- Publicidade -

Como escolher a instituição de ensino ideal para a educação dos filhos

Especialistas ressaltam pontos que devem ser considerados na hora de decidir onde matricular os pequenos

- Publicidade -

A formação escolar é, sem dúvida, uma das maiores preocupações de pais e responsáveis quando se trata do futuro dos seus pequenos. Além dos valores que os guiarão, com quem irão se relacionar e como vão interagir em sala de aula são pontos que, na hora de buscar uma instituição de ensino, devem ser muito bem analisados para estar alinhados com as expectativas de seus responsáveis.

Encontrar a escola ideal pode levar algum tempo, já que a decisão vai envolver aspectos emocionais e de identificação com a proposta. O diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School, Peter Visser, sugere que a pesquisa seja feita com a máxima antecedência. Além disso é preciso considerar pelo menos três opções, tendo em vista possíveis dificuldades com a matrícula. O tempo de procura e dedicação a esse processo deve ser de um ano, uma vez que algumas escolas têm uma procura acima do número de vagas que oferece. Outros pontos são relevantes e merecem atenção especial durante as visitas.

- Publicidade -

Metodologia

O aspecto pedagógico deve ser o principal fator a ser considerado na hora de matricular os filhos. “É importante investigar como é a metodologia e quais são os valores da instituição. As escolas precisam ter o foco em estimular a investigação das crianças, fazer com que despertem a curiosidade e a paixão por aprender. Para isso, a escola tem que permitir que o aluno faça descobertas, não tenha medo de arriscar uma resposta, aprenda com o erro, tenha autonomia e assuma responsabilidades”, ressalta Visser.

A prática pedagógica deve, acima de tudo, estar alinhada com a proposta de educação da família, assim como ser o principal foco de atenção nessa etapa da escolha. Outros fatores, como a localização, proximidade com o lar e a carga horária oferecida também podem influenciar na escolha.

Espaço físico

A oferta de espaços multidisciplinares, como uma quadra poliesportiva, laboratórios, áreas externas e internas de lazer é também um aspecto a ser considerado. Vale ficar atento à organização, bem como se as salas de aula e espaços comuns. O número de alunos por sala de aula também merece atenção.

É importante ressaltar que, embora a criança até possa acompanhar os pais durante as visitas, quanto menor a idade, menos capaz será de discernir pontos relevantes a serem identificados. “Eles estarão apenas buscando algo que, aparentemente, traga diversão e conforto e estes não devem ser o foco de uma escolha tão vital na sua vida”, pontua Visser. Portanto, o lembrete: a decisão deve ser tomada, única e exclusivamente, pelos pais ou responsáveis.

Equipe

Atenção especial aos profissionais que estarão diretamente em contato com os alunos. Formação e experiência da equipe, além da periodicidade da participação em atualizações e treinamentos devem ser considerados. “O programa de formação e atualização contínua dos professores, assistentes e especialistas deve ser conhecido pelas famílias e estar dentro das diretrizes do MEC”, ressalta o diretor da Maple Bear. Vale lembrar que, quando se trata de escolas com ensino de inglês, há desde as escolas internacionais, que seguem o currículo de seu País de origem e possuem certificações válidas em todo o mundo, até as bilíngues, que precisam estar adequadas às normativas brasileiras, mas ensinam em dois idiomas, desenvolvendo a fluência dos alunos nesta nova língua.

Referências

Uma outra dica é buscar referências com pessoas próximas, que têm os mesmos valores e princípios que a família. “Naturalmente, os pais de alunos já matriculados podem dar uma perspectiva interessante na hora de procurar uma nova escola, afinal, compartilham do mesmo interesse de proporcionar aos filhos a melhor educação possível”, lembra o Visser.

Extras

Para os especialistas, datas comemorativas, cursos extra curriculares e conquistas dos alunos e ex-alunos devem ser considerados na escolha, já que contam a história da instituição escolar e dão credibilidade ao trabalho desenvolvido. “Para algumas famílias, atividades extra curriculares complementares também podem fazer a diferença, em vista da rotina familiar e expectativas de desenvolvimento das habilidades da criança”, pontua Visser.

Transparência

Vale frisar que a visita inicial, que deve ser sempre agendada, deve ser o máximo transparente possível, com todos os aspectos pedagógicos devidamente explicados e os espaços acessados pela família. Dúvidas devem ser esclarecidas e retornos com pendências podem ser dados pela escola no prazo combinado.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Horóscopo de terça-feira 21 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Flamengo e Real Madrid anunciam transferência de Reinier

Jogador se apresenta após disputa do Pré-Olímpico

Prefeitura do Rio rescinde contrato com a Viva Rio

Organização Social tem 5 mil funcionários e atua na gestão de unidades de saúde em várias comunidades

Horóscopo de segunda-feira 20 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Vasco da Gama empata com o Bangu na estreia do Carioca

Gérman Cano também estreou pelo clube de São Januário

Flamengo e Macaé empatam no Maraca

Na próxima rodada, o rubro-negro terá o clássico contra o Vasco da Gama

Botafogo perde para o Volta Redonda na estreia do Carioca

O Esquadrão de Aço lidera o Grupo B com três pontos, ao lado do Madureira

Horóscopo de domingo 19 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

BBB20: Conheça os participantes do Big Brother Brasil

São duas turmas, de várias tribos. Pessoas diversas, mas com o mesmo objetivo: viver todas as experiências que o BBB 20 pode proporcionar.

Flamengo e Botafogo estreiam no Carioca 2020 neste sábado

Após temporada mágica em 2019, Mengão estreia no Carioca contra o Macaé; bola também rola no Pará e em Pernambuco

Governo disponibiliza óculos de grau por R$ 60 para população de baixa renda

Programa Ótica Cidadã visa reduzir a evasão escolar por problemas de visão; beneficiários do Bolsa Família e desempregados também podem adquirir o item

MetrôRio realiza operação especial para shows de Elza Soares e Melin na Praia de Ipanema

Estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz terão reforço nos efetivos. Também haverá esquema especial para a primeira rodada do campeonato estadual

Governo do Rio quer conceder Cedae à iniciativa privada ainda este ano

Forma de concessão ainda tem de ser aprovada pela Câmara Metropolitana