- Publicidade -
[the_ad_group id="16340"]

Brasil pode se beneficiar com guerra comercial entre EUA e China, diz UNCTAD

A disputa comercial entre China e Estados Unidos pode fazer pouco para proteger produtores desses dois países, mas pode beneficiar exportadores brasileiros e de países da União Europeia, disseram especialistas das Nações Unidas na segunda-feira (4).

Relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) estimou que a União Europeia deve capturar cerca de 70 bilhões de dólares do comércio bilateral entre EUA e China. Uma das consequências da imposição de tarifas também tem sido o desvio do comércio em favor de outros exportadores, em particular o Brasil, que rapidamente se tornou o principal fornecedor de soja para a China, disse o documento.

A disputa comercial entre China e Estados Unidos pode fazer pouco para proteger produtores desses dois países, mas pode beneficiar exportadores brasileiros e de países da União Europeia, disseram especialistas das Nações Unidas na segunda-feira (4).

Relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) estimou que poderá haver um desvio de comércio em favor de outros países exportadores. No geral, a União Europeia deve ser a maior beneficiária, capturando cerca de 70 bilhões de dólares do comércio bilateral entre EUA e China.

Japão, México e Canadá irão capturar cerca de 20 bilhões de dólares, enquanto outros países se beneficiarão menos. Segundo o relatório, embora tais volumes não sejam significativos em relação ao volume global de comércio (cerca de 17 trilhões de dólares em 2017), para muitos países representam uma grande fatia do total de exportações.

Por exemplo, o México deverá capturar 27 bilhões de dólares do comércio EUA-China, o que representa cerca de 6% do total de suas exportações. Efeitos substanciais também serão sentidos em Austrália (aumento de 4,6% nas exportações), Brasil (3,8%), Índia (3,5%), Filipinas (3,2%) e Vietnã (5%), de acordo com o documento.

O relatório apontou ainda que dos 250 bilhões de dólares em exportações chinesas que são sujeitos a tarifas norte-americanas, somente cerca de 6% serão capturados por companhias nos EUA.

De forma semelhante, dos aproximadamente 85 bilhões de dólares em exportações norte-americanas que são sujeitos a tarifas chinesas, somente cerca de 5% serão capturados por companhias do país asiático, indicou a pesquisa da ONU.

Produtores brasileiros

O relatório apontou que, enquanto as tarifas dos EUA e da China podem ser benéficas para alguns competidores estrangeiros, os efeitos médios serão mais incertos dependendo da estrutura econômica de cada país, assim como da extensão dos efeitos das tarifas sobre os preços dos produtos.

Um exemplo dessas dinâmicas são as tarifas impostas pela China aos EUA na soja, apontou o relatório. Por conta da importância desses dois mercados (a China responde por mais da metade das importações globais de soja e os EUA são o maior produtor global), as tarifas sobre o produto perturbaram o comércio global dessa commodity.

“Uma das consequências da imposição de tais tarifas tem sido o desvio do comércio em favor de outros países exportadores, em particular o Brasil, que rapidamente se tornou o principal fornecedor de soja para a China”, disse o documento.

No entanto, enquanto os preços mais altos têm sido comemorados por produtores brasileiros, nem todos estão contentes, afirmou o relatório. Alguns produtores estão preocupados com a possibilidade de os preços elevados impulsionados pelas tarifas dificultarem a competitividade no longo prazo.

“Em uma situação em que a magnitude e a duração das tarifas não são claras, os produtores brasileiros relutam em tomar decisões de investimento que podem se tornar não lucrativas se as tarifas forem revogadas”, afirmou o documento.

Além disso, empresas brasileiras que operam em setores que usam soja como insumo (por exemplo, ração animal) estão fadadas a perder competitividade por conta dos preços mais altos, devido ao aumento da demanda por soja brasileira de compradores chineses.

Comércio de maquinários, químicos e instrumentos de precisão

O estudo também alertou que os efeitos “são consistentes em diferentes setores”, incluindo maquinários, móveis, químicos e instrumentos de precisão, destacando que tarifas bilaterais “farão pouco para ajudar a proteger companhias domésticas em seus respectivos mercados”.

A não ser que EUA e China concordem em derrubar a disputa tarifária até 1º de março, tarifas sobre produtos de cada país irão aumentar 25%, acima do nível atual de 10%.

Citando o ex-secretário de Estado norte-americano Cordell Hull, Pamela Coke-Hamilton, da UNCTAD, disse que as tarifas protecionistas são “uma arma que ricocheteia contra nós mesmos” e que também contribuíram para a Grande Depressão da década de 1930 e para o crescimento do extremismo.

As implicações de tais acontecimentos seriam “massivas”, disse a diretora da UNCTAD para a Divisão de Comércio Internacional em Bens, Serviços e Commodities, acrescentando que seus efeitos irão envolver, em primeiro lugar, “uma desaceleração econômica, por conta da instabilidade das commodities e dos mercados financeiros”.

Depois, disse Pamela, haverá mais “pressão sobre o crescimento global, conforme companhias terão que impor ajustes de custos que irão afetar investimentos em produtividade e rentabilidade”.

Produtores do leste asiático enfrentam contração em exportação

Mas o estudo da UNCTAD também alerta que a rixa pode atingir produtores do leste asiático com mais força, com uma contração projetada de 160 bilhões de dólares em exportações da região, a não ser que discussões entre China e EUA sejam resolvidas antes de março.

