- Publicidade -

Terceira temporada de ‘Sob Pressão’ tem novidades no cenário

Com o fim do Hospital Luis Carlos Macedo ao fim da temporada passada, outro cenário passa a ambientar as tramas repletas de ação que compõem a nova leva de episódios da série médica, que tem estreia prevista para 2 de maio. Em busca de um local que atendesse a uma grande movimentação cênica e com recuo para posicionamento de produção e instalação de equipamentos de filmagem, um andar inteiro de uma construção localizada no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, foi adaptado para reproduzir de forma mais realista possível um ambiente semelhante ao de um hospital público do subúrbio carioca.

O set principal da nova temporada tem aproximadamente quatro mil metros quadrados, de onde foram utilizados 2,5 mil metros quadrados entre cenários construídos ou com alguma interferência de cenografia. De acordo com Rafael Targat, cenógrafo e produtor de arte da série, a principal mudança realizada foi a construção de um centro cirúrgico. “Transformamos um cômodo num grande ambiente contendo a sala de cirurgia, sala de pequenos procedimentos, RPA, assepsia e sala de material do centro cirúrgico”, detalha. As paredes foram pintadas numa cor semelhante à do antigo Macedão. Também foram usadas estruturas de alumínio, vidro e madeira para criar ambientes variados e de acordo com cada necessidade, em um trabalho que envolveu 30 pessoas da equipe de cenografia ao longo de dois meses até que o set ficasse pronto para as filmagens. Na ambientação dos cenários são usados ainda cerca de quatro mil objetos desde gaze, esparadrapo, soro, macas, cadeiras de roda e ambulância, até sangue cenográfico e equipamentos cirúrgicos específicos, além de imagens religiosas que foram incluídas no cenário da série.

O trabalho minucioso e com riqueza de detalhes deu origem ao São Tomé Apóstolo, hospital religioso que se torna o novo endereço de trabalho da equipe de heróis de ‘Sob Pressão’, quando Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) aceitam o desafio de reerguer a emergência e o centro cirúrgico da unidade, situada numa região dominada pela milícia. Diante da violência urbana que rodeia o local, a terceira temporada promete apresentar cenas de tirar o fôlego. 

A adrenalina e a tensão tomam conta logo dos primeiros dias de trabalho do casal de médicos. Enquanto cuidam de um paciente baleado por milicianos e tentam mantê-lo em segurança, Aristeu (César Ferrario), o chefe da milícia, acompanhado de seus capangas, entra na unidade em busca do homem ferido. Mas esta não será a única vez que o grupo colocará em risco a vida dos médicos e pacientes. Entre as tramas da temporada em que o conflito com a milícia é evidente, há o episódio em que Aristeu, sem que ninguém perceba, invade a emergência. Com arma em punho, rende Carolina e a obriga a atendê-lo. Quando a polícia, enfim, descobre o paradeiro do miliciano, uma intensa troca de tiros se inicia pelos corredores lotados do São Tomé, colocando a vida de todos em risco.

Filmado inteiro em plano sequência com apenas dois breaks, o episódio teve a direção conjunta do diretor artístico, Andrucha Waddington, e do ator Julio Andrade, que estreia na direção nesta temporada, promete manter a adrenalina no alto e transmitir ao público toda a tensão que toma conta do ambiente. Segundo Andrucha, filmá-lo foi o grande desafio da temporada. “Tudo tinha que acontecer em tempo linear. Ele foi escrito para acontecer em três planos sequências com dois breaks. Filmamos cada um de forma espaçada. Cada plano foi rodado após muito ensaio”, conta Andrucha, que teve a parceria de Julio Andrade na direção do episódio. “Ele dirigiu de dentro da cena e eu, de fora. Foi uma dobradinha superbacana. O Julio é muito talentoso como diretor também. O convite foi feito ainda na segunda temporada e foi acontecendo naturalmente. Quando ele não estava gravando, tinha muita curiosidade, estava sempre interessado em ver e acompanhar. Então, fizemos o convite e ele ficou muito feliz”, explica. 

