Durante 30 dias, o mundo vai voltar suas atenções para o futebol. A Copa do Mundo de 2018 começa nesta quinta-feira, 14 de junho, e termina em 15 de julho, na Rússia. O país do leste europeu sediará pela primeira vez uma Copa e contará com 11 cidades-sede.

Em dezembro do ano passado, o sorteio dos grupos para a Copa da Rússia foi realizado. O evento aconteceu em Moscou e as 32 equipes que irão disputar a competição foram divididas em oito grupos, com base no ranking da Fifa de outubro de 2017. Todos os grupos, bem como as datas e os locais onde serão disputadas as partidas, foram divulgados na oportunidade.

- Publicidade -
Copa 2018: tudo o que você precisa saber sobre a competição
Copa 2018: tudo o que você precisa saber sobre a competição

Durante a competição, os jogos serão disputados em 11 cidades e 12 estádios diferentes. Moscou é o único local com dois estádios que receberão jogos da Copa. Dos 12 estádios, dois foram reformados e 10 reconstruídos.

O mascote oficial da Copa é um lobo, que foi apelidado de Zabivaka, que em russo significa “aquele que marca um gol”. A bola oficial da Copa do Mundo teve como inspiração a Telstar, bolas oficiais das Copas de 1970 e 1974. Lançada em 9 de novembro do ano passado, a bola oficial da Copa deste ano foi batizada de Telstar 18.

A cerimônia de abertura está agendada para às onze e meia da manhã desta quinta-feira (14), horário de Brasília, no estádio Luzhniki, em Moscou. O jogo de abertura será entre a anfitriã Rússia e Arábia Saudita, ao meio dia, logo após a abertura oficial.

No total, 64 partidas serão disputadas em território russo durante a Copa do Mundo de 2018. A final será disputada no dia 15 de julho, ao meio-dia, horário de Brasília, na capital russa.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes