- Publicidade -
[the_ad_group id="16340"]

Confira a programação de Setembro no CCBB

Durante o mês de setembro, o espetáculo Diários do Abismo inicia a sua temporada no CCBB com Maria Padilha no elenco. Já no cinema, entram em exibição: Festival Visões Periféricas 20182º Festival de Cinema BB DTVM9º Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol Buster Keaton – O Mundo é um Circo. Acontece também a 3ª edição do Festival Sai na Rede com Baco Exu do BluesPlutão Já foi PlanetaJoão Brasil e muito mais!
 
EXPOSIÇÃO
CONSTRUÇÕES SENSÍVEIS: A EXPERIÊNCIA GEOMÉTRICA LATINO-AMERICANA NA COLEÇÃO ELLA FONTANAIS – CISNEROS
1º andar – Até 17 de setembro
A exposição traz ao Brasil um recorte da abstração em nosso continente. Junto ao importante legado do concretismo e neoconcretismo brasileiros, são apresentadas as poéticas abstratas que prosperaram em outros países a partir dos anos 1930.
Exposição foi pensada especialmente para o Brasil e presta uma sutil homenagem à mostra “Arte Agora III, América Latina: Geometria sensível”, destruída num trágico incêndio em 1978, quando ocupava o MAM Rio de Janeiro. Diversos artistas apresentados naquela histórica ocasião estão presentes, junto a artistas contemporâneos que apontam para os rumos da abstração atual.
Curadoria: Rodolfo de Athayde e Ania Rodriguez

Palestra
Dia 13 de setembro teremos a presença da colecionadora Ella Fontanals-Cisneros para dividir as particularidades de seu acervo e a seleção de obras que compõe a exposição.
Auditório 4º andar – 18h30
Senhas distribuídas 1 hora antes do evento
Classificação indicativa: livre
 
TEATRO

A SERPENTE 
Teatro II – 02/08 a 02/09
Quinta a segunda – 19h
A peça, a última escrita por Nelson Rodrigues (1912-1980), conta a história de uma mulher que se apaixona pelo cunhado depois de passar uma noite com ele com o consentimento da irmã. As duas começam então a disputar o mesmo homem.
Texto: Nelson Rodrigues. Direção: Eric Lenate. Elenco: Carolina Lopez, Fernanda Heras, Eric Lenate, Rodrigo Caetano e Ana Negraes.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

NAQUELE DIA VI VOCÊ SUMIR

Teatro III – Até 14/10
Quarta a domingo – 19h30
A partir da obra “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato, a peça retrata um dia na vida dos habitantes de uma grande cidade marcada pela diversidade humana, formando um mosaico de gente de todos os lados do Brasil e todas as classes sociais.
Criação e direção: Áreas Coletivo. Dramaturgia: Emanuel Aragão, a partir da obra “Eles eram muitos cavalos” de Luiz Rufatto. Elenco: Camila Márdila, Giordano Castro, Liliane Rovaris, Miwa Yanagizawa e Pedro Wagner.
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Maria Padilha estrela Diários do Abismo em cartaz no CCBB - Foto: Diuvlgação
Maria Padilha estrela Diários do Abismo em cartaz no CCBB – Foto: Diuvlgação

DIÁRIOS DO ABISMO
Teatro II – 13/09 a 05/11
Quinta a segunda – 19h
“Em forma de relato autobiográfico, feito em grande parte durante o ano de 1959, a atriz Maria Padilha vai contando fatos determinantes da vida da escritora Maura Lopes Cançado durante suas internações em clínicas psiquiátricas”.
Texto original: Maura Lopes Cançado; Dramaturgia: Newton Moreno; Direção: Sergio Módena; Elenco: Maria Padilha.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

IDEIAS

A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO
Biblioteca – 12/09
19h
Ciclo de debates que aborda os impactos do exílio na vida pessoal e na produção literária de escritores.
Convidada: Terézia Mora
Sem chão e sem palavras: não há paisagem sem pouso.
O desamparo humano e os impasses comunicacionais do novo milênio encontram na língua de adoção (do húngaro para o alemão) o campo para refinada reinvenção ficcional.
Moderador: Marcelo Backes
Curadoria: Clarisse Fukelman
Classificação indicativa: livre

MÚSICA

MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar)
Quartas-feiras – 12h30
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva

Almério vai se apresentar no CCBB
Almério vai se apresentar no CCBB

SAI DA REDE 2018 
07 a 08/09
Em sua terceira edição no Rio de Janeiro, o Festival desembarca com novidades: além da seleção da música fresquíssima de novos artistas, que vem sendo o fio condutor do festival desde seu início, em 2011, a edição deste ano conta também com a exibição de filmes e bate-papos.
Praça dos Correios – 21h
Dia 07 – Baco Exu do Blues, ÀTTOOXXÁ, João Brasil
Dia 08 –  Plutão Já Foi Planeta, Luedji Luna, Almério
Classificação indicativa: 18 anos
Curadoria e direção artística: Amanda Menezes e Pedro Seiler; Coordenação geral: Maria Angela Menezes.
Classificação indicativa: livre

