Bebê é sexta vítima de acidente na Via Dutra, sentido Rio de Janeiro

O bebê estava com os outros quatro ocupantes do automóvel que trafegava em direção ao Rio de Janeiro

Agora é Lei: pipódromos são regulamentados

De acordo com a lei, os pipódromos deverão estar localizados em área restrita aos participantes e a uma distância mínima de 1 km de rodovias públicas e de redes elétricas

Universal TV estreia a 21ª temporada de Law & Order: Special Victims Unit em novembro

Série, protagonizada por Mariska Hargitay, alcança a posição de produção mais longeva da TV
- Publicidade -

Conheça 4 danos que promovem perda de proteínas no cabelo e enfraquecem os fios

Envelhecimento capilar é um termo recente, mas que elucida um processo resultante de diversos danos aos quais o cabelo é submetido. Até o ato de pentear o cabelo já provoca estresse mecânico, segundo a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Dra. Claudia Marçal, de Campinas.

“Todos esses danos conectam-se ao envelhecimento intrínseco ou natural dos fios e contribuem para que o cabelo fique quebradiço, com diâmetro do fio menor, menos denso e espesso, além de: sem brilho, mais fraco, áspero e desidratado”, alerta a dermatologista.

Alguns desses prejuízos são diários. “Os agentes externos danosos são agressivos e convertem os aminoácidos presentes no cabelo em seus respectivos derivados, resultando em uma significativa perda proteica”, destaca. “Se, com frequência, efetuarmos secagens, processos químicos, estilização e exposição ao sol, os danos causados não poderão ser reparados naturalmente”, esclarece.

Coloração e descoloração — Os processos químicos de coloração e descoloração são os tipos mais comuns de danos. A dermatologista argumenta que quando a paciente pinta o cabelo, há uma perda proteica causada pela oxidação de aminoácidos no fio. “Essa diminuição dos níveis de queratina leva a uma redução da força capilar, além da remoção de pigmentos naturais”, comenta. “Nos processos de coloração permanentes e semipermanentes, ocorre a abertura das escamas da fibra capilar pela ação de amônia e monoetanolamina”, explica. Segundo ela, os pigmentos iniciam o processo de oxidação na presença da água oxigenada, sendo direcionados ao interior do córtex capilar.

Até o ato de pentear o cabelo já provoca estresse mecânico, segundo a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Dra. Claudia Marçal
Até o ato de pentear o cabelo já provoca estresse mecânico, segundo a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Dra. Claudia Marçal

“Quimicamente, o processo de tintura provoca a quebra das pontes de Hidrogênio e Salinas, isso vai resultar na perda de água e acentuar o comprometimento da resistência, maciez e brilho dos fios”, comenta. O processo de descoloração, no entanto, é o mais agressivo. “A descoloração capilar com uso de Persulfatos (sódio, amônio e potássio) destrói totalmente as ligações de hidrogênio, grande parte das ligações salinas e parcialmente as ligações cisteínicas, resultando em um cabelo extremamente desidratado e fraco. Em processos de descoloração, o tempo e a concentração em volume da água oxigenada são fundamentais para determinar o nível de descoloração e agressão aos fios de cabelo: quanto maior, pior o dano”, alerta.

Escova e pente — O ato de passar a escova nos cabelos, quando não são usados produtos ideais, pode comprometer os fios e causar um dano mecânico. “Pentes de borracha alteram o ponto isoelétrico do cabelo, o que leva a um desgaste da cutícula (parte externa do fio) e consequente exposição do córtex (parte intermediária do fio)”, comenta.

Chapinha e secador — A chapinha e o secador podem ser usados todos os dias, desde que você use um produto termoativo antes de submeter os fios ao aquecimento. Há um risco de dano térmico, como explica a médica: “A exposição da fibra capilar a altas temperaturas leva ao comprometimento da estrutura, o que pode corromper a harmonia da estrutura, além de perda de água. O segredo está em usar defrizantes com proteção térmica e protetores especiais para escovação.”

Sol, cloro e água do mar — Ao ficar muito tempo em exposição solar, os fios passam por um processo oxidativo devido a ação dos raios UV. “A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar a oxidação da melanina através de radicais livres e o comprometimento da queratina. Os danos vão de descoloração do cabelo à redução da força dos fios e perda de brilho”, explica. Todas as vezes que o cabelo, que já tem um dano estrutural ou mesmo o cabelo virgem, é submetido à exposição do mar, por conta do sal e iodo, ou mesmo à areia, cloro, vento e sol, há um dano à estrutura da cutícula, à ceramida do fio, explica a médica. “Se essa exposição é frequente, há uma alteração na quantidade de proteínas presentes na haste, muda a coloração presente no cabelo, e há um processo de desproteinização do fio, que sofre com a miniaturização e com isso há as fraturas e microfraturas da haste capilar”, afirma.

