Apresentada por Tuti Müller e Felipe Gaia, Territórios Culturais estreia na TV Cultura
Apresentada por Tuti Müller e Felipe Gaia, Territórios Culturais estreia na TV Cultura

Nesta segunda-feira (12/11), a TV Cultura estreia sua mais nova série, Territórios Culturais. Apresentada por Tuti Müller e Felipe Gaia, e dirigida por Julio Piconi, a série percorre diferentes espaços culturais da cidade e do estado de São Paulo, como teatros, museus e patrimônios culturais, além de Fábricas de Cultura.

A partir das 21h, o programa descobre diversas personalidades e ações inclusivas, que são apresentadas ao telespectador de forma descontraída, bem-humorada e informativa. Ao longo de 35 episódios , com 15 minutos de duração cada, a série descobre e revela esses territórios, que passam a ir ao ar diariamente pela emissora, pouco antes do Jornal da Cultura. Além da exibição de segunda a sexta-feira, o público conta ainda com um horário alternativo aos sábadosàs 13h. A atração é uma parceria entre a TV Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

- Publicidade -

O apresentador Felipe Gaia diz que apresentar o Territórios Culturais é, ao mesmo tempo, uma honra e uma grande responsabilidade: “o que me motiva neste programa é descobrir, aprender e compartilhar com todos tudo aquilo que, de certa forma, nos move, como música, dança, história, cultura”. Tuti Müller, que divide o comando da atração com o ator, é uma gaúcha que vive na megalópole há três anos e que até hoje se surpreende com a diversidade cultural dos bairros e municípios de São Paulo. “Falar de cultura é transmitir conhecimento, histórias de outras gerações e estimular o desenvolvimento social. É uma honra estar mostrando que ela existe e resiste em São Paulo. Sou grata por estar nessa jornada!”, diz ela.

A lista de pontos culturais a serem visitados é extensa. Nomes como o Museu da Imigração, Memorial da Resistência, Biblioteca de São Paulo, Espaço Memória Carandiru, Museu Afro Brasil, Casa das Rosas, Instituto Moreira Salles, Mirante 9 de Julho, Museu do Futebol, Pinacoteca, São Paulo Companhia de Dança, MIS, MUBE, Museu da Casa Brasileira, Fábricas de Cultura e muitos outros fazem parte dela. A dupla de apresentadores também irá descobrir manifestações culturais populares e novos talentos da metrópole e de cidades do interior e do litoral deste imenso estado.

Sobre o episódio de estreia
A partir das linhas de Metrô da região central da capital paulista, Felipe e Tuti visitam a Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, considerada uma das sete melhores salas de concertos do mundo, ao lado de espaços em cidades como Tóquio, Paris, Berlim, Hamburgo, Boston e Viena. Atravessando a rua, no Largo General Osório, na Luz, chegam à Escola de Música do Estado – EMESP Tom Jobim, responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam na Sala São Paulo, e conhecem alguns desses grandes futuros talentos.

Deixe seu comentário