• News
- Publicidade -

Para 27% dos brasileiros, desmatamento é maior ameaça ao meio ambiente

Pesquisa feita pelo Instituto Ibope Inteligência para o WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza) revela que o desmatamento, a poluição das águas, a caça e a pesca ilegais e as mudanças climáticas são, na opinião dos brasileiros, as principais ameaças ao meio ambiente. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 26 de junho com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, de diferentes classes sociais, em todas as regiões do país e divulgada hoje (4) na véspera do Dia da Amazônia, que se comemora amanhã (5).

Os dados indicam que a principal preocupação dos brasileiros em relação ao tema é com o desmatamento, citado por 27% dos entrevistados. Em seguida, está a poluição das águas (26%) e, empatados em terceiro lugar, a caça e pesca ilegais, além de mudanças climáticas (16%). As obras de infraestrutura, como hidrelétricas, rodovias e portos, foram citadas como uma ameaça ao meio ambiente por 15% dos entrevistados.

Ao comparar os dados deste levantamento com outro realizado em 2014, a diretora de Engajamento do WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi, disse à Agência Brasil que o desmatamento das florestas se manteve com 27% das citações. “Esse indicador mostra como as pessoas percebem o desmatamento como principal fator de ameaça no país. O mesmo aconteceu com a poluição das águas”.

Para Gabriela, o fato de a poupulação estar mais bem informada, elevou a percepção em relação à ameaça das mudanças climáticas, cujas menções subiram de 13% para 16%. “São as pessoas começando a perceber mais a conexão das mudanças climáticas para ameaça não só à natureza, mas também no contexto urbano”.

Thiago Silva/ Fapesp/Direitos Reservados/Agência Brasil - Diário Carioca
Thiago Silva/ Fapesp/Direitos Reservados/Agência Brasil

Orgulho nacional

Gabriela destacou a ligação entre as ameaças apontadas pelos brasileiros com outra parte da pesquisa que é a questão do orgulho em relação ao país. Todos os indicadores mensurados tiveram queda, refletindo o momento de crise iniciado em 2014. “A ordem dos temas de que eles mais se orgulham se manteve. Meio ambiente permanece em primeiro lugar como principal motivo de orgulho nacional”. Apesar disso, o percentual apurado em 2014, que era 58%, caiu este ano para 39%.

Em 2014, o segundo maior orgulho do brasileiro era a diversidade da população e da cultura, que aparecia com 37% de menções. Esse percentual caiu em 2018 para 26%. Já a questão da qualidade de vida subiu no conceito dos brasileiros de 28% em 2014, para 30% neste ano. Os dados evidenciam a preocupação maior dos brasileiros com as condições em que vivem, não só nas áreas urbanas. “A nossa leitura desses dois dados – orgulho do meio ambiente e orgulho da qualidade de vida coloca as duas agendas como muito relacionadas. Ter melhor qualidade de vida é ter também maior contato com o meio ambiente e as riquezas naturais”.

Todos os demais indicadores caíram nesta última pesquisa em comparação a 2014: esporte, de 30% para 23%; característica pacífica do país, de 19% para 9%. “Mostra muito que se está vivendo uma realidade de insegurança. A gente não tem a guerra por si só, mas tem toda a questão da violência urbana acontecendo”, explicou Gabriela. O percentual das pessoas que não responderam sobre esse último tema subiu de 8% para 13%.

Responsabilidade

Esse dado é confirmado por outro tópico da pesquisa que revela que nove entre dez entrevistados querem ter maior proximidade da natureza. De acordo com o levantamento, cresceu o percentual de brasileiros que gostariam de ter mais contato com o meio ambiente (de 84%, em 2014, para 91%). Houve incremento também em relação aos brasileiros que valorizam lugares com paisagens naturais quando vão viajar (de 62% para 82%).

Embora a população continue apontando o governo como principal responsável por cuidar das unidades de conservação, com 72% de menções (contra 74% em 2014), aumentou de forma significativa o percentual de brasileiros que atribuem também aos cidadãos a responsabilidade pela defesa dos recursos naturais. O número evoluiu 20 pontos percentuais, passando de 46% das citações, em 2014, para 66%, na sondagem atual. As organizações não governamentais (ONGs) ocupam a terceira posição, com 23%. Em 2014, receberam 20% das menções.

“Por meio dessa pesquisa, tem um recado muito claro: os brasileiros querem ver mais responsabilidade de todos os atores da sociedade, governo principalmente, cuidando dos nossos recursos naturais, cuidando da natureza como um todo, em uma conexão clara da qualidade de vida, qualidade das águas, com o seu bem-estar”, afirmou a diretora do WWF-Brasil.

