• News
- Publicidade -

Segundo dia de desfiles em SP destaca Gilberto Gil, Alcione e Roberto Bolaños

No segundo e último dia de desfile das escolas de samba paulistanas do Grupo Especial, sete agremiações se apresentaram na noite deste sábado (10) e madrugada de hoje (11) no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. O destaque ficou para as homenagens a dois grandes cantores da música brasileira: Gilberto Gil, exaltado pela Vai-Vai, e Alcione, homenageada pela Mocidade Alegre. A Unidos de Vila Maria fez um tributo ao ator e diretor mexicano, Roberto Bolaños, criador do seriado Chaves.

A Dragões da Real, que apresentou uma quadrilha caipira em ritmo de samba na avenida, também destacou cantores populares, como Sérgio Reis e Roberta Miranda. Com o sambódromo praticamente lotado, as escolas populares Vai-Vai e a Gaviões da Fiel, que cantou a cidade de Guarulhos, foram as que mais levantaram o público. A Império da Casa Verde apostou em uma temática politizada, e abordou a desigualdade social brasileira, fazendo um paralelo com a Revolução Francesa.

A apuração dos desfiles de São Paulo ocorrerá na tarde de terça-feira (13). As quatro primeiras colocadas entre as 14 agremiações participarão do Desfile da Campeãs, na sexta-feira (16). As duas últimas serão rebaixadas e disputarão o Grupo de Acesso em 2019.

X9 Paulistana

No retorno ao grupo especial do carnaval paulistano, a escola da zona Norte da capital paulista foi a primeira da noite e cantou na avenida a criatividade popular dos ditados populares. O samba-enredo A Voz do Samba É A Voz de Deus. Depois da Tempestade, Vem A Bonança!” encontrou um sambódromo praticamente lotado e que se animou com a temática apresentada pela agremiação.

Em sintonia com a letra do enredo, a bateria da escola fez diversas paradinhas em que manteve apenas a batidas dos surdos, que simulavam a pulsação de um coração. Apesar de a evolução da escola ter tido problemas, e a agremiação quase ter estourado o tempo de desfile, os carros alegóricos mantiveram um tom bem-humorado ao contar a origem dos ditados populares.

Império da Casa Verde

Com uma temática politizada, a escola de samba Império de Casa Verde colocou na avenida a problemática da desigualdade social brasileira. O enredo O Povo: A Nobreza Real fez uma conexão entre a Revolução Francesa e o momento político atual do Brasil.

A comissão de frente da escola foi um dos destaques do desfile: um carro alegórico com uma enorme guilhotina simulava a decapitação de um dos passistas. Sobre o veículo, a identificação: “O Povo”. Entre as inspirações do samba-enredo estão o romance Os Miseráveis, de Victo Hugo, e a novela Que Rei Sou Eu?, de Cassiano Gabus Mendes. No desfile, o povo consegue tomar as rédeas do país.

Mocidade Alegre

Celebrando os 70 anos da cantora Alcione, a Mocidade Alegre homenageou a “Marrom” no sambódromo paulistano. O samba-enredo Alcione: A Voz Marrom que Não Deixa o Samba Morrer cantou a origem maranhense e diversas facetas da artista, como sua ligação com a escola de samba Mangueira, do Rio de Janeiro, além da participação da cantora na luta contra a ditadura.

Parte da escola desfilou com as cores verde e rosa, e a bateria da agremiação, por vezes, adotou a batida típica da Mangueira – com os surdos, no jargão dos sambistas, “sem resposta”. A batida usada na festa maranhense do Bumba Meu Boi também foi trazida para avenida pelo corpo instrumental da agremiação, como uma homenagem à cidade natal da Alcione, São Luís.

Vai-Vai

Levantando o público do sambódromo paulistano, a escola do tradicional bairro do Bixiga, região central da capital paulista, fez uma grande homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil. O samba-enredo Sambar com Fé eu Vou fez referência ao aspecto eclético da obra do artista. Os expectadores acompanharam todo o desfile agitando bandeirolas distribuídas pela agremiação ao público das arquibancadas. Gilberto Gil desfilou com sua vestimenta do bloco baiano Filhos de Gandhi.

A escola, considerada a mais popular da cidade, e a maior vendedora do carnaval de São Paulo, abordou a atuação política do artista, militante contra a ditadura, exilado, vereador em Salvador e ministro da Cultura. Uma das alas de maior destaque da escola foi a Liberdade de Expressão, em que houve a representação de um grupo de soldados com vestimentas pretas, escudos e capacetes da Tropa de Choque da polícia.

Gaviões da Fiel

A escola de samba Gaviões da Fiel, ligada à torcida organizada do Corinthians, levantou o público, assim como ocorreu com a Vai-Vai. Muitas bandeirolas foram agitadas pelo público durante a passagem da escola. A cidade de Guarulhos, vizinha de São Paulo, foi a inspiração da agremiação.

Com o samba-enredo Guarus – Na Aurora da Criação, a Profecia Tupi… Prosperidade e Paz aos Mensageiros de Rudá, a escola contou a história dos índios Guarus, que habitaram a região e inspiraram o nome do município. O tema do carnaval da Gaviões foi desenvolvido a partir de uma parceria da escola com a prefeitura de Guarulhos.

Um dos destaques da escola foi o carro alegórico que representou o aeroporto internacional de Guarulhos, todo em branco, com riqueza de detalhes. Durante o desfile da escola, simpatizantes da agremiação, presentes nas arquibancadas, ascenderam sinalizadores. Os artefatos produziram uma forte nuvem de fumaça, o que chegou a dificultar a visualização dos carros alegóricos da escola.

Dragões da Real

Ao apostar na fusão da música caipira com o samba, a Dragões da Real levou para a avenida o enredo Minha Música, Minha Raiz: Abram A Porteira para Essa Gente Caipira e Feliz!, que cantou a cultura da vida do campo, a música e as festas da roça. Os intérpretes da escola abriram o desfile cantando Romaria, de Renato Teixeira, um dos hinos da música caipira.

A apresentação de uma quadrilha, em ritmo de samba, na avenida foi um dos destaques do desfile. A escola ainda mostrou o desenvolvimento da música caipira, como chegou aos centros urbanos e se tornou fenômeno nas últimas décadas no país. Roberta Miranda e Sérgio Reis foram alguns dos destaques da agremiação.

Unidos da Vila Maria

Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o princípio. Não contavam com minha astúcia. Arriba, Bolaños, Arriba Vila, Arriba México! foi o título do samba-enredo da escola de samba Vila Maria, que homenageou o ator, diretor e humorista Roberto Bolaños, que imortalizou os personagens Chapolin Colorado, Chaves e sua turma.

A homenagem a Bolaños serviu para conduzir um desfile que falou também do México, sua história e as contribuições que as civilizações maia e asteca deram para a humanidade. Outro personagem de destaque da apresentação foi a artista e ativista política Frida Kahlo.

- Advertisement -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Notícias Relacionado
Recomendado para você

- Patrocinado -
- Publicidade -

Após tragédia, Hospital Badim ainda tem 57 pacientes internados

Em nota divulgada à imprensa na tarde deste domingo (15), o Hospital Badim informou que está com um total de 57 pacientes internados...

Religiosos pedem liberdade e respeito em caminhada no Rio

A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa chegou hoje (15) à sua décima segunda edição, reunindo na Praia de Copacabana representantes de...

Presidente da Coreia do Sul participará da Assembleia Geral da ONU

Não ficou claro se o Japão vai estar na agenda da reunião entre Trump e Moon.

Incêndio atinge Hospital Badim e pacientes são retirados às pressas

Pacientes foram levados para a rua e depois para outras unidades

Justiça revoga prisão preventiva do ex-deputado Indio da Costa

Ex-deputado foi preso em operação contra fraudes nos Correios

“Depois do Casamento” chega aos cinemas, nesta semana

Julianne Moore (Gloria Bell) e Michelle Williams (O Rei do Show) contracenam em cenas dramáticas e carregadas de sentimento no remake

Espanha ganha campeonato mundial de basquete

O Brasil foi eliminado do campeonato ainda na fase de grupos

Flamengo vence o Santos e vira o turno na liderança pela primeira vez nos pontos corridos, veja o gol

O Flamengo segue com tudo no Brasileirão! Na tarde deste sábado (14), outra vez com o Maracanã lotado, o Rubro-Negro fez a...
- Publicidade -

TJ do Rio inaugura vara especializada no combate ao crime organizado

Serão três juízes dedicados unicamente a julgar casos que envolvam organizações criminosas, ajudando assim a desafogar as demais varas do estado.

Supremo rejeita denúncia da PGR contra ministro do TCU

O julgamento começou no mês passado e foi interrompido após o voto do relator, Edson Fachin

Número de mortes violentas no país caiu 10,43% de 2017 para 2018

Casos passaram de 64.021 para 57.341, mostra anuário

Setembro Amarelo: ANS reforça o alerta sobre os cuidados com as doenças mentais

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10/09.

Linha Amarela terá manutenção na iluminação em toda a via

Equipes também vão trabalhar na limpeza do Rio Faria Timbó

Gusttavo Lima divulga primeira faixa do novo DVD

Gusttavo Lima lança hoje, 12 de setembro, no YouTube e nas principais plataformas digitais, a primeira faixa inédita do DVD “O Embaixador...

Premiação do Brasileirão pode ajudar as contas do Botafogo

Botafogo enfrenta o Ceará e quer subir ainda mais na tabela

Derrota para o Bahia freia expectativa do Vasco da Gama no Brasileirão

Foco agora é vencer a Chape no sábado para retomar a tranquilidade

Acompanhe o trânsito e o que acontece no Rio de Janeiro em 08/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Acompanhe o trânsito e o que acontece no Rio hoje, 07/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Rio inaugura centro de acolhimento a vítimas de violência

O Centro de Acolhimento do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes terá um espaço total de 40m², com recepção exclusiva e espaço lúdico, brinquedos e TV

Confira o trânsito e o que acontece no Rio nesta sexta-feira, 06/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Confira o trânsito e o que acontece no Rio nesta quart-feira, 05/09/2019

Ao Vivo Acompanhe o que acontece agora na cidade do Rio de Janeiro e não seja surpreendido. O...

Cueva pode chegar ao Vasco da gama e Valdívia e Bruno César devem sair

O Vasco da Gama pode sofrer novas mudanças em seu elenco para o final da temporada 2019 com novas saídas prestes a...
video

Vasco da Gama perde para o Bahia, veja os gols

Clayton fez sua estreia com a camisa do Vasco
- Publicidade -
- Publicidade -

Deu o que falarPOPULAR
As noícias mais lidas da semana

Número de mortes violentas no país caiu 10,43% de 2017 para 2018

Casos passaram de 64.021 para 57.341, mostra anuário

The best ways to get more fibre in your diet

What was expected of her was the same thing...

Você está offline