Procon-RJ realiza mutirão para renegociação de dívidas

Pessoas com dificuldade de locomoção e idosos também poderão buscar atendimento no Procon Móvel

Xuxa opina sobre concurso de beleza com crianças: “Isso não deveria fazer parte do mundo infantil. É traumatizante”

Xuxa ainda compartilha qual lição teve após trabalhar durante anos com público infantil.

Até essa terça-feira (15), a CAIXA sorteará R$ 58 milhões em sete concursos
- Publicidade -

‘Vai faltar algema’, diziam advogados em desagravo a Valéria dos Santos

Na tarde de segunda-feira, dia 17, Duque de Caxias tornou-se a capital da advocacia brasileira. O desagravo a Valéria Lucia dos Santos, advogada algemada no 3º Juizado Especial Cível da comarca na semana passada, reuniu cerca de 300 pessoas em frente ao fórum local em protesto contra a violência sofrida pela profissional.

 

Além do presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, a Diretoria da OAB/RJ, presidentes de outras seccionais e entidades da advocacia, colegas e dirigentes de todo o estado e de várias regiões do país conferiram ao ato um caráter nacional no que tange ao Direito. A adesão do movimento negro, em especial coletivos de mulheres negras, acrescentou uma ampla representatividade social no repúdio ao ocorrido.

O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, iniciou afirmando que a força nacional da entidade está na sua atuação local. “O primeiro socorro é daquele delegado ou subseção que está ao seu lado. A Ordem existe porque somos milhares de colegas que solidariamente reagem às violências. Duque de Caxias passou a ser o coração da advocacia brasileira nessa reação. A sede da subseção foi inaugurada há menos de duas semanas, mas a verdadeira inauguração é hoje, porque não é o prédio que dá vida à Ordem, e sim dias como esse, que mostram a força da advocacia”.

Após o ato, Felipe e Lamachia reuniram-se com a juíza Mafalda Lucchese, diretora do fórum. A magistrada decidiu que a juíza leiga Ethel de Vasconcelos não será afastada preventivamente, por “respeito ao princípio do contraditório e da ampla defesa”, mas comunicou que já foi aberto um processo administrativo no Tribunal de Justiça para apurar os fatos ocorridos. A audiência realizada pela juíza leiga, como se sabe, foi tornada sem efeito pelo juiz Luiz Alfredo Carvalho Júnior, sendo remarcada para esta terça-feira, dia 18. A juíza leiga também responderá a processo administrativo na OAB/RJ. A Seccional continuará cobrando, também, punição aos policiais que algemaram a advogada.

Palavra de ordem – “Queridos amigos, me sinto honrada. No dia, fiquei com muito medo, mas enfrentei. Porque eu estudei muito. Não briguei por nada absurdo, apenas pela preservação da lei, e pela minha cliente, que é o mais importante para a nossa profissão”, resumiu a desagravada. Ela relatou um episódio que acabou por criar uma palavra de ordem: “Uma colega me disse que antes não falava nada quando isso acontecia, mas que agora, por minha causa, ela vai resistir. Eu disse: gente, vai faltar algema!”.

O presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira, também foi breve. “Repito um lema das mulheres: mexeu com uma advogada, mexeu com todas. Poucas pessoas teriam a altivez, a força moral e de caráter que a Valéria teve para enfrentar a forma covarde como foi algemada numa sala de audiência, como nem na ditadura se fazia”, condenou. Em sua fala, Luciano cobrou a votação no Congresso Nacional da lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas dos advogados.

Foi essa força o ponto destacado, também, pelo presidente da OAB/Duque de Caxias, Vagner Sant’Ana. “Temos hoje um manifesto da advocacia de todo o Brasil. Essa agressão atingiu a Valéria, mas também atingiu a cada um de nós, e a dignidade da advocacia. Sem ela, a democracia vai à falência. Essas práticas estão entrincheiradas no Poder Judiciário estadual, com as honrosas exceções. Não podemos nos acostumar e aceitar esses ataques à dignidade da advocacia, não havia crime, não há justificativas para o uso das algemas”, reforçou.

“Se cada mulher contasse um dia de trabalho seu, ficaríamos muito tempo aqui. Só nós sabemos o que passamos diariamente ao sair de casa, por medo de ser estupradas. A gente se prepara, estuda, trabalha, mas não disputa em igualdade. Aqui temos um grito da advocacia feminina, das mulheres negras, vamos resistir juntas, sempre”, acrescentou a presidente da OAB Mulher da OAB/RJ, Marisa Gaudio. Ao final do ato, Valéria foi convidada a integrar a Comissão OAB Mulher da Seccional.

Desagravo a Valéria dos Santos - Foto: Lula Aparício
Desagravo a Valéria dos Santos – Foto: Lula Aparício

A presidente Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, também esteve presente. “Venho abraçar você Valéria, em nome de todas as advogadas do Brasil. Parafraseando Rui Barbosa, digo que a advocacia é uma profissão para mulheres corajosas como você. Precisamos estar unidas, andar de mãos dadas. Como ela disse na ocasião, nós queremos trabalhar, advogar com dignidade, sermos respeitadas”, frisou.

