Erica Malunguinho da Silva, negra, transgênero e nordestina foi eleita Deputada Estadual por São Paulo nas eleições deste domingo, 07.

Erica é a primeira pessoa transgênera que consegue uma vaga na Assembleia Legislativa Paulista – em mais de 180 anos de existência da Casa.

- Publicidade -

A candidata do PSOL obteve pouco mais de 54,4 mil votos com 98,28% das seções apuradas, o que já garantiu matematicamente sua eleição.

Erica é mestra em estética e história da arte pela USP e criadora da Aparelha Luzia, um quilombo urbano, espaço para fomentar produções artísticas e intelectuais na capital paulista. Ela também atua na área de educação, voltada para a capacitação professores da rede pública e privada.

Dentre suas propostas, estão o incentivo ao turismo social em quilombos e territórios indígenas como estratégia de combate ao racismo, proteção, visibilidade e economia sustentável. A candidata também prometeu trabalhar na questão dos direitos estruturais à população trans, aprimorar dispositivos de inclusão no mercado de trabalho.