CINEMA
MONSTROS NO CINEMA
Cinemas I e II – 15/08 a 10/09
Quarta a domingo
A mostra faz um apanhado de filmes de monstros que têm aterrorizado e encantado plateias do mundo todo ao longo da história da sétima arte. Do clássico O Golem ao mais recente vencedor do Oscar, A forma da água, passando por títulos como Drácula, Frankenstein, Godzilla, Alien, O Vingador Tóxico, Gremlins e Mar Negro. Reunindo alguns dos principais filmes já produzidos sobre o assunto, de estilos, períodos e lugares diversos, a programação também inclui mesas de debate,  aula magna e uma oficina de maquiagem.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Breno Lira Gomes
Classificação indicativa de acordo com o filme

SAI DA REDE 2018 – MOSTRA AUDIOVISUAL
Cinema I – 05 e 06/09
Quarta e quinta
Além da seleção habitual da música de novos artistas que vem sendo o fio condutor do festival desde seu início, em 2011, a edição deste ano conta também com a exibição de filmes e bate-papos.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura.
Curadoria: Tatiana Leite, Mariana Amaral e Nina Ribeiro
Classificação indicativa de acordo com o filme.

FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS 2018
Cinemas I e II – de 12 a 16/09
Quarta a domingo
Com mostras competitivas e informativas de longas e curtas, o projeto chega à sua 12ª edição buscando quebrar barreiras e reinventar o conceito de periferia. Além das sessões de cinema, o festival promove o encontro do público com realizadores vindos de vários lugares e com propostas estéticas diferentes, sempre levando em conta as possibilidades que a tecnologia oferece para fazer chegar esses filmes a novas plateias.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Arthur Fiel, Emílio Domingos, Janaína Oliveira e Julia Levy.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

2º FESTIVAL DE CINEMA BB DTVM
Cinema I – de 20 a 23/09
Quinta a domingo
Atuando desde 1996 como incentivadora do cinema nacional, a BB DTVM, gestora de fundos de investimento do Banco do Brasil, já investiu em mais de 100 produções dos mais variados gêneros. A segunda edição do Festival reforça o compromisso da empresa com a ampliação do acesso à cultura, apresentando ao público, com entrada franca, um recorte diversificado da produção cinematográfica brasileira. O festival acontece nas unidades do CCBB em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Classificação indicativa de acordo com o filme.

9º CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL
Cinema II – de 21 a 24/09
Sexta a segunda
Chega ao CCBB, com entrada franca, a 9ª edição da mostra, que apresenta uma seleção da mais recente safra mundial do cinema de futebol. Trata-se do único festival do gênero no país, que oferece ao público o contato com uma atmosfera singular e reveladora de histórias projetadas nos mais variados gêneros e formatos.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Antonio Leal.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

BUSTER KEATON – O MUNDO É UM CIRCO
Cinema I – 26/09 a 14/10
Quarta a segunda
Maior retrospectiva já feita no Brasil sobre a obra do ator, produtor, diretor e roteirista norte-americano, considerado pela crítica especializada um dos principais realizadores da história do cinema. A programação contempla os principais momentos de sua carreira, desde a fase inicial, na década de 1910, até os últimos trabalhos, já nos anos 1960. São quase 50 títulos no total, entre curtas e longas, mudos e falados, com ênfase na filmografia dos anos 1920, considerada sua fase de ouro, em que produzia, dirigia e atuava. Entre as atrações da mostra está a realização de 3 sessões com acompanhamento musical ao piano e a realização de curso, debate e aula magna.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Diogo Cavour e Ruy Gardnier.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

GALERIA DE VALORES
Museu Banco do Brasil
Quarta a segunda- 09 às 21h
Exposição de longa duração que apresenta a trajetória da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de 2 mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Venha conhecer materiais curiosos que já foram ou continuam sendo usados como dinheiro!
Curadoria: Denise Mattar

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Museu Banco do Brasil
Quarta a segunda– 09h às 21h
Exposição de longa duração que apresenta a história do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país. As quatro salas, recentemente reabertas, com nova cenografia, mostram a linha do tempo de 1808 até os dias atuais, destacando os acervos museológico e arquivístico do Banco do Brasil. Outros três ambientes apresentam a sala do secretário, a sala do presidente e a biblioteca utilizadas pela Direção Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio

BIBLIOTECA
5º andar
Quarta a segunda – 9h às 21h
Acervo bibliográfico disponível gratuitamente para consulta.
Entrada franca

ARQUIVO HISTÓRICO
6º andar
Segunda, quarta, quinta e sexta – 10h às 19h
Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral. Atendimento com agendamento telefônico prévio no 3808-5323.

CCBB EDUCATIVO
1º andar
Quarta a segunda – 09h às 21h
O programa Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade e se destina a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas. Agendamentos para grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência podem ser realizados pelo email agendamentorj@ccbbeducativo.com. Informações adicionais pelo email contatorj@ccbbeducativo.com. Acompanhe a programação no site bb.com.br/cultura e em ccbbeducativo.com.

Serviços
Confeitaria Colombo – Casa de chá 
2° andar
Quarta a segunda
Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária.

