- Publicidade -

Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo chega a sua 29ª edição

Evento receberá apresentações de companhias do Rio de Janeiro e Minas Gerais formadas por cerca de 200 bailarinos. Além dos espetáculos, público poderá participar de atividades formativas com os artistas. A programação é gratuita.

- Publicidade -

A mais longeva e tradicional mostra de dança do estado do Rio de Janeiro, o Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo chega a sua 29ª edição em 2019. O evento, que começa no dia 16/10, se estende por cinco dias com uma programação repleta de destaques regionais e nacionais. Nesse período, passarão pelos palcos do Sesc Nova Friburgo, do Teatro Municipal Laércio Ventura, da Praça Demerval Barbosa Moreira e por escolas públicas cerca de 200 bailarinos provenientes do Rio e Minas Gerais.

Um dos destaques da mostra é a premiada Esther Weitzman Companhia de Dança, do Rio, que em 2019 completou 20 anos. Ela apresenta “As histórias que inventamos sobre nós”, espetáculo concebido para celebrar as duas décadas de vida do grupo. O Grupo Camaleão, de Minas Gerais, apresenta “Verga”, espetáculo de dança contemporânea e urbana que se utiliza da capoeira para discutir questões ligadas à intolerância e as lutas vivenciadas na rua.

- Publicidade -

Tradicional grupo percussivo do Rio – e também bloco carnavalesco –, o Tambores de Olokum realiza um cortejo saindo da Praça Getúlio Vargas e chegando à Praça Demerval Moreira Barbosa. Terá como companhia o Grupo de Dança Camaleão, cuja coreografia será embalada pelos tambores e pela sonoridade que recebe influência do candomblé e dos maracatus de baque virado da cidade do Recife (PE).

O ballet será representado por “O Lago dos Cisnes”, clássico russo de Marius Petipa e Tchaikovsky. Nessa remontagem assinada por Patrícia Salgado, será apresentado fragmento do primeiro ato do original, quando é comemorado o aniversário de 21 anos do príncipe Siegfried. A apresentação é da Cia Dançar a Vida, grupo da Escola Petite Danse, do Rio, uma das maiores Escolas de Dança do Brasil que vem se destacando pelos prêmios conquistados nos maiores festivais de dança do Brasil e Exterior.

O grupo aproveita a oportunidade e apresenta “De tudo se faz canção”, espetáculo de dança contemporânea cuja coreografia faz refletir sobre a tomada de decisões e as mudanças da vida; e “O Circo”, que apresenta a saga de dois rapazes que sonham em trabalhar no circo como palhaços.

A tradicional companhia friburguense Cia Studio 3 Núcleo de Artes e Dança leva para o Encontro o espetáculo “Retrato”. Com texto e coreografia de Isla Gastin, Maria Clara de Andrade e Gabriel Leonard, a obra aborda as percepções, os sentimentos e emoções escondidos atrás das imagens fotográficas, levando o público a refletir sobre seu papel na sociedade. Outras 27 companhias amadoras também terão a oportunidade de se apresentar no palco do Teatro Municipal Laércio Ventura, fazendo do evento uma vitrine para o seu trabalho e um impulsionador na carreira artística.    

VIVÊNCIA COM OS ARTISTA – Além de assistir às apresentações, o público poderá participar de atividades formativas com os profissionais envolvidos no Encontro, seja no Sesc, seja em escolas públicas. Esther Weitzman (fundadora da cia de mesmo nome) conduzirá uma vivência artística sobre dança contemporânea, e a coreógrafa Juliana Nogueira, sobre danças brasileiras. Alyson Venâncio (Cia Dançar a Vida) ensinará os fundamentos do ballet clássico, enquanto o Grupo de Dança Camaleão promoverá uma residência onde serão trabalhados exercícios técnicos de dança e de condicionamento físico, culminando em uma posterior apresentação ao público.

O 29º Encontro Sesc de Dança é uma realização do Sesc RJ, por meio de sua unidade Nova Friburgo, com corealização da Prefeitura Municipal e apoio do Sincomércio e da Unimed.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Reforços do Vasco da Gama: Matheusinho e Moisés negociam com o clube

Abel Braga é aguardado na segunda-feira para sacramentar a negociação

Ministério libera R$ 152 milhões para ajuda emergencial à saúde do Rio

O acordo foi assinado pelo ministro interino da Saúde, João Gabbardo, e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, no Palácio da Cidade

União estuda repasse para o Rio por unidades de saúde municipalizadas

O governo federal reconhece que ainda tem parte da dívida, mas equipes da pasta e do município estão analisando o valor que a União deve repassar ao longo do próximo ano.

Valdir Espinosa é apresentado como novo gerente de futebol do Botafogo

O novo gerente técnico prometeu muito trabalho e luta por um clube forte.

Horóscopo de domingo 15 de dezembro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia 15...

‘Carlinhos e Carlão’, com Luis Lobianco, tem pré no Festival do Rio

As sessões estão agendadas para 16 de dezembro (segunda-feira), no Cine Odeon NET Claro, e 17 (terça), no Cine Roxy e no Reserva Cultural de Niterói

Record TV apresenta a Retrospectiva dos Famosos

Marcos Mion e Mariana Weickert comandam a atração

Al Hilal vence e avança à semifinal contra o Flamengo no Mundial de Clubes

Atacante Gomis marcou o gol do jogo aos 27 minutos do segundo tempo

Horóscopo de sábado 14 de dezembro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia 14 de dezembro de 2019 e fique por dentro de tudo...

Vanderlei Luxemburgo não é mais o técnico do Vasco da Gama

Em breve, o Club de Regatas Vasco da Gama irá anunciar o nome do novo técnico.