• News
- Publicidade -

Febre amarela: risco se aproxima e Ministério alerta para a vacinação

A população que mora em áreas recomendadas para a vacina da febre amarela deve buscar a vacinação antes do início do verão, período de maior risco de transmissão da doença.

O alerta do Ministério da Saúde se dá porque áreas recém-afetadas e com grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Minas Gerias e São Paulo, ainda possuem um quantitativo elevado de pessoas não vacinadas, ou seja, que estão sob risco de adoecer. A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave.

Desde o surto registrado em dezembro de 2017, a vacinação para febre amarela foi ampliada para 4.469 municípios. Isso se deu, a partir da inclusão de 940 cidades localizadas principalmente nas proximidades das capitais e áreas metropolitanas das regiões Sudeste e Sul do Brasil, onde houve evidência da circulação viral. A cobertura vacinal deve ser de, no mínimo, 95% da população.

“Precisamos garantir que, principalmente nos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde aconteceram muitos casos nos dois últimos anos, haja uma vacinação preventiva antecipando ao período de verão, quando tradicionalmente há uma maior circulação do vírus”, explica Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações.

A vacina contra febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente aos estados. Neste ano já foram enviados, para todo o país, 30 milhões de doses da vacina de febre amarela. Apesar dessa disponibilidade, há uma baixa procura da população pela vacinação. As pessoas devem tomar a dose pelo menos 10 dias antes do deslocamento para as áreas recomendadas.

“A necessidade dessa vacinação preventiva é fundamental na febre amarela porque se a maioria da população dessas áreas recomendadas estiver vacinada, quando houver o pico da doença em dezembro, a necessidade será apenas de um bloqueio vacinal e não veremos correria e enormes filas em busca da vacina”, afirma Carla Domingues.

O público-alvo para vacinação são pessoas a partir de nove meses de idade, que não tenham comprovação de vacinação. “Convocamos a todos da faixa etária das áreas recomendadas a buscarem as salas de vacinação. Não adianta vacinar um grupo e outro não, já que a febre amarela é uma doença transmitida por um mosquito infectado e ele pode picar qualquer pessoa. Não devemos esperar pelo aparecimento da doença”, enfatiza Carla Domingues.

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, respaldada em estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.

NÚMEROS FEBRE AMARELA

Segundo o novo boletim epidemiológico, de 1º de julho a 8 de novembro deste ano, foram notificados 271 casos humanos suspeitos de febre amarela, dos quais 150 foram descartados, 120 permanecem em investigação e 1 foi confirmado. Também neste período, foram notificadas 1.079 epizootias em primatas não humanos. O novo período de monitoramento é de 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019. Os dados evidenciam a manutenção da circulação viral no período de baixa ocorrência (junho a setembro), quando as baixas temperaturas e pluviosidade geralmente implicam em condições menos favoráveis à transmissão.

O boletim ainda traz a confirmação do primeiro óbito por febre amarela no segundo semestre deste ano. O caso foi registrado em São Paulo, com local provável de infecção no município de Caraguatatuba, onde casos em macacos (epizootias) haviam sido detectados meses antes da ocorrência do caso. Neste novo período de monitoramento também foram registradas epizootias em macacos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso, onde ações de vigilância estão em curso.

Diante disso, o Ministério da Saúde alerta a rede de serviços de saúde de vigilância epidemiológica e ambiental para antecipar a resposta e prevenir a ocorrência da doença em humanos. Entre as orientações para a intensificação da vigilância, estão: avaliar as coberturas vacinais nos municípios da Área com recomendação de Vacina (ACRV) e vacinar pessoas a partir de 9 meses de idade antes do período sazonal da doença; orientar viajantes com destino à ACRV sobre a importância da vacinação preventiva (pelo menos 10 dias antes da viagem), sobretudo aqueles que pretendem realizar atividades em áreas silvestres ou rurais; sensibilizar instituições e profissionais dos setores de saúde e extra saúde (meio ambiente, agricultura/pecuária, entre outros) sobre a importância da notificação e investigação da morte em macacos.

No período de monitoramento anterior (de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2018), foram confirmados 1.376 casos de febre amarela no país e 483 óbitos. Ao todo, foram notificados, neste período, 7.518 casos suspeitos, sendo que 5.364 foram descartados e 778 continuam em investigação. Desde o início do ano (de 1º de janeiro a 8 de novembro), foram confirmados 1.311 casos de febre amarela no país e 450 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram notificados 795 casos e 262 mortes.

