Angela Merkel - Fotos Públicas/Divulgação
Angela Merkel - Fotos Públicas/Divulgação

A chanceler alemã Angela Merkel perderá boa parte dos eventos do primeiro dia do encontro do G20, na Argentina, depois que problemas técnicos levaram o avião oficial que a transportava a pousar em Colônia, na Alemanha.

O avião estatal, um Airbus A340, pousou após uma hora de voo. O comandante avisou aos passageiros que a decisão de parar foi motivada pelo “mau funcionamento de vários sistemas eletrônicos”, mas que isso não gerou nenhum risco.

- Publicidade -

O piloto decidiu retornar quando sobrevoava a Holanda e foi para Colônia porque lá havia outra aeronave oficial substituta.

O pouso foi brusco. Como o avião estava com muito combustível e peso, os freios foram fortemente acionados.

Após o pouso, os passageiros seguiram de ônibus para um hotel em Bonn. A expectativa é que outra aeronave do governo leve a equipe de Merkel até Madri, onde a comitiva embarcará em um voo comercial até a Argentina. A chegada ao destino final deve ocorrer só na tarde de sexta-feira (29).

O atraso complicará a agenda de Merkel no G20. A chanceler planejou encontros com os presidentes dos Estados Unidos, China, Rússia e Índia. O governo alemão não informou como ficará a agenda de encontros da chanceler.

Em meados de outubro, o mesmo avião teve problemas na Indonésia e obrigou o ministro da Fazenda a voltar de uma reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) a bordo de um avião comercial.