quinta-feira, fevereiro 20, 2020
34.3 C
Rio de Janeiro
Início Imóveis Além das férias: Como é morar no Rio de Janeiro?
- Publicidade -

Além das férias: Como é morar no Rio de Janeiro?

Mais Lidas

Linha Amarela receberá 2 milhões de veículos no carnaval

Lamsa monta plano de operação especial para facilitar a fluidez de trânsito

Flamengo é campeão da Supercopa do Brasil 2020

Equipe carioca derrota Athletico-PR por 3 a 0
- Advertisement -

Quem passa uma temporada de férias no Rio de Janeiro se encanta com a infraestrutura da cidade e as várias opções de lazer. Afinal, estamos falando de um município que não economiza em natureza exuberante, com belas praias e cachoeiras.

O destino favorito de turistas também gera em alguns a vontade de vivenciar o cotidiano dos cariocas de maneira mais intimista e definitiva. Saiba como é morar na Cidade Maravilhosa.

- Publicidade -

Clima e paisagem que geram inspiração

Publicidade

Compositores, escritores e poetas veem no Rio todos os encantos que rendem boas rimas e melodia. Ao longo de sua existência, a cidade foi mencionada nos versos de Noel Rosa, Vinícius de Moraes, Tim Maia, Manuel Bandeira e outros artistas.

Urbano misturado à natureza

Morar no Rio de Janeiro significa, além de estar mais próximo ao Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo, presenciar a exuberância da Serra do Mar com a vista incrível da imensidão do Oceano Atlântico.

Tudo isso aliado à infraestrutura de uma grande metrópole, com seus prédios altos, avenidas movimentadas, centros comerciais e atividades culturais variadas. 

Clima de calor

Se você gosta de temperaturas altas o ano inteiro, esse é o melhor destino para fazer morada. Não é à toa que o apelido “Rio 40 graus” é tão famoso. A brisa que se espalha da faixa litorânea favorece um clima agradável de frescor. 

Praias belíssimas

Ir para o trabalho ou para casa caminhando pela orla é o desejo de muita gente. Do Leme ao Pontal,  o escritório do carioca está aberto 24h para  mandar o estresse pra bem longe. O que é turismo para muitos, pode ser seu quintal.

Existem praias para todos os estilos. Além das conhecidas Copacabana e Ipanema, as mais isoladas, como Joatinga, possuem uma geografia ímpar. Para os mais naturalistas, a Abricó promove uma experiência de nudismo para compor o cenário rústico do local. 

Ensino de qualidade

Se o objetivo é ficar pra sempre na cidade, você não deve se preocupar apenas com o lazer e paisagem. O Rio de Janeiro possui escolas de educação básica de renome, como o Colégio Pedro II, cujo ensino não deixa a desejar em qualidade e infraestrutura.

Além dele, os Institutos Federais também são requisitados pela qualidade do ensino. Universidades renomadas, como a UFRJ e UFF oferecem uma lista variada de cursos superiores e pós-graduação em diversas áreas.

Receptividade

A cidade tem uma dinâmica própria. Aos poucos, você vai entendendo como as pessoas vivem, se locomovem e se relacionam com cada ambiente. Os cariocas são bem receptivos e não vão medir esforços para te fazer se sentir em casa. 

Uma coisa interessante é que, ao final de cada praia, sempre tem um barzinho (o famoso pós-praia) que se torna o ambiente ideal para fazer novas amizades e aprender o vocabulário próprio da cidade. 

Além do sotaque típico, os cariocas amam gírias, como “cara”, “maneiro”, “fala sério” e “irado”. O jeito de falar já é acolhedor e descontraído por si só.

Os bairros mais procurados

É comum, durante uma conversa no Rio, que as pessoas perguntem onde você mora, mas isso não quer dizer que elas estejam sendo invasivas, é só uma forma de aproximação.

A expectativa dos novos moradores é viver perto da praia para poder desfrutar das vantagens de correr no calçadão, dar um mergulho rápido e ser bem servido de transporte público. 

Numa cidade tão grande e cheia de possibilidades, cada bairro tem seus charmes, encantos e particularidades. Um deles é a Barra da Tijuca, que tem se tornado o destino preferido de quem deseja fazer do Rio a sua casa.

Vantagens em morar na Barra

O bairro oferece qualidade de vida e tranquilidade para a família inteira. O lugar é cheio de belezas naturais, além de atividades culturais, lazer e gastronomia variada. 

Infraestrutura – A Barra conta com centros comerciais, áreas verdes, hospitais, shoppings, prédios comerciais, ótimas opções de mobilidade urbana e, claro, belíssimas praias. 

Transporte – Você vai escapar do caos típico dos horários de pico na cidade, principalmente se estiver trabalhando na região. As modernas e largas avenidas favorecem o fluxo do trânsito.

Se preferir, você pode usar o transporte público. Além de várias opções de ônibus, a linha 4 do metrô passa pelo bairro. 

Lazer – Além da praia, existem parques, como o Parque Nacional, o da Tijuca e o Bosque da Barra, onde as crianças podem brincar tranquilamente. Eventos culturais, cinema, teatro e outras atrações deixam o pacote de lazer completo.

Atividades ao ar livre – O lugar é lindíssimo e convidativo para corridas, pedaladas, caminhadas e outras atividades físicas que podem ser feitas na natureza. Um atrativo especial é a lagoa de Marapendi, uma extensa área verde com vegetação nativa, ideal para práticas de meditação. 

Com essas vantagens, ser vizinho da natureza e desfrutar de toda infraestrutura vai fazer de você um carioca nato. A experiência fica ainda mais especial e completa se você morar em um apartamento na Barra da Tijuca.      

- Publicidade -

Assine nossa Newsletter

Receba as priincipais notícias do Brasil e do Mundo em seu email

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

- Publicidade -
-- Conteúdo Recomendado -
- Publicidade -

Mais Notícias
Conteúdo Relacionado

Flamengo e Independiente Del Valle jogam pela Recopa Sul-Americana

Os dois clubes estão no grupo A da atual edição da Libertadores

No Rio, cerca de 1,5 mil foram vítimas de importunação sexual

Casos foram registrados entre outubro de 2018 e dezembro de 2019

K-POP: Rio de Janeiro recebe turnê do BLANC S

O dueto se prepara para encontrar os fãs brasileiros.

“Emilinha” está em cartaz no Teatro Cesgranrio

No repertório, clássicos da MPB, boleros românticos e inesquecíveis marchinhas de Carnaval

K-POP: Rio de Janeiro recebe turnê do BLANC S

O dueto se prepara para encontrar os fãs brasileiros.

“Emilinha” está em cartaz no Teatro Cesgranrio

No repertório, clássicos da MPB, boleros românticos e inesquecíveis marchinhas de Carnaval

Fluminense empata e acaba eliminado da Sul-Americana

Tricolor ficou no 0 a 0 com Unión La Calera

Marta e sua importância para o futebol feminino

Aos 20 anos, conquistou pela primeira vez o prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa

Veja a Agenda dos Blocos de Rua do Rio em 2020

Não faltam opções para quem curtir a folia no Rio de Janeiro

Previsão do tempo para o Carnaval 2020 no Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro há risco de temporais à tarde e à noite na sexta-feira, 21 de fevereiro

Agenersa multa Cedae em cerca de R$ 5,6 mi por falta de água nos hidrantes do Museu Nacional

A decisão foi julgada nesta terça-feira (18/02) durante a Sessão Regulatória Ordinária

MetrôRio funcionará 24h durante o Carnaval 2020

Operação contará ainda com extensão da linha 2 até General Osório.
- Publicidade -