21.4 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, 22 de julho de 2019 12:5425
- Publicidade -

Troca de placas nacionais para “padrão Mercosul” sofre mudanças

As regras para a troca das placas de veículos nacionais para o novo modelo adotado no Mercosul deverá sofrer mudanças. Isso porque a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obrigava a troca até o fim de 2023, está sendo revista.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Pereira, em uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

- Advertisement -

Agora, a substituição da placa só vai ser exigida nas transferências de veículos usados e na compra de carros novos. De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, as placas terão itens de segurança que vão permitir rastrear os carros, o que impede também a clonagem.

“A essência desta mudança é o combate ao crime, o combate ao furto de automóveis, roubo de automóveis. A tecnologia abarcada neste novo modelo de placas, que é o modelo do Mercosul, permite que haja rastreamento, uma integração de tecnologias nesse modelo de placa que, além de todas essas absorções, terá interfaceamento com as forças de segurança.”

A placa vai ser branca, com uma tarja azul na parte superior, terá uma bandeira do Brasil no lado direito e a configuração das quatro letras e dos três números vão poder ficar embaralhados aleatoriamente. Além disso, a nova placa vai ter um chip e um código de leitura para facilitar a identificação dos carros.

O presidente do Denatran, Maurício Pereira, disse que a nova resolução deverá ser discutida pelo Contran no dia 10 de maio. Segundo ele, a nova placa terá um valor menor que a antiga, que hoje custa em torno de R$ 150 e R$ 200 o par.

Reportagem, Cintia Moreira

Assine nossa Newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas Notícias

Botafogo perde para o Santos com golaço de Marinho

Na manhã deste domingo (21), Peixe leva a melhor no duelo alvinegro, vence por 1 a 0 no Nilton Santos e alcança mesma pontuação do Verdão

Bolsonaro aguarda “sim” de Trump para indicar filho a embaixada do Brasil nos EUA

Após aval dos norte-americanos, Eduardo Bolsonaro ainda precisará ser aprovado na comissão de Relações Exteriores e no plenário do Senado

PM quer retomar programa de UPP no Rio

Segundo secretário, programa sofreu sucateamento nos últimos anos

Bolsonaro afirma que não vai propor fim da multa de 40% do FGTS

Ele se reunirá neste domingo com equipe econômica para definir saques

Estação Espacial Internacional lançará 100 “minicérebros” humanos ao espaço

rata-se de uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia e que conta com trabalho do cientista brasileiro Alysson Muotri

Agnaldo Timóteo tem alta após quase dois meses internado

Cantor teve princípio de AVC e infecção urinária