O estudo também destacou a “preocupação comum” de que disputas comerciais têm impacto inevitável sobre a “ainda frágil” economia global, especialmente sobre países em desenvolvimento dependentes de exportações.


- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

VEJA TAMBÉM

Mais Notícias Relacionado
Recomendado para você

- Patrocinado -[the_ad_group id="16340"]
- Publicidade -

Raquel Dodge prorroga força-tarefa da Lava Jato por um ano

A equipe também continuará com orçamento de aproximadamente R$ 800 mil para gastos com pagamentos de diárias e passagens para procuradores e servidores que estiverem no trabalho de investigação

Governo está procurando terrorista da Al Qaeda no Brasil

A informação foi dada por Sergio Moro e Ernesto Araújo.

Preço do gás natural pode cair 60% em dois anos

A expectativa do Governo do Estado é terminar os estudos sobre essa revisão em três meses

Resultado das eleições primárias da Argentina surpreendeu tanto macristas quanto kirchneristas, avalia professor

O atual presidente Maurício Macri perdeu para a chapa de Cristina Kirchner e Alberto Fernandez por 10 pontos percentuais

Chapa Fernández-Kirchner vence eleições primárias na Argentina

A inflação na Argentina terminou o primeiro semestre deste ano em 22%, e 32% da população se encontram na linha da pobreza.

Zona Oeste ganha centro cirúrgico para castração gratuita de cães e gatos

Com as novas mil vagas disponibilizadas na unidade, Vigilância Sanitária poderá fazer até 2,5 mil cirurgias por mês, com redução de riscos à saúde pública e economia para donos de animais de estimação

Vascaina? Maju Coutinho publica foto com cavalinho do Vasco da Gama

Maju completou 41 anos de vida e em sua homenagem recebeu uma linda festa surpresa de aniversário, organizada por sua amiga Taís Araújo.
- Publicidade -

‘Prévia’ do PIB mostra necessidade de aprovação de reformas para país voltar a crescer, aponta economista

IBC-Br, medido pelo Banco Central, indicou recuo de 0,13% no 2º trimestre deste ano

ENCCEJA: prova será em 25 de agosto

A avaliação é destinada a brasileiros que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade adequada.

Guedes sobre recuperação econômica: “Tenham um pouco de paciência”

Em sua fala, Guedes fez uma longa defesa de políticas liberais contra o “atraso cognitivo”

Bombeiros resgatam mãe e filho de desabamento em Curicica

Além do trabalho de resgate, os bombeiros fizeram o escoramento da casa de quatro andares e das residências vizinhas

Desabamento em Curicica deixa duas pessoas desaparecidas

De acordo com informações dos bombeiros as duas pessoas estão no primeiro piso do imóvel.
video

WCnoBeat lança clipe de “Hoje Tem” com Filipe Ret e MC Davi

Com referência ao Baile da Gaiola, a música traz também uma mensagem de apoio ao DJ Rennan da Penha

Vasco da Gama: Luxemburgo elogia zaga e exalta triunfo sobre o Goiás

"O resultado muito importante para aquilo que nós queremos dentro da competição, que é primeiro sair da zona da confusão", disse o Técnico
video

Vasco da Gama vence o Goiás fora de casa, veja o gol

No Serra Dourada, Gigante derrotou o Esmeraldino por 1 a 0, em jogo válido pela 14ª rodada da Série A

Desembargadora concede habeas corpus a Eike Batista

Juíza argumenta que prisão violou a Constituição

MPRJ se pronuncia sobre investigações da Fundação Roberto Marinho

A representação feita pelo Prefeito Marcelo Crivela foi encaminhada ao referido órgão e está sendo apreciada pela promotora de justiça titular, que não se pronunciará enquanto não concluir a apuração dos fatos.

Mãe é presa no Complexo do Almemão por torturar filho de 9 meses

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nessa sexta-feira (10), Edilaine de Araújo Assis, 19 anos, Naiara de Lima Silva, 24 anos, e...

Nova denúncia de contratos irregulares envolve Eduardo Paes e Grupo Globo

Entre 2009 a 2015, a empresa do Grupo Globo foi agraciada com contratos com a Educação, sem licitação que, em valores atualizados, chegam a R$ 33 milhões.

Hemorio coleta doações de sangue no Center Shopping Rio

Ação busca reforçar o estoque do hemocentro e incentivar a doação
video

Botafogo vence o Athletico-PR e encosta no G-6, veja os gols

No Nilton Santos, Alvinegro derrotou o Furacão por 2 a 1 em jogo válido pela 14ª rodada da Série A
video

Flamengo vence o Grêmio por 3 x 1, veja os gols

No Maracanã, Rubro-Negro derrotou o Tricolor Gaúcho por 3 a 1 e diminuiu a distância para o líder Santos

Flamengo x Grêmio: confira escalações e onde assistir ao jogo

O meia uruguaio Arrascaeta acredita que com mais tempo de trabalho o elenco conseguirá assimilar cada vez mais as ideias do técnico Jorge Jesus.
- Publicidade -
- Publicidade -[the_ad_group id="16340"]

Deu o que falarPOPULAR
As noícias mais lidas da semana