- Publicidade -

CCBB comemora Mês do Orgulho Surdo com programação especial

O Programa CCBB Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte tem um compromisso com a acessibilidade, diversidade e a inclusão. Em sua programação regular, o CCBB conta com atividades como visitas mediadas em libras e o espaço Librário, para os interessados em conhecer mais sobre o universo da Língua Brasileira de Sinais. Em setembro, mês do Orgulho Surdo e da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, o Programa Educativo amplia esse compromisso e propõe uma série de atividades para celebrar as lutas e conquistas das pessoas com deficiência.

Em 16 de setembro, o projeto Com a Palavra convida o artista, ator e performer surdo Leonardo Castilho para mediar uma visita à exposição Basquiat. No dia de Luta da Pessoa com Deficiência, 20/9, a artista de dança e educadora com baixa visão Renata Mara propõe a atividade Mundo Invisível, uma reflexão sobre os modos de vida das pessoas com deficiência visual. E nos dias 15 e 16, crianças e adultos poderão participar do jogo Libras em Movimento, e conhecer mais sobre o universo das pessoas surdas.
Confira abaixo a programação completa:

16 DE SETEMBRO | DOMINGO | 14H
Com a Palavra…
O público poderá conhecer a exposição Basquiat, a partir de outros campos, olhares e modos de se relacionar com a arte. Nesta edição, o convidado é o artista, ator, performer e educador Leonardo Castilho.

Leonardo Castilho é ex-diretor de Cultura da Associação de Surdos de São Paulo – ASSP, responsável pela Vibração, Bloco Vibramão – Carnaval e Sencity Brasil, festas para a comunidade surda de São Paulo e comissário do Festival de Folclore Surdos em Florianópolis. Desde 2005 atua no setor Educativo do MAM-SP, produtor de Acessibilidade, assistente e professor de Performance e Corposinalizante do Programa Igual Diferente. Desde 2008 é integrante do Corposinalizante – Este projeto recebeu alguns prêmios, como o 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro 2009 (IPHAN/MinC). MC do Slam do Corpo.

20 DE SETEMBRO | QUINTA-FEIRA | 10H
Dia da Luta da Pessoa com Deficiência
Setembro é o mês do Dia Nacional da luta da Pessoa com Deficiência (21) e do Dia Nacional do Surdo (26). Para celebrar as lutas e conquistas das pessoas com deficiência, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida a artista da dança e educadora com baixa visão, Renata Mara, para a instalação performática Mundo Invisível. Entre flores de papel com escritos em braile, bengalas utilizadas para orientação e mobilidade, ao som de sintetizadores de voz usados em computadores e celulares, permeados por áudios de sonhos de pessoas cegas, a artista irá se mover de maneira sensível e poética. Mundo invisível permite ao público conhecer e refletir sobre modos de vida das pessoas com deficiência visual.

Renata Mara tem contribuído com projetos e iniciativas relacionados à Arte, Educação, Inclusão e Acessibilidade, ministrando palestras, oferecendo cursos de formação, além da sua produção artística que acaba por envolver pessoas com deficiência. Formada no Centro de Formação Artística da Fundação Clovis Salgado- Palácio das Artes (1995 a 2001), participou do grupo experimental do 1º Ato Centro de Dança. Dançou na X Cia, de Dança e participou da residência artística do Coletivo FAN da Dança. É pós-graduada em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte, da Educação e da Cultura, pela Escola Guignard, UEMG (2008). Graduada em Psicologia pela PUC MG (2004), e certificada do método DanceAbility – “Dança para todos” pela DanceAbility International Fundation (2011).

O artista, ator e performer surdo Leonardo Castilho irá mediar uma visita à exposição Basquiat
O artista, ator e performer surdo Leonardo Castilho irá mediar uma visita à exposição Basquiat

15 E 16 DE SETEMBRO | SÁBADO E DOMINGO | 10H ÀS 12H E 14H ÀS 16H
Lugar de Criação: Libras em Movimento
O jogo Libras em Movimento, criado pelo Grupo de Trabalho Acessibilidade e Inclusão do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação, propõe um espaço acessível e inclusivo, abordando de maneira lúdica e divertida o universo da pessoa surda. Cada jogador tem que fazer o percurso proposto pelo tabuleiro encontrando pelo caminho tarefas e perguntas relacionadas à Língua Brasileiras de Sinais (LIBRAS). No jogo da promoção da acessibilidade todos ganham.

DOMINGOS | 15H | TRADUÇÃO EM LIBRAS |
Librario
O Librario é um convite para você praticar a empatia, sair da zona de conforto e descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos. Através deste jogo pedagógico e imagético, desenvolvido através de uma abordagem sistêmica, integral e inovadora de design, o aprendizado da Libras fica divertido, promovendo a inclusão comunicacional dos surdos.