Como reverter os danos

Para reestruturar os fios, a farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos explica que é necessária uma alimentação rica em oligoelementos como Zinco, Ferro, Cálcio e Manganês, além da suplementação via oral com silício orgânico biosponível Exsynutriment, Biotina, Cisteína, Cistina e Bio Arct e também investir em reparação tópica com ativos ricos em proteínas que o cabelo perdeu. Ingredientes como ReparAge, Bio-Restore, Capillisil e Arct Alg são indicados para repor aminoácidos, restaurar a fibra capilar e nutrir o couro cabeludo.
Conheça alguns produtos indicados para tratar o cabelo:

Capellux (Cosmedical) – O equipamento de fototerapia capilar, em formato de boné, conta com 198 diodos de LEDs, com emissão de luz vermelha, que fornece energia para as células o que colabora diretamente para a nutrição e saúde dos folículos, estimulando o crescimento dos fios. Os resultados, no geral, são visíveis em três meses, porém isso pode variar de acordo com a resposta de cada paciente. Com mais energia e nutrientes, as células capilares operam em condições otimizadas no desempenho de suas funções, o que promove um aumento da quantidade e volume dos fios, que também ficam mais grossos.

Capellux i9 (Cosmedical) – O capacete traz a mesma técnica de fototerapia capilar do Capellux, mas com o maior número de diodos de LEDs do mercado mundial (204 ao todo). O capacete emite a luz vermelha através de novos diodos em formato especial: espículas alongadas, feitas de um material apropriado para conduzir a luz até o couro cabeludo, passando pelos cabelos, sem perder energia. Desta forma, a luz é entregue diretamente no couro cabeludo garantindo a dose certa de luz em todas as regiões irradiadas, de modo confortável e sem aquecimento da pele. Isso garante entrega da tecnologia em todos os tipos de cabelo, até os longos.

Cap Tonic (Buona Vita) – O produto proporciona crescimento de fios mais densos, fortes e nutridos, ao trazer rica formulação com dosagem específica para dar continuidade no tratamento home care. Com Nano T-Growth Hair, uma associação poderosa, que traz vitaminas do complexo B (incluindo a niacina, ácido pantotênico e biotina), o produto melhora a proliferação celular e síntese de queratina e fornece aminoácidos que conferem resistência, brilho e hidratação capilar

Shampoo Jaborandi (Biozenthi) – O produto é indicado para cabelos normais e fortalece os fios, auxilia do crescimento e melhora a microcirculação capilar, o que proporciona fios mais fortes, com menos queda.

Loção SOS Antiqueda (Pharmapele) – A loção da linha SOS Antiqueda é formulada com os fatores de crescimento bFGF, IGF e VEGF, que, através da nanotecnologia, nutrem intensamente a raiz capilar, tornando os fios mais fortes e resistentes e acelerando seu crescimento. Sobre o modo de uso, Lariza explica que o produto é de uso diário, sem enxágue e deve ser aplicado à noite sobre o couro cabeludo limpo e seco com movimentos circulares de massagem para ativar a microcirculação da região.

Fonte: DRA. CLAUDIA MARÇAL – É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP

- Publicidade -

Mais Notícias

Confira a provável escalação do Fluminense contra o Flamengo

Marcão quer Tricolor com mente forte contra o rival carioca

Confira a provável escalação do Botafogo contra o CSA

Clube faz promoção para mulheres para atrair mais público jogando em casa

Confira a provável escalação do Flamengo contra o Fluminense

Rodrigo Caio descarta favoritismo rubro negro e critica o calendário do futebol brasileiro

Confira as prováveis escalações de Internacional e Vasco da Gama

Gigante da colina começa a pensar em vaga na Libertadores, mas o Internacional que retomar a boa fase

Incêndio na Quatro por Quatro feriu três Bombeiros e matrou outros três

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas, de acordo com a assessoria da corporação

Incêndio na Quatro por Quatro deixa três bombeiros mortos

Roberto Robadey, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, informou que outros três bombeiros ficaram feridos e foram socorridos.

Mario Frias e as modelos Maura Maurer e Flávia Barros participam do ‘Mega Senha’

Maura e Flávia são duas das influenciadoras que comandam o ‘Espelho Meu’, canal do YouTube que reúne semanalmente tendências de moda

MetrôRio terá funcionamento especial para o Fla x Flu neste domingo, no Maracanã

Trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4 e haverá reforço de efetivo nas estações

Lamsa inicia última etapa das obras de passarela interditada em Del Castilho

Concessionária estima liberação do acesso a pedestres até a próxima terça-feira

Horóscopo de sábado 19 de outubro de 2019

Veja o que está reservado para o seu signo

Saiba como fazer o carro valer até R$ 5 mil a mais na hora da venda

Na hora de vender o carro, algumas dicas são úteis para valorizá-lo

Confira os benefícios e riscos dos suplementos alimentares

Nutricionista fala sobre os suplementos alimentares e dá dicas importantes sobre sua utilização.