Agendas

“A gente quer do governo essa agenda das áreas protegidas, da natureza e dos recursos naturais preservados. Isso é muito relevante para a população brasileira”.

Gabriela acredita que, por meio da educação, pode haver um maior engajamento da população com esses temas relacionados à natureza, uma vez que existe o interesse das pessoas e conscientização de que elas devem fazer parte das soluções.

“Há uma conexão entre as agendas que são do entretenimento, do lazer em família, com a agenda também da consciência. Eu escolho áreas que estão sendo melhor preservadas, que precisam ser defendidas, como uma maneira de valorizá-las e de ter maior contato com a natureza”, disse a diretora. Segundo ela, isso vem ocorrendo no comportamento de famílias do Brasil, em todos os extratos sociais.

- Advertisement -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Notícias Relacionado
Recomendado para você

- Patrocinado -
- Publicidade -

Após tragédia, Hospital Badim ainda tem 57 pacientes internados

Em nota divulgada à imprensa na tarde deste domingo (15), o Hospital Badim informou que está com um total de 57 pacientes internados...

Religiosos pedem liberdade e respeito em caminhada no Rio

A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa chegou hoje (15) à sua décima segunda edição, reunindo na Praia de Copacabana representantes de...

Presidente da Coreia do Sul participará da Assembleia Geral da ONU

Não ficou claro se o Japão vai estar na agenda da reunião entre Trump e Moon.

Incêndio atinge Hospital Badim e pacientes são retirados às pressas

Pacientes foram levados para a rua e depois para outras unidades

Justiça revoga prisão preventiva do ex-deputado Indio da Costa

Ex-deputado foi preso em operação contra fraudes nos Correios

“Depois do Casamento” chega aos cinemas, nesta semana

Julianne Moore (Gloria Bell) e Michelle Williams (O Rei do Show) contracenam em cenas dramáticas e carregadas de sentimento no remake

Espanha ganha campeonato mundial de basquete

O Brasil foi eliminado do campeonato ainda na fase de grupos

Flamengo vence o Santos e vira o turno na liderança pela primeira vez nos pontos corridos, veja o gol

O Flamengo segue com tudo no Brasileirão! Na tarde deste sábado (14), outra vez com o Maracanã lotado, o Rubro-Negro fez a...
- Publicidade -

TJ do Rio inaugura vara especializada no combate ao crime organizado

Serão três juízes dedicados unicamente a julgar casos que envolvam organizações criminosas, ajudando assim a desafogar as demais varas do estado.

Supremo rejeita denúncia da PGR contra ministro do TCU

O julgamento começou no mês passado e foi interrompido após o voto do relator, Edson Fachin

Número de mortes violentas no país caiu 10,43% de 2017 para 2018

Casos passaram de 64.021 para 57.341, mostra anuário

Setembro Amarelo: ANS reforça o alerta sobre os cuidados com as doenças mentais

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10/09.

Linha Amarela terá manutenção na iluminação em toda a via

Equipes também vão trabalhar na limpeza do Rio Faria Timbó

Gusttavo Lima divulga primeira faixa do novo DVD

Gusttavo Lima lança hoje, 12 de setembro, no YouTube e nas principais plataformas digitais, a primeira faixa inédita do DVD “O Embaixador...

Premiação do Brasileirão pode ajudar as contas do Botafogo

Botafogo enfrenta o Ceará e quer subir ainda mais na tabela

Derrota para o Bahia freia expectativa do Vasco da Gama no Brasileirão

Foco agora é vencer a Chape no sábado para retomar a tranquilidade

Acompanhe o trânsito e o que acontece no Rio de Janeiro em 08/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Acompanhe o trânsito e o que acontece no Rio hoje, 07/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Rio inaugura centro de acolhimento a vítimas de violência

O Centro de Acolhimento do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes terá um espaço total de 40m², com recepção exclusiva e espaço lúdico, brinquedos e TV

Confira o trânsito e o que acontece no Rio nesta sexta-feira, 06/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Confira o trânsito e o que acontece no Rio nesta quart-feira, 05/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Cueva pode chegar ao Vasco da gama e Valdívia e Bruno César devem sair

O Vasco da Gama pode sofrer novas mudanças em seu elenco para o final da temporada 2019 com novas saídas prestes a...
video

Vasco da Gama perde para o Bahia, veja os gols

Clayton fez sua estreia com a camisa do Vasco
- Publicidade -
- Publicidade -

Deu o que falarPOPULAR
As noícias mais lidas da semana

Horóscopo de segunda-feira 16 de setembro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

NY Vice – Smooth Steering

What was expected of her was the same thing...

Horóscopo de quinta-feira 12 de setembro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

Você está offline