23.6 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 19 de junho de 2019 10:5301
- Publicidade -

Antônia Fontenelle fala sobre a hanseníase

Brasil ocupa segundo lugar no ranking de maior número de casos registrados da doença

- Publicidade -

Aos 18 anos, Antônia Fontenelle saiu do Nordeste, sertão do Piauí, para o Rio de Janeiro, com o objetivo de seguir a carreira no teatro, onde realizou mais de dez peças. Em 2004, fez sua estreia na televisão em “A Diarista”, da TV Globo. Trabalhou também em “Malhação” e na novela “Paraíso Tropical”. Atualmente, Antônia tem um canal YouTube e apresenta o quadro “Na Lata”, em que entrevista famosos e personalidades. Mas, hoje, a atriz veio aqui por outro motivo e tem um recado muito importante para você.

“Oi, pessoal, aqui é a Antônia Fontenele. Estou aqui para dar um recado muito importante para vocês. Gente, o Brasil está na segunda posição em número de casos de Hanseníase. Por causa disso, a doença é um caso sério de saúde pública no nosso país. Se você notar alguma mancha esbranquiçada, amarronzada ou avermelhada em qualquer parte do seu corpo com perda ou diminuição de sensibilidade, procure um posto de saúde. A hanseníase tem cura e quanto mais cedo a pessoa fizer o tratamento, menor chance de ter sequelas. E uma vez que se começa o tratamento, não há mais risco de contágio. Fique atento, procure ajuda e não tenha preconceito contra quem pegou esta doença.”

- Advertisement -

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença em Unidades Básicas de Saúde e de referência em todo o país. É importante lembrar que, logo no primeiro mês de tratamento, a pessoa já não transmite o bacilo. Por isso, é preciso que o paciente siga todo o tratamento, sempre de acordo com a orientação médica. Ao surgimento de qualquer mancha que tenha a perda ou diminuição da sensibilidade ao toque, ao calor ou frio, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Quanto mais cedo o diagnóstico, menores as chances de sequelas. A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente no SUS. Por isso, não esqueça: identificou, tratou, curou. Para mais informações acesse saúde.gov.br/hanseníase. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil

Assine nossa Newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas Notícias