Restaurante e Cafeteria Verso
Térreo
Quarta a segunda
A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e a partir do meio dia, o restaurante traz opções de almoço, chá da tarde e jantar.

Livraria da Travessa

Térreo
Quarta a segunda
É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

VEJA TAMBÉM

Mais Notícias Relacionado
Recomendado para você

- Patrocinado -[the_ad_group id="16340"]
- Publicidade -

Raquel Dodge prorroga força-tarefa da Lava Jato por um ano

A equipe também continuará com orçamento de aproximadamente R$ 800 mil para gastos com pagamentos de diárias e passagens para procuradores e servidores que estiverem no trabalho de investigação

Governo está procurando terrorista da Al Qaeda no Brasil

A informação foi dada por Sergio Moro e Ernesto Araújo.

Preço do gás natural pode cair 60% em dois anos

A expectativa do Governo do Estado é terminar os estudos sobre essa revisão em três meses

Resultado das eleições primárias da Argentina surpreendeu tanto macristas quanto kirchneristas, avalia professor

O atual presidente Maurício Macri perdeu para a chapa de Cristina Kirchner e Alberto Fernandez por 10 pontos percentuais

Chapa Fernández-Kirchner vence eleições primárias na Argentina

A inflação na Argentina terminou o primeiro semestre deste ano em 22%, e 32% da população se encontram na linha da pobreza.

Zona Oeste ganha centro cirúrgico para castração gratuita de cães e gatos

Com as novas mil vagas disponibilizadas na unidade, Vigilância Sanitária poderá fazer até 2,5 mil cirurgias por mês, com redução de riscos à saúde pública e economia para donos de animais de estimação

Vascaina? Maju Coutinho publica foto com cavalinho do Vasco da Gama

Maju completou 41 anos de vida e em sua homenagem recebeu uma linda festa surpresa de aniversário, organizada por sua amiga Taís Araújo.
- Publicidade -

‘Prévia’ do PIB mostra necessidade de aprovação de reformas para país voltar a crescer, aponta economista

IBC-Br, medido pelo Banco Central, indicou recuo de 0,13% no 2º trimestre deste ano

ENCCEJA: prova será em 25 de agosto

A avaliação é destinada a brasileiros que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade adequada.

Guedes sobre recuperação econômica: “Tenham um pouco de paciência”

Em sua fala, Guedes fez uma longa defesa de políticas liberais contra o “atraso cognitivo”

Bombeiros resgatam mãe e filho de desabamento em Curicica

Além do trabalho de resgate, os bombeiros fizeram o escoramento da casa de quatro andares e das residências vizinhas

Desabamento em Curicica deixa duas pessoas desaparecidas

De acordo com informações dos bombeiros as duas pessoas estão no primeiro piso do imóvel.
video

WCnoBeat lança clipe de “Hoje Tem” com Filipe Ret e MC Davi

Com referência ao Baile da Gaiola, a música traz também uma mensagem de apoio ao DJ Rennan da Penha

Vasco da Gama: Luxemburgo elogia zaga e exalta triunfo sobre o Goiás

"O resultado muito importante para aquilo que nós queremos dentro da competição, que é primeiro sair da zona da confusão", disse o Técnico
video

Vasco da Gama vence o Goiás fora de casa, veja o gol

No Serra Dourada, Gigante derrotou o Esmeraldino por 1 a 0, em jogo válido pela 14ª rodada da Série A

Desembargadora concede habeas corpus a Eike Batista

Juíza argumenta que prisão violou a Constituição

MPRJ se pronuncia sobre investigações da Fundação Roberto Marinho

A representação feita pelo Prefeito Marcelo Crivela foi encaminhada ao referido órgão e está sendo apreciada pela promotora de justiça titular, que não se pronunciará enquanto não concluir a apuração dos fatos.

Mãe é presa no Complexo do Almemão por torturar filho de 9 meses

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nessa sexta-feira (10), Edilaine de Araújo Assis, 19 anos, Naiara de Lima Silva, 24 anos, e...

Nova denúncia de contratos irregulares envolve Eduardo Paes e Grupo Globo

Entre 2009 a 2015, a empresa do Grupo Globo foi agraciada com contratos com a Educação, sem licitação que, em valores atualizados, chegam a R$ 33 milhões.

Hemorio coleta doações de sangue no Center Shopping Rio

Ação busca reforçar o estoque do hemocentro e incentivar a doação
video

Botafogo vence o Athletico-PR e encosta no G-6, veja os gols

No Nilton Santos, Alvinegro derrotou o Furacão por 2 a 1 em jogo válido pela 14ª rodada da Série A
video

Flamengo vence o Grêmio por 3 x 1, veja os gols

No Maracanã, Rubro-Negro derrotou o Tricolor Gaúcho por 3 a 1 e diminuiu a distância para o líder Santos

Flamengo x Grêmio: confira escalações e onde assistir ao jogo

O meia uruguaio Arrascaeta acredita que com mais tempo de trabalho o elenco conseguirá assimilar cada vez mais as ideias do técnico Jorge Jesus.
- Publicidade -
- Publicidade -[the_ad_group id="16340"]

Deu o que falarPOPULAR
As noícias mais lidas da semana