- Publicidade -

Cuba elege 1º presidente após 60 anos de governo dos irmãos Castro

A Assembleia Nacional de Cuba se reúne nesta quarta-feira (18) para escolher o próximo presidente da ilha caribenha que, nas últimas seis décadas, foi governada pelos irmãos Castro: Fidel, que morreu aos 90 anos, e Raúl, que prometeu se aposentar aos 86. O novo líder será o primeiro, desde a Revolução Cubana, com outro sobrenome e representando uma geração mais jovem do que aquela que pegou em armas para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista (1952-1959) e desafiar os Estados Unidos (EUA), estabelecendo um regime socialista a 150 quilômetros de sua costa.

O novo presidente de Cuba assume em um momento delicado. A Venezuela, que fornece petróleo e sustentava o regime cubano, hoje enfrenta grave crise econômica, marcada pela hiperinflação, o desabastecimento e o isolamento internacional.

Com a mudança de governo em 2017, os Estados Unidos recuaram no processo de reaproximação – primeiro passo para o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro que continua impondo à ilha. O presidente norte-americano, Donald Trump, (eleito também com o voto dos cubanos que imigraram para os EUA e que exigem a derrubada do comunismo na ilha), limitou viagens e investimentos (dos norte-americanos) em Cuba.

Raúl Castro diz que foi eleito presidente para “defender, manter e continuar aperfeiçoando o socialismo cubano –  e não para destruí-lo”.

A eleição representa o fim de uma era, mas muitos observadores acham que, na prática, pouca coisa mudará na vida dos 11,5 milhões de cubanos: o Partido Comunista de Cuba (PCC) continua sendo o único e Raúl Castro seu chefe.

“O Partido Comunista é o órgão máximo de decisão política, de acordo com a Constituição cubana. Raúl Castro deixa a presidência do país, mas não o cenário politico”, disse à Agência Brasil Erika Guevara-Rosas, diretora para as Américas da Anistia Internacional, uma organização de defesa dos direitos humanos. “Lamentavelmente, Cuba continua sendo um país que violenta, de forma massiva, as liberdades civis, políticas e de expressão.” Cuba é o único país do continente que não permite acesso oficial à Anistia Internacional.

A expectativa é de que o cargo seja ocupado pelo atual vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, que nasceu depois da revolução, não usa farda, mas defende os ideais do Partido Comunista Cubano (PCC), onde atua desde jovem. “Sou como muitos neste país”, disse Díaz-Canel. “Formamos parte de uma geração que nasceu nos anos 60 e agradecemos muito toda a formação e as possibilidades brindadas pela revolução. Tivemos a oportunidade de participar dos processos de decisão nas organizações de base estudantis e da juventude”.

Presidente eleito de Cuba - Foto: Cuba Debate/Ismael Francisco
Presidente eleito de Cuba – Foto: Cuba Debate/Ismael Francisco

Reformas

Só houve uma sucessão presidencial na Cuba revolucionária e ela foi programada. Em 2006, Fidel Castro entregou o comando do país ao irmão caçula – primeiro interinamente, depois oficialmente. Fidel estava doente e morreu dez anos depois. Nos últimos 12 anos, Raúl Castro adotou algumas medidas de abertura. Meio milhão de cubanos hoje trabalham no setor privado. Desde 2013, quem quiser pode deixar o país, sem precisar de autorização para viajar ou ter que fugir de barco, numa perigosa travessia para a costa da Flórida. A compra e venda de imóveis e carros, mesmo limitada, foi permitida. E a internet chegou à ilha, onde existem mais de 600 áreas publicas com conexão wifi.

No cenário internacional, Cuba participou da 7ª Cúpula das Américas em 2015. Foi a primeira reunião de líderes dos 35 países do Continente Americano com a participação do governo cubano, que até então tinha sido vetada pelos Estados Unidos. A notícia foi o histórico aperto de mão entre Raúl Castro e o então presidente norte-americano, Barak Obama, marcando a reaproximação dos dois países, depois de mais de meio século de guerra fria.

Apontada como responsável por disseminar revoluções comunistas na região, Cuba patrocinou o acordo de paz entre o governo colombiano de centro-direita, do presidente Juan Manuel Santos, e os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Sete mil rebeldes entregaram as armas, depois de 50 anos de conflito, para formar um partido político, que este ano disputou as primeiras eleições legislativas.

Com a morte de Fidel em 2016, a pergunta era sobre o futuro do país. Raúl Castro propôs ao partido limitar a idade (70 anos) e o mandato (dois períodos de cinco anos) dos dirigentes do PCC, além de uma reforma constitucional. E anunciou que deixaria a presidência, por decisão própria, em abril deste ano.

Renovação

Para ex-combatentes da revolução, o sucessor de Raúl Castro representa a renovação da cúpula do regime comunista cubano, mas a continuidade de seus ideais. Alejandro Ferras Pellicer, de 94 anos, aposta nesta nova geração que, ao contrário da anterior, nasceu com direito à educação e que, segundo ele, estará mais preparada – intelectualmente e tecnologicamente – para lutar por uma sociedade mais igualitária.

Raúl Castro sinalizou, em mais de uma ocasião, que a ideologia não está em jogo – não importa quem seja o novo presidente de Cuba ou que pressões ele terá de enfrentar. “O substituto de Fidel só pode ser o Partido Comunista”, disse, quando os cubanos tentavam imaginar o futuro sem o pai da revolução.

O analista politico cubano Rafael Hernández acredita que o novo governo enfrentará pressões internas por mudanças, porque as expectativas de melhores condições de vida vêm de longa data e cresceram com o tempo. Segundo ele, apesar de Cuba enfrentar hoje uma conjuntura internacional menos favorável, a ilha não está na mesma encruzilhada dos anos 90, quando a União Soviética (principal fornecedora de petróleo a Cuba e financiadora de partidos comunistas no hemisfério internacional) se dissolveu em 15 repúblicas separadas – entre elas, a Rússia.

“Nesses 60 anos, Cuba demonstrou ser capaz de sobreviver a várias crises – até à pior delas, nos anos 90, quando muitos pensavam que ficaria isolada e seria obrigada a mudar”, disse, em entrevista à Agência Brasil, o analista político argentino Rosendo Fraga. “Com a saída de Castro, uma nova geração subirá ao poder. Mas a renovação será feita para manter o mesmo sistema em vigor”.

Da Agência Brasil

- Publicidade -

Rentcars.com abre programa de estágio com vagas para Curitiba

Primeira edição do programa é exclusiva para estudantes da área de Tecnologia da Informação. Inscrições podem ser feitas até 20 de outubro.

Ticiane Pinheiro volta ao programa Hoje em Dia após licença maternidade

Hoje em Dia é apresentado por Cesar Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.

Agora é Lei: pipódromos são regulamentados

De acordo com a lei, os pipódromos deverão estar localizados em área restrita aos participantes e a uma distância mínima de 1 km de rodovias públicas e de redes elétricas

Festival da Lua Cheia recebe Adriana Calcanhoto no VillageMall

Cantora prepara show acústico para os fãs com setlist de seus maiores sucessos

Oferta de vagas no comércio para o Natal será a maior em seis anos

Espera-se a contratação de 91 mil trabalhadores temporários

Procon-RJ realiza mutirão para renegociação de dívidas

Pessoas com dificuldade de locomoção e idosos também poderão buscar atendimento no Procon Móvel

Viagem com desconto? Entenda como funciona a passagem aérea de estudante

Produto oferece condições especiais e descontos para quem irá estudar ou estagiar no exterior

Resumo da novela Éramos Seis de 21 a 26 de outubro de 2019

Assad anuncia Elias como seu novo sócio, e Júlio reage com despeito

Universal TV estreia a 21ª temporada de Law & Order: Special Victims Unit em novembro

Série, protagonizada por Mariska Hargitay, alcança a posição de produção mais longeva da TV

Nego do Borel renova jardim com árvores caídas das chuvas

Paisagista cria Natureza Viva para área da piscina do cantor

Famosas apostam em cabelos vermelhos para o verão

E se você é daquelas que acredita que o ruivo é a coloração para dias mais frios,...

Até essa terça-feira (15), a CAIXA sorteará R$ 58 milhões em sete concursos

Supremo retoma discussão sobre possíveis candidaturas sem partido

A audiência foi marcada para 9 de dezembro pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do recurso de um postulante a prefeito do Rio de Janeiro

Horóscopo de terça-feira 15 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia 14 de outubro de 2019 e fique por dentro de...

Detonautas Roque Clube assina com a Sony Music

Banda assina contrato ao lado do Presidente da Sony Music Brasil, Paulo Junqueiro

CNCO lança esperado EP “Que Quiénes Somos”

No início deste ano, a CNCO foi nomeada o primeiro artista do VEVO LIFT de 2019, marcando a banda como os primeiros artistas latinos a serem escolhidos para o programa.