Tudo começou numa diária de filmagem da segunda temporada cujas cenas em que Julio estava foram canceladas. Em vez de ir para casa, ele resolveu improvisar. “Eu sempre fui muito curioso com todos os setores do cinema. Então, falei com a equipe de fotografia da série e perguntei se não teria um equipamento para eu brincar um pouco. Eles não só me deram uma câmera, como um ‘foquista’ também. Ou seja, toda a parafernália necessária”, conta Julio.

Após fazer alguns planos, sugerir outros e terminar a experiência muito feliz, ele ouviu um convite que mudaria seu envolvimento com a série. “Naquele dia, o Andrucha me olhou e disse: ‘o Julinho vai ter que dirigir’. Passou um tempo, e ele me convidou oficialmente para a direção de dois episódios da terceira temporada. Estive à frente do nono e dividi a tarefa com o Andrucha no décimo, que talvez tenha sido o episódio mais difícil da temporada por ser um plano sequência”, diz. Em relação a Andrucha, Julio é só gratidão: “Eu aprendi muito com ele, um cara que acredita muito nessa orquestra que é o cinema e numa equipe que trabalha junto. Ele quer ver todo mundo crescer”. 

Além de Andrucha e Mini Kerti, dupla que dirige a série desde a primeira temporada, e de Julio Andrade, ‘Sob Pressão’ ganhou ainda outros dois nomes na direção: Rebeca Diniz, que trabalhou como assistente de direção na primeira e segunda temporadas, e Pedro Waddington, filho do Andrucha, que também esteve envolvido com a equipe de direção desde o início. “Eu entrei em ‘Sob Pressão’ como assistente de direção na primeira temporada. No ano seguinte, tive oportunidade de dirigir algumas cenas da segunda unidade de filmagem e conquistei mais confiança”, relembra Pedro, que dirigiu sozinho o episódio cinco e o 12, e dividiu a direção do último episódio com o pai. “Essa foi a minha primeira oportunidade de trabalhar num projeto de ficção, o que é genial pela experiência de atuar na área e poder me aprofundar. Mas, mais do que isso, eu acabei me envolvendo com uma das melhores séries brasileiras de TV. Os atores são excelentes, os roteiros são muito bem montados e o tema da saúde pública é muito relevante. Tenho muito orgulho de participar de um projeto como ‘Sob Pressão’”, declara. 

As grandes cenas

Além do plano sequência, histórias pontuais ao longo da temporada, como a de um homem que passa mal ao saltar de paraquedas e um deslizamento de terra estão entre as mais trabalhosas e grandiosas em termos de produção. Na primeira, um paraquedista profissional leva a irmã para sua primeira experiência no ar. Apesar do desconforto inicial, ela se entrega à aventura, mas percebe algo estranho quando o voo se inicia. O rapaz desmaia, porém, ainda em queda livre, recobra a consciência e consegue acionar seu paraquedas, o que não evita que fique ferido com a queda.

Para a filmagem dessas cenas, cerca de 30 pessoas da equipe estiveram envolvidas. Ao todo, foram realizados seis voos de helicóptero e quatro saltos, todos praticados por profissionais. “Além dos atores que dão vida aos personagens, um terceiro paraquedista acompanhou o salto para captar imagens. Utilizamos cinco câmeras, sendo três posicionadas nos capacetes dos saltadores e outras duas na aeronave – uma no trem de pouso, enquadrando os saltadores olhando para baixo, e outra na parte superior da porta, captando o início do salto pelas costas dos paraquedistas”, explica o diretor. 

Em outro episódio, dezenas de pessoas de um acampamento improvisado lotam os corredores do São Tomé vítimas de um deslizamento. Machucados e sujos de terra, eles estão espalhados pelo hospital, que mobiliza toda a equipe médica para o atendimento aos feridos. O caos toma conta do lugar, e a lama parece se multiplicar a cada paciente que chega à emergência. Nesta filmagem, foram utilizados 120 quilos de argila diluídos em água e espalhados por todo o set. “As “vítimas” da tragédia, um total de 60 figurantes, foram maquiadas com o mesmo material, e todos os figurinos foram molhados constantemente durante as gravações.