- Advertisement -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Notícias Relacionado
Recomendado para você

- Patrocinado -
- Publicidade -

Após tragédia, Hospital Badim ainda tem 57 pacientes internados

Em nota divulgada à imprensa na tarde deste domingo (15), o Hospital Badim informou que está com um total de 57 pacientes internados...

Religiosos pedem liberdade e respeito em caminhada no Rio

A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa chegou hoje (15) à sua décima segunda edição, reunindo na Praia de Copacabana representantes de...

Presidente da Coreia do Sul participará da Assembleia Geral da ONU

Não ficou claro se o Japão vai estar na agenda da reunião entre Trump e Moon.

Incêndio atinge Hospital Badim e pacientes são retirados às pressas

Pacientes foram levados para a rua e depois para outras unidades

Justiça revoga prisão preventiva do ex-deputado Indio da Costa

Ex-deputado foi preso em operação contra fraudes nos Correios

“Depois do Casamento” chega aos cinemas, nesta semana

Julianne Moore (Gloria Bell) e Michelle Williams (O Rei do Show) contracenam em cenas dramáticas e carregadas de sentimento no remake

Espanha ganha campeonato mundial de basquete

O Brasil foi eliminado do campeonato ainda na fase de grupos

Flamengo vence o Santos e vira o turno na liderança pela primeira vez nos pontos corridos, veja o gol

O Flamengo segue com tudo no Brasileirão! Na tarde deste sábado (14), outra vez com o Maracanã lotado, o Rubro-Negro fez a...
- Publicidade -

TJ do Rio inaugura vara especializada no combate ao crime organizado

Serão três juízes dedicados unicamente a julgar casos que envolvam organizações criminosas, ajudando assim a desafogar as demais varas do estado.

Supremo rejeita denúncia da PGR contra ministro do TCU

O julgamento começou no mês passado e foi interrompido após o voto do relator, Edson Fachin

Número de mortes violentas no país caiu 10,43% de 2017 para 2018

Casos passaram de 64.021 para 57.341, mostra anuário

Setembro Amarelo: ANS reforça o alerta sobre os cuidados com as doenças mentais

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10/09.

Linha Amarela terá manutenção na iluminação em toda a via

Equipes também vão trabalhar na limpeza do Rio Faria Timbó

Gusttavo Lima divulga primeira faixa do novo DVD

Gusttavo Lima lança hoje, 12 de setembro, no YouTube e nas principais plataformas digitais, a primeira faixa inédita do DVD “O Embaixador...

Premiação do Brasileirão pode ajudar as contas do Botafogo

Botafogo enfrenta o Ceará e quer subir ainda mais na tabela

Derrota para o Bahia freia expectativa do Vasco da Gama no Brasileirão

Foco agora é vencer a Chape no sábado para retomar a tranquilidade

Acompanhe o trânsito e o que acontece no Rio de Janeiro em 08/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Acompanhe o trânsito e o que acontece no Rio hoje, 07/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Rio inaugura centro de acolhimento a vítimas de violência

O Centro de Acolhimento do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes terá um espaço total de 40m², com recepção exclusiva e espaço lúdico, brinquedos e TV

Confira o trânsito e o que acontece no Rio nesta sexta-feira, 06/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Confira o trânsito e o que acontece no Rio nesta quart-feira, 05/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Cueva pode chegar ao Vasco da gama e Valdívia e Bruno César devem sair

O Vasco da Gama pode sofrer novas mudanças em seu elenco para o final da temporada 2019 com novas saídas prestes a...
video

Vasco da Gama perde para o Bahia, veja os gols

Clayton fez sua estreia com a camisa do Vasco
- Publicidade -
- Publicidade -

Deu o que falarPOPULAR
As noícias mais lidas da semana

Gabriela Hearst’s Fall Collection Is for the Sophisticated Minimalist

What was expected of her was the same thing...

Lady Gaga and Cardi B Meet at the Grammys

What was expected of her was the same thing...

Após tragédia, Hospital Badim ainda tem 57 pacientes internados

Em nota divulgada à imprensa na tarde...

Você está offline