Julianne Trevisol e Márcio Kieling estreiam peça no Rio

Eles estão no espetáculo Ao Anoitecer, que estreia neste sábado, dia 19, na Fundição Progresso

Lucas Lucco lança DVD em formato de álbum com 6 músicas inéditas

Pertencente ao projeto "De Bar em Bar", gravado em Goiânia, as composições estão disponíveis nas plataformas de streaming

IGP-M acumula inflação de 3,33% em 12 meses

Os dados são da Fundação Getulio Vargas

Governo libera recursos para universidades federais

Segundo o Ministro da Educação, o contingenciamento não chegou a prejudicar nenhuma das ações da pasta

Saída de Joice da liderança do governo no Congresso mostra que PSL “não tem identidade partidária”, avalia cientista político

Para Eduardo Grinn, a mudança é consequência dos problemas estruturais do partido do presidente Jair Bolsonaro

Servidores do Degase anunciam possível paralisação

A informação foi divulgada durante audiência pública da Comissão de Servidores Públicos da Alerj

Danton Mello participa do filme “Um Tio Quase Perfeito 2”

O ator vive Beto, um forte candidato a roubar o coração dos sobrinhos do Tio Tony (Marcus Majella)

Ludmilla encara “maluquices” de Rodrigo Faro

Cantora gravou um quadro do Hora do Faro de domingo

Fãs de BTS suspeitam de fraude no “Meus Prêmios Nick”

Os fãs dos astros do K-POP BTS estão muito insatisfeitos com o resultado do prêmio de Fandom...

Júlia Pereira entrevista Maísa e Sophia Abrahão no SPWF

Apresentadora revela curiosidades de famosos em quadro do TV Fama

Carla Perez participa de ‘challenge’ de lingerie e posta foto em apoio ao Outubro Rosa

A postagem da cantora faz parte do "Desafio Rosa", um challenge na web

O Globo realiza Gin Garden no CasaShopping

Promovido pela revista Ela, o evento reúne exposição de marcas do destilado, drinks especiais, apresentações, roteiro de gim nos restaurantes do shopping, pockets shows e mais, de 18 a 20 de outubro

The Gift Box Editora confirma participação na LER – 3º Salão Carioca do Livro

Evento acontece de 20 a 24 de novembro, na Biblioteca Parque Estadual.

Horóscopo de sexta-feira 18 de outubro de 2019

Saiba tudo o que os astros reservam para você

Novas temporadas da franquia Chicago chegam em novembro no Universal TV

As séries mostrarão como os protagonistas vão lidar com os traumas e perdas, frente a novos desafios, responsabilidades e suspeitas

Índice de roubos de cargas dos correios reduz 40% no Rio este ano

Apesar disso, as restrições de entrega domiciliar crescem no Estado e afetam o desenvolvimento do e-commerce

335 homenageia suas referências em show no Smoke Lounge

Banda de Niterói apresentará repertório do Pearl Jam em noite que contará ainda com tributo a David Bowie

Ministério da Justiça mantém Força Nacional no combate ao desmatamento na Amazônia

A permanência dos militares será de 20 de outubro até 16 de abril de 2020 nas unidades de conservação federais

Mara Maravilha diz ser a Anitta de sua época

De volta ao programa ‘Fofocalizando' depois de quase um ano afastada, Mara faz um balanço dos 30 anos de trajetória na TV

Última temporada de Killjoys chega ao SYFY

Killjoys conta a história de caçadores de recompensas e aventuras interplanetárias com muita ação, romance e drama.

Bake Off Brasil – Mão na Massa terá dupla eliminação

O primeiro desafio será um bolo de peixe. São dois bolos esculpidos, um representa o peixe Tucunaré e o outro o peixe Cachara

ENEM: Cartões com os locais de prova já estão disponíveis

No total, mais de 5 milhões de pessoas farão o exame neste ano

De véspera, ministros do STF defendem prisão em 2ª instância

Tema será julgado na sessão do Supremo desta quinta-feira

Horóscopo de quinta-feira 17 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

Relatório final da CPI do Feminicídio recebe 106 recomendações

Na próxima semana os deputados da comissão vão se reunir para votar o parecer prévio do documento

Júlia Pereira e Amilcare Neto curtem lua de mel em lugares paradisíacos do continente Africano

Casal vivenciou momentos incríveis em destinos que nenhum dos dois conheciam

Bom Sucesso: Nana descobre que está grávida

Quem encontra o teste é Paloma (Grazi Massafera).

CET Rio realiza interdição do Túnel Rebouças

A companhia vai realizar manutenção no acesso

Onze20, Filipe Ret, 3030, PK e L7nnon se apresentam na Cidade das Artes

Viva Festival vai reunir os maiores nomes do reggae, rap, funk e eletrônico

Casa da Virgem Maria recebe visitantes durante o Natal na Turquia

Quem visitar Izmir, a "Pérola do Egeu", no oeste da Turquia, também poderá apreciar a culinária de Éfeso

Rio de Janeiro tem eventos em homenagem aos 90 anos de Fernanda Montenegro

No Teatro Ipanema, a peça “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, será apresentada em forma de leitura dramatizada pelos alunos da CAL

Surtada: Tati Zaqui alcança 3º lugar no TOP 50 do Spotify

Música com Dadá Boladão e OIK vira hit em todo país

Outras Notícias

- Publicidade -