Com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, Rebeca Diniz, Pedro Waddington e Julio Andrade, ‘Sob Pressão’ é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. A terceira temporada é escrita por Lucas Paraizo com Marcio Alemão, André Sirângelo, Claudia Jouvin, Flavio Araújo e Pedro Riguetti

- Publicidade -

Camila Queiroz e Klebber Toledo são liberados pela Globo para o SBT

Luciana Gimenez e Sabrina Sato também estarão no SBT

Bolsonaro assina MP que concede 13º pagamento do Bolsa Família

Na mesma solenidade, governo libera verbas para obras de Irmã Dulce

STF derruba liminar concedida por ministro a traficante Elias Maluco

O habeas corpus fora concedido em um processo que tramita na Justiça de São Gonçalo (RJ).

Confira a provável escalação do Botafogo contra o Vasco da Gama

Cícero vê clássico como oportunidade de dar resposta em reestreia de Valentim

Confira a provável escalação do Vasco da Gama contra o Botafogo

No treino desta terça, Luxemburgo deu coletes de titulares para Felipe Ferreira, Bruno Gomes e Gabriel Pec.

Sem Censura recebe a atriz Alexandra Richter

O programa Sem Censura ainda conta com a participação da aluna Juciara Belisário de Carvalho que está na faixa etária de 50 anos e não teve oportunidade de estudar na juventude

Festa literária das periferias do Rio dará destaque para o feminismo

A Flup será realizada pela primeira vez no Museu de Arte do Rio (MAR), na região portuária da cidade, localidade também conhecida como Pequena África

Vale a pena usar de novo: a ascensão dos brechós e a busca pela moda sustentável

Cada vez mais comum, o resgate de peças usadas e o consumo consciente tem se tornado tendência entre a geração millenium

Bad Medicine faz tributo a Bon Jovi no NewYorkCityCenter

O projeto Palco New York leva entretenimento gratuito às terças-feiras ao shopping.

Horóscopo de quarta-feira 16 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia 16 de outubro de 2019 e fique por dentro de...

Prestes a lançar música, Ananda fala sobre ativismo: ” Como bissexual, eu preciso falar sobre LGBTfobia

A cantora, do hit Quero que Tu Vá", discursa sobre sexualidade, feminismo e racismo

Após “chocar” Bruna Marquezine, Isabela Freitas fala sobre como superar um ex

A autora do best seller "Não se apega, não" diz que já salvou vidas através da leitura

Dicionário Árabe: Dos termos coloquiais às expressões populares

Inspirado no sucesso das primeiras edições de bolso, Grupo Editorial Edipro relança Dicionário Árabe em novo formato

BarraShopping inaugura decoração de Natal com espetáculo e árvore interativa com 70m de altura

Programação inclui apresentações gratuitas de música clássica aos domingos e decoração interna com atrações para os pequenos

Wesley Safadão e Thyane Dantas aproveitam feriado em família

A pausa na agenda de Wesley veio após um fim de semana intenso

Xuxa opina sobre concurso de beleza com crianças: “Isso não deveria fazer parte do mundo infantil. É traumatizante”

Xuxa ainda compartilha qual lição teve após trabalhar durante anos com público infantil.

WBFF Brasil 2019 supera 1ª edição e revela novos modelos fitness

Competição fitness internacional contou com grande público e nova categoria de Divas

Peça “Quem sabe meu nome?” será apresentada no Ateliê Bonifácio

A peça retrata a história de um homem que se diz negro e a sociedade o impõe Pardo.

Quadrilha desviava cartões de crédito remetidos pelos Correios no Rio

Um deles é funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e outro é um militar da Marinha brasileira

Denis Baum lança webclipe com participação especial de Vanessa Jackson

Versão de ‘Ao Sentir o Amor’ traz homenagem a cantora Deise, do Fat Family, falecida no início deste ano

Famosas como Anitta e Camila Cabello adotam o permanente

Não temos como negar: os anos 80 estão de volta!!! E o que você lembra dessa década?...

