- Publicidade -

Reino Unido vive incertezas econômicas às vésperas do Brexit

- Publicidade -

Por Thiago Marcolini –O dia 29 de março será determinante no rumo que a economia britânica seguirá neste século. Esta é a data final para que o Reino Unido deixe de fazer parte da União Europeia (UE). A principal questão hoje que divide opiniões no país é de como se dará essa saída, com ou sem acordo com o bloco econômico.

No fim de janeiro, o Parlamento britânico rejeitou a proposta que possibilitava de saída da União Europeia sem acordo. Com votação apertada, por 318 a 310 votos, os parlamentares entenderam que o Reino Unido precisa de um acordo de retirada e de uma série de parâmetros para o relacionamento futuro com o bloco.

- Publicidade -

Na avaliação do professor de economia internacional da PUC do Paraná, Mássimo Justina, o Brexit não seria o fator principal para a derrocada da economia britânica.

“Não haveria perigo de recessão por conta do Brexit. A economia internacional está numa fase descendente, a gente está esperando que talvez ocorra uma correção dos ativos para os próximos anos, até uma crise financeira na metade do ano que vem. Então, nesse caso, seria mais uma tendência global e menos um fator específico do Brexit”, ressalta o professor.

Uma das principais dúvidas de especialistas e da imprensa tem relação com a prática de livre mercado adotada pelos britânicos com o resto da Europa. Na semana passada, o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, anunciou que a instituição cortou sua previsão de crescimento e que a economia do Reino Unido pode entrar em recessão com as incertezas do Brexit.

Para o professor Mássimo Justina, mesmo com a saída do bloco, a capital inglesa continuará sendo vista como referência financeira para o mercado europeu.

“Com relação a aspectos puramente financeiros, Londres provavelmente continuará sendo um magneto para as finanças internacionais, um dos grandes centros financeiros como tem sido nos últimos quase 250 anos, como compra de títulos públicos, ações. Londres perderia um pouco a sua posição de referência internacional, talvez mais para Frankfurt, mas continuaria sendo uma referência para a bolsa de valores, mercado financeiro e de capitais”, afirma.

Outro tema indefinido diz respeito à fronteira entre a Irlanda, país independente e membro da União Europeia, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido. O Parlamento britânico aprovou uma emenda que prevê que a Irlanda do Norte continue sujeita a algumas regras de fronteira da União Europeia, uma forma de dispensar a necessidade de checagem de alguns produtos na fronteira com o país vizinho.

A partir do dia 29 de março, data do Brexit, a fronteira entre as Irlandas passará a ser a fronteira física entre União Europeia e Reino Unido. Em 1998, um acordo de paz pôs fim a três décadas de conflito entre os países fronteiriços.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Horóscopo de domingo 19 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

BBB20: Conheça os participantes do Big Brother Brasil

São duas turmas, de várias tribos. Pessoas diversas, mas com o mesmo objetivo: viver todas as experiências que o BBB 20 pode proporcionar.

Flamengo e Botafogo estreiam no Carioca 2020 neste sábado

Após temporada mágica em 2019, Mengão estreia no Carioca contra o Macaé; bola também rola no Pará e em Pernambuco

Governo disponibiliza óculos de grau por R$ 60 para população de baixa renda

Programa Ótica Cidadã visa reduzir a evasão escolar por problemas de visão; beneficiários do Bolsa Família e desempregados também podem adquirir o item

MetrôRio realiza operação especial para shows de Elza Soares e Melin na Praia de Ipanema

Estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz terão reforço nos efetivos. Também haverá esquema especial para a primeira rodada do campeonato estadual

Governo do Rio quer conceder Cedae à iniciativa privada ainda este ano

Forma de concessão ainda tem de ser aprovada pela Câmara Metropolitana

Cedae recebe equipamento para aplicar carvão ativado na água

Pelo tamanho do equipamento, o transporte precisa ser feito durante a noite. Mais dois caminhões devem chegar ainda neste fim de semana à estação da Cedae.

Linha Amarela receberá 1,3 milhão de veículos no feriado de São Sebastião

Em caso de pane ou acidente, os condutores poderão acionar gratuitamente o socorro mecânico ou médico pelo telefone 0800-0242-355

Horóscopo de sábado 18 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Bom Sucesso: Alberto imagina amigos e familiares como personagens literários

Em sua mente, Paloma (Grazi Massafera) é a protagonista de 'Alice no País das Maravilhas'

Após reproduzir propaganda nazista em discurso, governo demite secretário da Cultura

Roberto Alvim fez um vídeo citando fala de ministro de Hitler e gerou indignação; mais cedo, presidente da Câmara pediu demissão imediata do membro do governo federal

Inspire-se no penteado das famosas para enfrentar o verão

A especialista Sonia Nesi ensina o que vai fazer a sua cabeça na estação mais quente do ano

Ivete Sangalo anuncia o Camarote da Veveta

O lançamento será no Carnaval de Salvador 2020 e será voltado a parceiros e convidados