“Todos os dias a advocacia feminina sofre, mas sabemos que isso atravessa de outra forma as mulheres negras. Quero agradecer aos coletivos de mulheres negras, como o Madalena Anastacias, o Fórum de Luta das Mulheres Negras, a Ivanir dos Santos, às comissões de Igualdade Racial da OAB/RJ e da OAB/Duque de Caxias, a Humberto Adami, e a todas as mulheres negras que estão aqui. Esse episódio demonstra a importância de nossa união. Nosso grupo de estudo de mulheres negras foi a primeira iniciativa do país, e já temos uma diretriz nacional para que outras seccionais façam o mesmo. Mais uma vez, queremos parabenizar o delegado Marcelo Vaz, que deu ordem para retirar as algemas, o com isso retirou os grilhões de nossa amiga”, afirmou a coordenadora do Grupo de Trabalho Mulheres Negras da OAB Mulher da Seccional, Marina Marçal.

Desagravo a Valéria dos Santos - Foto: Lula Aparício
Desagravo a Valéria dos Santos – Foto: Lula Aparício

União da advocacia – Já Claudio Lamachia pediu à advogada que se sentisse abraçada e acolhida por mais de 1 milhão e 100 mil advogadas e advogados brasileiros. “O que estamos vendo aqui é uma demonstração clara de união da advocacia brasileira. Acima de qualquer coisa, Valéria, você merece respeito e admiração. Da minha parte, te saúdo como presidente nacional da OAB, mas principalmente como colega de profissão. Temos que mostrar à sociedade que em um somos todos e em todos somos um. Por isso mesmo, temos aqui os presidentes da OAB de Pernambuco, São Paulo e Amazonas, além de colegas advogados de vários locais que não viram barreiras para prestar solidariedade a sua bravura. Mais do que a advocacia, é a sociedade civil organizada te apoiando e reconhecendo sua coragem”, assinalou.

Desagravo a Valéria dos Santos - Foto: Lula Aparício
Desagravo a Valéria dos Santos – Foto: Lula Aparício

A necessidade de união da categoria foi reforçada pelo presidente do sindicato dos Advogados, Álvaro Quintão. “Não é possível aceitar que alguns colegas que estavam presentes à audiência tenham se acovardado diante dessa violência contra a advocacia e contra as mulheres e os negros”. Para o presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Cássio Teles, Valéria é o “símbolo da boa resistência da advocacia, que jamais será calada”, e foi algemada quando exigia um direito de sua cliente, ou seja, “no pleno exercício profissional”, e na “luta pela justiça”. O presidente OAB/SP, Marcos da Costa, também se alinhou na defesa das prerrogativas. “É inaceitável que dentro do fórum, lugar de se fazer justiça, uma advogada, mulher, negra, seja algemada como se bandida fosse. É importante ressaltar a coragem da Valéria”, finalizou.

- Publicidade -

Mais Notícias

Incêndio na Quatro por Quatro feriu três Bombeiros e matrou outros três

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas, de acordo com a assessoria da corporação

Incêndio na Quatro por Quatro deixa três bombeiros mortos

Roberto Robadey, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, informou que outros três bombeiros ficaram feridos e foram socorridos.

Mario Frias e as modelos Maura Maurer e Flávia Barros participam do ‘Mega Senha’

Maura e Flávia são duas das influenciadoras que comandam o ‘Espelho Meu’, canal do YouTube que reúne semanalmente tendências de moda

MetrôRio terá funcionamento especial para o Fla x Flu neste domingo, no Maracanã

Trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4 e haverá reforço de efetivo nas estações

Lamsa inicia última etapa das obras de passarela interditada em Del Castilho

Concessionária estima liberação do acesso a pedestres até a próxima terça-feira

Horóscopo de sábado 19 de outubro de 2019

Veja o que está reservado para o seu signo

Saiba como fazer o carro valer até R$ 5 mil a mais na hora da venda

Na hora de vender o carro, algumas dicas são úteis para valorizá-lo

Confira os benefícios e riscos dos suplementos alimentares

Nutricionista fala sobre os suplementos alimentares e dá dicas importantes sobre sua utilização.

Julianne Trevisol e Márcio Kieling estreiam peça no Rio

Eles estão no espetáculo Ao Anoitecer, que estreia neste sábado, dia 19, na Fundição Progresso

Lucas Lucco lança DVD em formato de álbum com 6 músicas inéditas

Pertencente ao projeto "De Bar em Bar", gravado em Goiânia, as composições estão disponíveis nas plataformas de streaming

IGP-M acumula inflação de 3,33% em 12 meses

Os dados são da Fundação Getulio Vargas

Governo libera recursos para universidades federais

Segundo o Ministro da Educação, o contingenciamento não chegou a prejudicar nenhuma das ações da pasta

Saída de Joice da liderança do governo no Congresso mostra que PSL “não tem identidade partidária”, avalia cientista político

Para Eduardo Grinn, a mudança é consequência dos problemas estruturais do partido do presidente Jair Bolsonaro