Rentcars.com abre programa de estágio com vagas para Curitiba

Primeira edição do programa é exclusiva para estudantes da área de Tecnologia da Informação. Inscrições podem ser feitas até 20 de outubro.

Ticiane Pinheiro volta ao programa Hoje em Dia após licença maternidade

Hoje em Dia é apresentado por Cesar Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.

Agora é Lei: pipódromos são regulamentados

De acordo com a lei, os pipódromos deverão estar localizados em área restrita aos participantes e a uma distância mínima de 1 km de rodovias públicas e de redes elétricas

Festival da Lua Cheia recebe Adriana Calcanhoto no VillageMall

Cantora prepara show acústico para os fãs com setlist de seus maiores sucessos

Oferta de vagas no comércio para o Natal será a maior em seis anos

Espera-se a contratação de 91 mil trabalhadores temporários

Procon-RJ realiza mutirão para renegociação de dívidas

Pessoas com dificuldade de locomoção e idosos também poderão buscar atendimento no Procon Móvel

Viagem com desconto? Entenda como funciona a passagem aérea de estudante

Produto oferece condições especiais e descontos para quem irá estudar ou estagiar no exterior

Resumo da novela Éramos Seis de 21 a 26 de outubro de 2019

Assad anuncia Elias como seu novo sócio, e Júlio reage com despeito

Universal TV estreia a 21ª temporada de Law & Order: Special Victims Unit em novembro

Série, protagonizada por Mariska Hargitay, alcança a posição de produção mais longeva da TV

Nego do Borel renova jardim com árvores caídas das chuvas

Paisagista cria Natureza Viva para área da piscina do cantor

Famosas apostam em cabelos vermelhos para o verão

E se você é daquelas que acredita que o ruivo é a coloração para dias mais frios,...

Até essa terça-feira (15), a CAIXA sorteará R$ 58 milhões em sete concursos

Supremo retoma discussão sobre possíveis candidaturas sem partido

A audiência foi marcada para 9 de dezembro pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do recurso de um postulante a prefeito do Rio de Janeiro

Horóscopo de terça-feira 15 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia 14 de outubro de 2019 e fique por dentro de...

Detonautas Roque Clube assina com a Sony Music

Banda assina contrato ao lado do Presidente da Sony Music Brasil, Paulo Junqueiro

CNCO lança esperado EP “Que Quiénes Somos”

No início deste ano, a CNCO foi nomeada o primeiro artista do VEVO LIFT de 2019, marcando a banda como os primeiros artistas latinos a serem escolhidos para o programa.

Jennifer Lopez lança seu novo single “Baila Conmigo”

Na última sexta-feira (11), a superestrela Jennifer Lopez lançou seu novo single "Baila Conmigo".

Comércio projeta crescimento de 0,30% em outubro

Segundo o IBEVAR, os indicadores de 2019 apontam para uma recuperação da economia e do varejo, mesmo que de forma lenta e gradual

IOUU passa a oferecer crédito para o setor de franquias

Proposta vem para ajudar empreendedores que pensam em expandir seus negócios reformando o espaço, contratando funcionários ou ainda comprando novos equipamentos

8 dicas para aumentar a vida útil do motor do seu carro

O tempo de duração do motor depende do cuidado com o veículo e seu uso adequado.

Pique Novo se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

O grupo é formado por: Liomar (vocal), composição de Cesinha (cavaco), Nego Binho e Binho Percussão (percussão), Kadú Love (banjo), Edson Cigano (pandeiro) e Renato (bateria).

Linha Amarela terá manutenção na iluminação em toda a via

Concessionária prossegue com recuperação de passarela em Del Castilho

O carro desvaloriza pelo tamanho do motor?

A pergunta pode ser respondia com um estudo de depreciação por tamanhos de motores: o motor 1.2 possui menor perda, com 6,45%, já o 1.4 deprecia 11,55%

Tufão Hagibis causa dezenas de mortes no Japão

O governo japonês declarou que o trabalho de busca e socorro de vítimas será mantido sem interrupção.

Outras Notícias

- Publicidade -