Jennifer Lopez lança seu novo single “Baila Conmigo”

Na última sexta-feira (11), a superestrela Jennifer Lopez lançou seu novo single "Baila Conmigo".

Comércio projeta crescimento de 0,30% em outubro

Segundo o IBEVAR, os indicadores de 2019 apontam para uma recuperação da economia e do varejo, mesmo que de forma lenta e gradual

IOUU passa a oferecer crédito para o setor de franquias

Proposta vem para ajudar empreendedores que pensam em expandir seus negócios reformando o espaço, contratando funcionários ou ainda comprando novos equipamentos

8 dicas para aumentar a vida útil do motor do seu carro

O tempo de duração do motor depende do cuidado com o veículo e seu uso adequado.

Pique Novo se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

O grupo é formado por: Liomar (vocal), composição de Cesinha (cavaco), Nego Binho e Binho Percussão (percussão), Kadú Love (banjo), Edson Cigano (pandeiro) e Renato (bateria).

Linha Amarela terá manutenção na iluminação em toda a via

Concessionária prossegue com recuperação de passarela em Del Castilho

O carro desvaloriza pelo tamanho do motor?

A pergunta pode ser respondia com um estudo de depreciação por tamanhos de motores: o motor 1.2 possui menor perda, com 6,45%, já o 1.4 deprecia 11,55%

Tufão Hagibis causa dezenas de mortes no Japão

O governo japonês declarou que o trabalho de busca e socorro de vítimas será mantido sem interrupção.

Padre Marcelo Rossi lança “Maria Passa à Frente”, com participação de Gusttavo Lima

O primeiro single de seu EP, que será lançado esse ano, já está disponível nas plataformas digitais

Perdeu objetos nas estações do MetrôRio durante Rock in Rio? Saiba como recuperar

Clientes podem recuperar seus pertences na estação Carioca, diariamente

Mitos e verdades sobre empréstimos

Empresário do mercado financeiro esclarece dúvidas sobre as modalidades de crédito disponíveis no mercado

Horóscopo de segunda-feira 14 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

Vasco da Gama bate Fortaleza em casa e volta a sonhar com Sul-Americana, veja o gol

Equipe carioca marcou com Yago Pikachu, de pênalti, e subiu na tabela de classificação

Flamengo quebra tabu de 45 anos e vence Athletico Paranaense na Arena da Baixada, veja os gols

Bruno Henrique brilhou, goleiro Diego Alves também teve ótima atuação e saiu sem sofrer gols na partida em Curitiba

70 anos de Fagner são comemorados com o lançamento de 13 álbuns

Sony Music, prosseguindo no incansável projeto de digitalização de seu imenso catálogo

Em A Dona do Pedaço Josiane atira bolos nos clientes e diz a Maria da Paz que nunca se arrependeu

Josiane (Agatha Moreira) joga bolo nos clientes ao ser chamada de boleira, na novela 'A Dona do Pedaço' — Foto: Globo

Fluminense vence o Bahia com grande atuação de Muriel, veja os gols

Goleiro tem grande participação, enquanto Nenê e Daniel marcam para garantir os três pontos

Vou Pro Sereno lança novo projeto de inéditas, “Eu Volto Pra Almoçar”

EP, com seis faixas, é o primeiro trabalho inteiramente inédito do grupo que ganhou fama nacional com o sucesso "Nada Pra Fazer"

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos, diz estudo

Sem as áreas naturais, insetos se proliferam com mais facilidade e migram para as regiões urbanas. Nas últimas três décadas, a presença de doenças transmitidas por mosquitos dobrou no Brasil

Bebê é sexta vítima de acidente na Via Dutra, sentido Rio de Janeiro

O bebê estava com os outros quatro ocupantes do automóvel que trafegava em direção ao Rio de Janeiro

Resumo da novela A Dona do Pedaço de 21 a 26 de outubro de 2019

Um eliminado do concurso denuncia a sabotagem contra Maria da Paz.

Veja a provável escalação do Vasco da Gama contra o Fortaleza

Vanderlei Luxemburgo contará com o retorno do capitão Leandro Castan e do atacante Marrony

A Dona do Pedaço: Régis entra na mira de Yohana

As cenas estão previstas para ir ao ar a partir de segunda-feira, dia 14

Horóscopo de domingo 13 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

Outras Notícias

- Publicidade -