22.2 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 22 de maio de 2019 6:1533
- Publicidade -

Cultura do Japão invade a praia de Copacabana com dança e alegoria

- Publicidade -

Os cariocas e turistas que aproveitavam o domingo de sol (20) na Praia de Copacabana foram surpreendidos por representantes da comunidade japonesa que, além de distribuir sacolas aos banhistas para que recolhessem o lixo e não sujassem a areia, participavam de um desfile típico oriental na Avenida Atlântica.

Segundo informou o organizador do Rio Matsuri, festival da cultura japonesa que vai acontecer no Riocentro no próximo fim de semana, Sérgio Takao, a meta é compartilhar uma das principais características da cultura nipônica, “que é o cuidado com o asseio dos espaços públicos e a consciência de que cada cidadão é responsável pelo ambiente em que vive. A ideia é dar o exemplo para que todos cuidem melhor dessa cidade maravilhosa”.

- Advertisement -

A manipuladora de alimentos Vânia Souza, de 39 anos, que curtia a praia com amigos, achou a iniciativa positiva.

“As pessoas precisam aprender desde pequenas, em casa, que cada um é responsável pelo seu lixo. Infelizmente, a maior parte dos cariocas acha que gari é empregado. Não é. Todos somos responsáveis. Acho que ações como essa ajudam a constranger os que deixam a praia suja e estimulam a reflexão”, disse Vânia.

As apresentações de dança foram acompanhadas de tambores tradicionais (taiko) e uma alegoria de dragão com mais de 10 metros de comprimento, que encantaram o público que teve uma pequena amostra do que poderá encontrar no Rio Matsuri, entre os dias 25 e 27 deste mês.

Durante os três dias de evento, será possível conhecer em detalhes os hábitos, a culinária, os esportes, as artes, a música e as filosofias do Japão, tudo apresentado por japoneses e seus descendentes.

Rio Matsuri

A programação inclui atrações para todas as idades, ao preço de R$ 30 (inteira). Crianças até 8 anos entram de graça.

Essa segunda edição do evento traz novidades, como a ampliação de áreas que fizeram sucesso no ano passado. O espaço gastronômico, por exemplo, que oferece a comida tradicional do Japão, mais que dobrou de tamanho.

Os visitantes verão, ainda, apresentações de artes marciais, cerimônia do chá, exposições de Mangá, Bonsai, Ikebana e artes plásticas, além de oficinas de gastronomia, Origami, Mangá, Shodô, Pixel Art e Ikebana, entre outras atrações.

Últimas Notícias

“Chega” de homofobia no futebol, pede Antoine Griezmann

"A homofobia não é uma opinião, é um crime", disse o atacante

Vasco da Gama chega a dois meses de salários atrasados e jogadores podem sair

O receio da diretoria é de perder peças importantes por conta da insatisfação com a situação a qual o clube chegou.

Caças dos EUA interceptam bombardeiros russos na costa do Alasca

A esquadra russa incluía dois bombardeiros estratégicos Tu-95, que foram interceptados na segunda-feira por dois caças F-22

Apenas 38,7% das vagas do Fies foram preenchidas no primeiro semestre

Das 100 mil vagas ofertadas, foram assinados 38.793 contratos

Embratur tem seu terceiro presidente em pouco menos de seis meses no governo Bolsonaro

Gilson Machado teve sua nomeação para o cargo publicada no Diário Oficial da União desta terça

Adidas, Puma e Nike consideram novas tarifas à China catastróficas

Trump elevou a 25% as tarifas já existentes sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses

Fitch mantém nota de classificação de risco do Brasil

A agência manteve a perspectiva estável para o país, indicando que a classificação não deve ser alterada nos próximos meses.

Termina primeira audiência do julgamento de Cristina Kirchner

A audiência de hoje foi a primeira de um processo que deve durar o ano todo

Caixa começa a chamar candidatos aprovados no concurso de 2014

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que as contratações têm por objetivo o fortalecimento da rede de agências, valorizando o atendimento aos clientes.