abre as portas para uma interessante reflexão dos alunos sobre a relevância das artes e do design em nossas vidas ao longo do tempo – perceptível nos objetos que pertenceram aos interiores da casa da família Rui Barbosa, e que fazem parte do acervo do museu-casa. Aberto à visitação de terça a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 14h às 18h, com entrada gratuita. http://www.casaruibarbosa.gov.br/

Serviço:

EXPO BAUHAUS da Escola Alemã Corcovado

Local: Museu da Casa de Rui Barbosa

Data: de 1 a 20 de outubro

Endereço: Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro

Horários de visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h

ENTRADA GRATUITA

- Publicidade -

Rentcars.com abre programa de estágio com vagas para Curitiba

Primeira edição do programa é exclusiva para estudantes da área de Tecnologia da Informação. Inscrições podem ser feitas até 20 de outubro.

Ticiane Pinheiro volta ao programa Hoje em Dia após licença maternidade

Hoje em Dia é apresentado por Cesar Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.

Agora é Lei: pipódromos são regulamentados

De acordo com a lei, os pipódromos deverão estar localizados em área restrita aos participantes e a uma distância mínima de 1 km de rodovias públicas e de redes elétricas

Festival da Lua Cheia recebe Adriana Calcanhoto no VillageMall

Cantora prepara show acústico para os fãs com setlist de seus maiores sucessos

Oferta de vagas no comércio para o Natal será a maior em seis anos

Espera-se a contratação de 91 mil trabalhadores temporários

Procon-RJ realiza mutirão para renegociação de dívidas

Pessoas com dificuldade de locomoção e idosos também poderão buscar atendimento no Procon Móvel

Viagem com desconto? Entenda como funciona a passagem aérea de estudante

Produto oferece condições especiais e descontos para quem irá estudar ou estagiar no exterior

Resumo da novela Éramos Seis de 21 a 26 de outubro de 2019

Assad anuncia Elias como seu novo sócio, e Júlio reage com despeito

Universal TV estreia a 21ª temporada de Law & Order: Special Victims Unit em novembro

Série, protagonizada por Mariska Hargitay, alcança a posição de produção mais longeva da TV

Nego do Borel renova jardim com árvores caídas das chuvas

Paisagista cria Natureza Viva para área da piscina do cantor

Famosas apostam em cabelos vermelhos para o verão

E se você é daquelas que acredita que o ruivo é a coloração para dias mais frios,...

Até essa terça-feira (15), a CAIXA sorteará R$ 58 milhões em sete concursos

Supremo retoma discussão sobre possíveis candidaturas sem partido

A audiência foi marcada para 9 de dezembro pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do recurso de um postulante a prefeito do Rio de Janeiro

Horóscopo de terça-feira 15 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia 14 de outubro de 2019 e fique por dentro de...

Detonautas Roque Clube assina com a Sony Music

Banda assina contrato ao lado do Presidente da Sony Music Brasil, Paulo Junqueiro

CNCO lança esperado EP “Que Quiénes Somos”

No início deste ano, a CNCO foi nomeada o primeiro artista do VEVO LIFT de 2019, marcando a banda como os primeiros artistas latinos a serem escolhidos para o programa.

Jennifer Lopez lança seu novo single “Baila Conmigo”

Na última sexta-feira (11), a superestrela Jennifer Lopez lançou seu novo single "Baila Conmigo".

Comércio projeta crescimento de 0,30% em outubro

Segundo o IBEVAR, os indicadores de 2019 apontam para uma recuperação da economia e do varejo, mesmo que de forma lenta e gradual

IOUU passa a oferecer crédito para o setor de franquias

Proposta vem para ajudar empreendedores que pensam em expandir seus negócios reformando o espaço, contratando funcionários ou ainda comprando novos equipamentos

8 dicas para aumentar a vida útil do motor do seu carro

O tempo de duração do motor depende do cuidado com o veículo e seu uso adequado.

Pique Novo se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

O grupo é formado por: Liomar (vocal), composição de Cesinha (cavaco), Nego Binho e Binho Percussão (percussão), Kadú Love (banjo), Edson Cigano (pandeiro) e Renato (bateria).

Linha Amarela terá manutenção na iluminação em toda a via

Concessionária prossegue com recuperação de passarela em Del Castilho

O carro desvaloriza pelo tamanho do motor?

A pergunta pode ser respondia com um estudo de depreciação por tamanhos de motores: o motor 1.2 possui menor perda, com 6,45%, já o 1.4 deprecia 11,55%

Tufão Hagibis causa dezenas de mortes no Japão

O governo japonês declarou que o trabalho de busca e socorro de vítimas será mantido sem interrupção.

Padre Marcelo Rossi lança “Maria Passa à Frente”, com participação de Gusttavo Lima

O primeiro single de seu EP, que será lançado esse ano, já está disponível nas plataformas digitais

Perdeu objetos nas estações do MetrôRio durante Rock in Rio? Saiba como recuperar

Clientes podem recuperar seus pertences na estação Carioca, diariamente

Mitos e verdades sobre empréstimos

Empresário do mercado financeiro esclarece dúvidas sobre as modalidades de crédito disponíveis no mercado

Horóscopo de segunda-feira 14 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

Vasco da Gama bate Fortaleza em casa e volta a sonhar com Sul-Americana, veja o gol

Equipe carioca marcou com Yago Pikachu, de pênalti, e subiu na tabela de classificação

Flamengo quebra tabu de 45 anos e vence Athletico Paranaense na Arena da Baixada, veja os gols

Bruno Henrique brilhou, goleiro Diego Alves também teve ótima atuação e saiu sem sofrer gols na partida em Curitiba

70 anos de Fagner são comemorados com o lançamento de 13 álbuns

Sony Music, prosseguindo no incansável projeto de digitalização de seu imenso catálogo

Em A Dona do Pedaço Josiane atira bolos nos clientes e diz a Maria da Paz que nunca se arrependeu

Josiane (Agatha Moreira) joga bolo nos clientes ao ser chamada de boleira, na novela 'A Dona do Pedaço' — Foto: Globo

Fluminense vence o Bahia com grande atuação de Muriel, veja os gols

Goleiro tem grande participação, enquanto Nenê e Daniel marcam para garantir os três pontos

Vou Pro Sereno lança novo projeto de inéditas, “Eu Volto Pra Almoçar”

EP, com seis faixas, é o primeiro trabalho inteiramente inédito do grupo que ganhou fama nacional com o sucesso "Nada Pra Fazer"

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos, diz estudo

Sem as áreas naturais, insetos se proliferam com mais facilidade e migram para as regiões urbanas. Nas últimas três décadas, a presença de doenças transmitidas por mosquitos dobrou no Brasil

Bebê é sexta vítima de acidente na Via Dutra, sentido Rio de Janeiro

O bebê estava com os outros quatro ocupantes do automóvel que trafegava em direção ao Rio de Janeiro

Resumo da novela A Dona do Pedaço de 21 a 26 de outubro de 2019

Um eliminado do concurso denuncia a sabotagem contra Maria da Paz.

Veja a provável escalação do Vasco da Gama contra o Fortaleza

Vanderlei Luxemburgo contará com o retorno do capitão Leandro Castan e do atacante Marrony

A Dona do Pedaço: Régis entra na mira de Yohana

As cenas estão previstas para ir ao ar a partir de segunda-feira, dia 14

Horóscopo de domingo 13 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

Outras Notícias

- Publicidade -