QUARTA-FEIRA | 19H30 | DOMINGO | 17H | TRADUÇÃO EM LIBRAS |
Visitas Mediadas em Libras
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz. Não é necessário agendamento prévio.

quinta-feira | 14H30 | TRADUÇÃO EM LIBRAS |
Visitas Educativas Agendadas em Libras
Mediada pelos educadores, as visitas são voltadas a grupos escolares ou não, e podem acontecer no período diurno, vespertino e noturno, com duração aproximada de 1h30. É possível escolher entre opções de visitas com atelier, apenas à exposição ou visita patrimonial. As visitas agendadas em libras acontecem de quinta-feira, às 14h30.
E-mail para agendamento: agendamentobh@ccbbeducativo.com

Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
CEP: 30140-010 | Belo Horizonte – MG
(31) 3431-9400 | Quarta a segunda das 9h às 21 horas
ccbbbh@bb.com.br | www.bb.com.br/cultura | https://twitter.com/ccbb_bh|
https://www.facebook.com/ccbb.bh/| www.instagram.com/bancodobrasil
Assessoria CCBB BH: Barbara Campos Guimarães (31) 3431-9412 | barbaracg@bb.com.br

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

VEJA TAMBÉM

Mais Notícias Relacionado
Recomendado para você

- Patrocinado -
- Publicidade -

Raquel Dodge prorroga força-tarefa da Lava Jato por um ano

A equipe também continuará com orçamento de aproximadamente R$ 800 mil para gastos com pagamentos de diárias e passagens para procuradores e servidores que estiverem no trabalho de investigação

Governo está procurando terrorista da Al Qaeda no Brasil

A informação foi dada por Sergio Moro e Ernesto Araújo.

Preço do gás natural pode cair 60% em dois anos

A expectativa do Governo do Estado é terminar os estudos sobre essa revisão em três meses

Resultado das eleições primárias da Argentina surpreendeu tanto macristas quanto kirchneristas, avalia professor

O atual presidente Maurício Macri perdeu para a chapa de Cristina Kirchner e Alberto Fernandez por 10 pontos percentuais

Chapa Fernández-Kirchner vence eleições primárias na Argentina

A inflação na Argentina terminou o primeiro semestre deste ano em 22%, e 32% da população se encontram na linha da pobreza.

Zona Oeste ganha centro cirúrgico para castração gratuita de cães e gatos

Com as novas mil vagas disponibilizadas na unidade, Vigilância Sanitária poderá fazer até 2,5 mil cirurgias por mês, com redução de riscos à saúde pública e economia para donos de animais de estimação

Vascaina? Maju Coutinho publica foto com cavalinho do Vasco da Gama

Maju completou 41 anos de vida e em sua homenagem recebeu uma linda festa surpresa de aniversário, organizada por sua amiga Taís Araújo.
- Publicidade -

‘Prévia’ do PIB mostra necessidade de aprovação de reformas para país voltar a crescer, aponta economista

IBC-Br, medido pelo Banco Central, indicou recuo de 0,13% no 2º trimestre deste ano

ENCCEJA: prova será em 25 de agosto

A avaliação é destinada a brasileiros que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade adequada.

Guedes sobre recuperação econômica: “Tenham um pouco de paciência”

Em sua fala, Guedes fez uma longa defesa de políticas liberais contra o “atraso cognitivo”

Bombeiros resgatam mãe e filho de desabamento em Curicica

Além do trabalho de resgate, os bombeiros fizeram o escoramento da casa de quatro andares e das residências vizinhas

Desabamento em Curicica deixa duas pessoas desaparecidas

De acordo com informações dos bombeiros as duas pessoas estão no primeiro piso do imóvel.
video

WCnoBeat lança clipe de “Hoje Tem” com Filipe Ret e MC Davi

Com referência ao Baile da Gaiola, a música traz também uma mensagem de apoio ao DJ Rennan da Penha

Vasco da Gama: Luxemburgo elogia zaga e exalta triunfo sobre o Goiás

"O resultado muito importante para aquilo que nós queremos dentro da competição, que é primeiro sair da zona da confusão", disse o Técnico
video

Vasco da Gama vence o Goiás fora de casa, veja o gol

No Serra Dourada, Gigante derrotou o Esmeraldino por 1 a 0, em jogo válido pela 14ª rodada da Série A

Desembargadora concede habeas corpus a Eike Batista

Juíza argumenta que prisão violou a Constituição

MPRJ se pronuncia sobre investigações da Fundação Roberto Marinho

A representação feita pelo Prefeito Marcelo Crivela foi encaminhada ao referido órgão e está sendo apreciada pela promotora de justiça titular, que não se pronunciará enquanto não concluir a apuração dos fatos.

Mãe é presa no Complexo do Almemão por torturar filho de 9 meses

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nessa sexta-feira (10), Edilaine de Araújo Assis, 19 anos, Naiara de Lima Silva, 24 anos, e...

Nova denúncia de contratos irregulares envolve Eduardo Paes e Grupo Globo

Entre 2009 a 2015, a empresa do Grupo Globo foi agraciada com contratos com a Educação, sem licitação que, em valores atualizados, chegam a R$ 33 milhões.

Hemorio coleta doações de sangue no Center Shopping Rio

Ação busca reforçar o estoque do hemocentro e incentivar a doação
video

Botafogo vence o Athletico-PR e encosta no G-6, veja os gols

No Nilton Santos, Alvinegro derrotou o Furacão por 2 a 1 em jogo válido pela 14ª rodada da Série A
video

Flamengo vence o Grêmio por 3 x 1, veja os gols

No Maracanã, Rubro-Negro derrotou o Tricolor Gaúcho por 3 a 1 e diminuiu a distância para o líder Santos

Flamengo x Grêmio: confira escalações e onde assistir ao jogo

O meia uruguaio Arrascaeta acredita que com mais tempo de trabalho o elenco conseguirá assimilar cada vez mais as ideias do técnico Jorge Jesus.
- Publicidade -
- Publicidade -

Deu o que falarPOPULAR
As noícias mais lidas da semana

‘Prévia’ do PIB mostra necessidade de aprovação de reformas para país voltar a crescer, aponta economista

IBC-Br, medido pelo Banco Central, indicou recuo de 0,13% no 2º trimestre deste ano

Horóscopo de terça-feira 13 de agosto de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

Horóscopo de terça-feira 13 de agosto de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...