- Publicidade -

Ursula Leyen busca votos para a presidência da Comissão Europeia

- Publicidade -

A alemã Ursula Von der Leyen, indicada dos governos dos países-membros da União Europeia a presidente do Executivo do bloco, buscará o apoio do Parlamento da UE hoje (3) na esperança de conseguir a confirmação de que precisará dentro de duas semanas.

Em um acordo firmado pelos 28 governos da UE na terça-feira (2), depois de negociações longas e tensas, Von der Leyen, aliada próxima da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, deve substituir Jean-Claude Juncker como presidente da Comissão Europeia, o Executivo da UE, enquanto a francesa Christine Lagarde chefiará o Banco Central Europeu.

- Publicidade -

Os líderes torcem para que a decisão de colocar duas mulheres em organismos decisórios da UE pela primeira vez envie uma mensagem positiva e conserte o estrago causado por uma cúpula tão turbulenta.

A discórdia ecoou um abalo mais amplo no centro político do bloco que ficou evidente nas eleições de maio do Parlamento Europeu, que resultou em uma assembleia mais fragmentada com mais contingentes de extrema-direita e extrema-esquerda.

A visita de Von der Leyen a Estrasburgo coincidiu com a eleição do presidente do Parlamento Europeu, que foi vencida pelo socialista italiano David Sassoli.

Von der Leyen precisa ser confirmada no novo cargo por uma maioria absoluta entre os 751 parlamentares da UE.

No papel, ela deve ser capaz de conseguir estes votos com tranquilidade, mas pode enfrentar resistência em uma assembleia contrariada pelo fato de os líderes da UE terem ignorado os candidatos mais bem colocados dos principais blocos parlamentares nas negociatas pelos principais postos.

Os agrupamentos socialista e verde ficaram particularmente frustrados.

“Essa costura de bastidores depois de dias de conversas é grotesca, não satisfaz a ninguém além dos jogos de poder partidários”, disse Ska Keller, líder dos Verdes que também disputa a presidência da câmara.

A espanhola Iratxe Garcia, líder socialista da assembleia, classificou o acordo como “profundamente decepcionante”.

Os grupos ficaram revoltados sobretudo com a rejeição dos líderes do leste europeu ao socialista Frans Timmermans como chefe da Comissão, uma manobra que viram como uma retaliação devida às acusações de violações de direitos humanos que Timmermans fez contra Hungria e Polônia.

Mas Von der Leyen pode contar com o apoio dos principais grupos liberais e de centro-direita da assembleia. Outro grupo conservador, liderado pelo partido governista polonês PiS, também parece inclinado a apoiá-la.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Horóscopo de domingo 19 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

BBB20: Conheça os participantes do Big Brother Brasil

São duas turmas, de várias tribos. Pessoas diversas, mas com o mesmo objetivo: viver todas as experiências que o BBB 20 pode proporcionar.

Flamengo e Botafogo estreiam no Carioca 2020 neste sábado

Após temporada mágica em 2019, Mengão estreia no Carioca contra o Macaé; bola também rola no Pará e em Pernambuco

Governo disponibiliza óculos de grau por R$ 60 para população de baixa renda

Programa Ótica Cidadã visa reduzir a evasão escolar por problemas de visão; beneficiários do Bolsa Família e desempregados também podem adquirir o item

MetrôRio realiza operação especial para shows de Elza Soares e Melin na Praia de Ipanema

Estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz terão reforço nos efetivos. Também haverá esquema especial para a primeira rodada do campeonato estadual

Governo do Rio quer conceder Cedae à iniciativa privada ainda este ano

Forma de concessão ainda tem de ser aprovada pela Câmara Metropolitana

Cedae recebe equipamento para aplicar carvão ativado na água

Pelo tamanho do equipamento, o transporte precisa ser feito durante a noite. Mais dois caminhões devem chegar ainda neste fim de semana à estação da Cedae.

Linha Amarela receberá 1,3 milhão de veículos no feriado de São Sebastião

Em caso de pane ou acidente, os condutores poderão acionar gratuitamente o socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355

Horóscopo de sábado 18 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Bom Sucesso: Alberto imagina amigos e familiares como personagens literários

Em sua mente, Paloma (Grazi Massafera) é a protagonista de 'Alice no País das Maravilhas'

Após reproduzir propaganda nazista em discurso, governo demite secretário da Cultura

Roberto Alvim fez um vídeo citando fala de ministro de Hitler e gerou indignação; mais cedo, presidente da Câmara pediu demissão imediata do membro do governo federal

Inspire-se no penteado das famosas para enfrentar o verão

A especialista Sonia Nesi ensina o que vai fazer a sua cabeça na estação mais quente do ano

Ivete Sangalo anuncia o Camarote da Veveta

O lançamento será no Carnaval de Salvador 2020 e será voltado a parceiros e convidados