Servidores do Degase anunciam possível paralisação

A informação foi divulgada durante audiência pública da Comissão de Servidores Públicos da Alerj

Danton Mello participa do filme “Um Tio Quase Perfeito 2”

O ator vive Beto, um forte candidato a roubar o coração dos sobrinhos do Tio Tony (Marcus Majella)

Ludmilla encara “maluquices” de Rodrigo Faro

Cantora gravou um quadro do Hora do Faro de domingo

Júlia Pereira entrevista Maísa e Sophia Abrahão no SPWF

Apresentadora revela curiosidades de famosos em quadro do TV Fama

Carla Perez participa de ‘challenge’ de lingerie e posta foto em apoio ao Outubro Rosa

A postagem da cantora faz parte do "Desafio Rosa", um challenge na web

O Globo realiza Gin Garden no CasaShopping

Promovido pela revista Ela, o evento reúne exposição de marcas do destilado, drinks especiais, apresentações, roteiro de gim nos restaurantes do shopping, pockets shows e mais, de 18 a 20 de outubro

The Gift Box Editora confirma participação na LER – 3º Salão Carioca do Livro

Evento acontece de 20 a 24 de novembro, na Biblioteca Parque Estadual.

Horóscopo de sexta-feira 18 de outubro de 2019

Saiba tudo o que os astros reservam para você

Novas temporadas da franquia Chicago chegam em novembro no Universal TV

As séries mostrarão como os protagonistas vão lidar com os traumas e perdas, frente a novos desafios, responsabilidades e suspeitas

Índice de roubos de cargas dos correios reduz 40% no Rio este ano

Apesar disso, as restrições de entrega domiciliar crescem no Estado e afetam o desenvolvimento do e-commerce

335 homenageia suas referências em show no Smoke Lounge

Banda de Niterói apresentará repertório do Pearl Jam em noite que contará ainda com tributo a David Bowie

Ministério da Justiça mantém Força Nacional no combate ao desmatamento na Amazônia

A permanência dos militares será de 20 de outubro até 16 de abril de 2020 nas unidades de conservação federais

Mara Maravilha diz ser a Anitta de sua época

De volta ao programa ‘Fofocalizando' depois de quase um ano afastada, Mara faz um balanço dos 30 anos de trajetória na TV

Última temporada de Killjoys chega ao SYFY

Killjoys conta a história de caçadores de recompensas e aventuras interplanetárias com muita ação, romance e drama.

Bake Off Brasil – Mão na Massa terá dupla eliminação

O primeiro desafio será um bolo de peixe. São dois bolos esculpidos, um representa o peixe Tucunaré e o outro o peixe Cachara

ENEM: Cartões com os locais de prova já estão disponíveis

No total, mais de 5 milhões de pessoas farão o exame neste ano

De véspera, ministros do STF defendem prisão em 2ª instância

Tema será julgado na sessão do Supremo desta quinta-feira

Horóscopo de quinta-feira 17 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia 17 de outubro de 2019 e fique por dentro de...

Relatório final da CPI do Feminicídio recebe 106 recomendações

Na próxima semana os deputados da comissão vão se reunir para votar o parecer prévio do documento

Júlia Pereira e Amilcare Neto curtem lua de mel em lugares paradisíacos do continente Africano

Casal vivenciou momentos incríveis em destinos que nenhum dos dois conheciam

Bom Sucesso: Nana descobre que está grávida

Quem encontra o teste é Paloma (Grazi Massafera).

CET Rio realiza interdição do Túnel Rebouças

A companhia vai realizar manutenção no acesso

Onze20, Filipe Ret, 3030, PK e L7nnon se apresentam na Cidade das Artes

Viva Festival vai reunir os maiores nomes do reggae, rap, funk e eletrônico

Casa da Virgem Maria recebe visitantes durante o Natal na Turquia

Quem visitar Izmir, a "Pérola do Egeu", no oeste da Turquia, também poderá apreciar a culinária de Éfeso

Rio de Janeiro tem eventos em homenagem aos 90 anos de Fernanda Montenegro

No Teatro Ipanema, a peça “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, será apresentada em forma de leitura dramatizada pelos alunos da CAL

Surtada: Tati Zaqui alcança 3º lugar no TOP 50 do Spotify

Música com Dadá Boladão e OIK vira hit em todo país

Gwyneth Paltrow brilha em Hollywood em evento que celebra conquistas femininas

Evento celebra as conquistas femininas da indústria cinematográfica e que também busca conscientizar o mercado

Eleições 2020: Eduardo Paes lidera pesquisa para prefeito

Marcelo Crivella e Freixo empataram na segunda colocação

III CaRIOca ProgFestival terá APOCALYPSE e Bacamarte

Festival de Rock Progressivo ainda contará com apresentação da banda Fleesh

Confira a provável escalação do Flamengo contra o Fortaleza

Mais Querido enfrenta a equipe cearense, nesta quarta-feira, às 20h, pelo Campeonato Brasileiro

Outras Notícias

- Publicidade -