- Publicidade -

Vistoria apreende mais de 200 kg de alimentos no supermercado Superprix da Tijuca

- Publicidade -

O supermercado SuperPrix, na Tijuca, Zona Norte do Rio, foi interditado nesta quarta-feira (03/07) pela Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em conjunto com a Vigilância Sanitária do município do Rio. Foram confiscados 220 kg de alimentos impróprias para consumo. Segundo a presidente da comissão, deputada Lucinha (PSDB), será enviado um relatório para o Ministério Público do Rio pontuando as irregularidades encontradas.

Produtos com prazo de validade vencida, alimentos mal armazenados, frigorífico em temperatura irregular e caixa d’água com lodo foram alguns dos problemas encontrados pela comissão durante a vistoria. “Vimos de perto que a população tem o direito de reclamar. O depósito estava imundo, com alimentos em locais impróprios e água de esgoto no chão com engradados em cima. O cliente está pagando caro por um produto que ainda vai fazer mal para a saúde dele”, alertou Lucinha. A deputada ainda garantiu que daqui a seis meses a comissão vai voltar para verificar as condições do mercado.

- Publicidade -

De acordo com a médica da Vigilância Sanitária, Fátima Dias, o supermercado terá que se adequar aos padrões exigidos pelo órgão para ser reaberto. “A unidade terá que cumprir com o termo de intimação e só depois da nossa autorização, após checar se os itens foram cumpridos, o local poderá ser reaberto. Além disso, eles terão que pagar uma multa, em torno de R$ 2 mil, para cada irregularidade encontrada. Caso o mercado volte a funcionar antes da liberação da vigilância sanitária, a empresa é multada novamente”, explicou a técnica.

Em defesa do consumidor

A vistoria foi realizada a pedido do deputado Alexandre Knoploch (PSL) após receber denúncias sobre o estabelecimento. “Fui procurado por moradores da tijuca que nos alertaram sobre essas irregularidades. Por mais que a gente entenda a necessidade do empresário de manter o estabelecimento funcionando não podemos permitir que o consumidor seja lesado. Estamos aqui para defender a população”, afirmou Knoploch.

A saúde do consumidor também preocupou a equipe da Vigilância Sanitária. “Além do acondicionamento e da rotulagem inadequada, verificamos que estava sendo feita a manipulação de alimentos em locais onde isso não deveria existir, o que propicia a proliferação cruzada de bactéria e pode ocasionar danos graves à saúde”, alertou Fátima.

Moradora da Tijuca e cliente do supermercado, Rosana Márcia Lima, de 57 anos, disse ter ficado surpresa com a quantidade de produtos impróprios para consumo encontrados na unidade. ”Venho com frequência ao SuperPrix e confiava no mercado. Esperava que os produtos estivessem sempre dentro do prazo de validade, por isso acabava não conferindo as datas de vencimento de tudo, mas já percebi que isso será necessário. Não deveria nem haver necessidade dessas autuações, mas já que o mercado não tem essa responsabilidade com o consumidor é importante que a fiscalização seja feita. Espero que o mercado aprenda e não coloque novamente a saúde de nós clientes em risco”, desabafou. .

O deputado Giovane Ratinho (PTC) também reforçou que a comissão vai intensificar as fiscalizações. “É uma covardia o que eles fazem com os clientes. Por isso, convido a população a procurar a comissão e fazer as suas denúncias. Estamos aqui para ser a voz dos consumidores. A nossa ideia é ampliar a fiscalização em todas as regiões do estado”, concluiu o parlamentar

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Ivete Sangalo lança novo EP e videoclipe

Anunciando o que está por vir, o EP abre com a faixa-título, “O Mundo Vai”

Wesley Safadão muda o visual para nova show

Cantor aposta no "Buzz Cut", estilo de cabelo totalmente diferente do início da carreira

Aline Riscado estrela novo clipe de dupla sertaneja

Os donos do sucesso “Golzinho Quadrado”, Júnior e Cézar gravaram em Maringá com a musa do verão

Fitoterapia cresce 662% e é alternativa para transtornos de ansiedade e outras doenças

Professor da USP fala sobre os benefícios das plantas medicinais

Horóscopo de sábado 25 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Junior Cigano volta ao octógono no UFC Raleigh

Brasileiros Rafael dos Anjos, Felipe ‘Cabocão’ e Herbert Burns também participam do evento

Defesa Civil do Rio de Janeiro acompanha evolução de ciclone

No decorrer do dia até a noite de sexta-feira (24), podem ocorrer pancadas de chuva moderadas a ocasionalmente fortes

Reforços do Vasco da Gama: Rejeição da torcida trava acerto com Jucilei

O diretor de futebol do Vasco da Gama, Andre Mazzuco, concedeu entrevista à rádio Tupi e negou que o negócio esteja fechado

Reforços do Botafogo: Clube tenta a contratação do japonês Honda e contrata equatoriano

Independente da chegada de Honda, o clube já ganhou mais um reforço: Gabriel Cortez, meia equatoriano de 24 anos

Confira o calendário de vistoria para ônibus, táxis, vans, ‘cabritinhos’, fretamento e veículos de transporte escolar

Na data e hora agendadas para a vistoria, os veículos e as documentações solicitadas deverão ser entregues no posto

Amigos da Onça recebe Mc Rebecca e Gabily no “Ensaios de Veraww”

Evento acontece todas as terças até o Carnaval e arrasta foliões para o HUB RJ, no Centro

Mallu Magalhães lança novo álbum em 2020

O último trabalho de Mallu foi “Vem”, lançado em 2017

Reforços do Vasco da Gama: Clube está próximo de contratar Gustavo Carvajal, do América de Cali

O presidente do América de Cali, da Colômbia declarou a uma rádio local que o clube está negocia dois jogadores com o futebol brasileiro

Jota Quest e Fernanda Abreu fazem shows em Rio das Ostras

Artistas e esportista Luiz Negão se apresentam na Praia de Costazul, ao lado do Emissário Submarino