- Publicidade -

Bonde de Santa Teresa passa a exigir ticket ao longo do trajeto

- Publicidade -

A partir de amanhã (04/01), a apresentação do ticket de ingresso do Bonde de Santa Teresa, que era exigida apenas no Largo da Carioca, passará a ser necessária ao longo de todo o trajeto.

A tarifa de R$ 20 não será reajustada e os moradores do bairro (previamente cadastrados) permanecerão acessando gratuitamente o transporte.

- Publicidade -

Para fazer jus ao benefício, eles deverão apresentar a carteirinha no embarque. Aqueles que ainda não a possuem poderão solicitá-la na bilheteria da estação Carioca. A gratuidade também vale para estudantes da rede pública uniformizados e com o cartão escolar, pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social.

O ticket garante as viagens de ida e volta e deverá ser utilizado apenas no dia em que for comprado. Aqueles que embarcarem durante o percurso e desejarem comprá-lo poderão efetuar o pagamento com cartão (crédito ou débito) aos agentes de operação. Já na estação Carioca do Bonde, a quantia também poderá ser paga em dinheiro.

– A apresentação do ticket ao longo do percurso foi a opção para mantermos o preço da tarifa inalterado. Durante este primeiro ano de operação, percebemos uma mudança no perfil de viagens, com muitos visitantes optando por acessar o bairro por outros meios de transporte e apenas utilizando o Bonde para retorno ao Centro do Rio. Essa prática gerou um desequilíbrio no sistema, já que não havia cobrança ao longo do trajeto de descida – afirmou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.

Além disso, ele ainda ressaltou que todos os recursos obtidos com a venda de passagens são revertidos para manutenção e investimentos no próprio sistema de bondes de Santa Teresa.

Ampliação do trajeto – A gestão eficiente dos recursos obtidos com a cobrança da tarifa tem permitido a implantação de uma série de mudanças no sistema. Ainda em janeiro será realizada a ampliação do percurso até a Praça Odylo Costa Neto (atualmente a operação ocorre entre os largos da Carioca e dos Guimarães).

Já foram realizadas intervenções na Estação Carioca (incluindo obras nos banheiros e pintura completa) e adquiridas ferramentas e equipamentos de manutenção. Houve, ainda, treinamento de funcionários e o início da implantação de uma nova campanha de comunicação visual.

Além disso, foi concluída a nova iluminação do trecho dos Arcos da Lapa, que não funcionava desde 2008. Foram instaladas luminárias com o design original nessa extensão, preservando o aspecto histórico do sistema, mas com lâmpadas de LED.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Horóscopo de terça-feira 21 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Flamengo e Real Madrid anunciam transferência de Reinier

Jogador se apresenta após disputa do Pré-Olímpico

Prefeitura do Rio rescinde contrato com a Viva Rio

Organização Social tem 5 mil funcionários e atua na gestão de unidades de saúde em várias comunidades

Horóscopo de segunda-feira 20 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

Vasco da Gama empata com o Bangu na estreia do Carioca

Gérman Cano também estreou pelo clube de São Januário

Flamengo e Macaé empatam no Maraca

Na próxima rodada, o rubro-negro terá o clássico contra o Vasco da Gama

Botafogo perde para o Volta Redonda na estreia do Carioca

O Esquadrão de Aço lidera o Grupo B com três pontos, ao lado do Madureira

Horóscopo de domingo 19 de janeiro de 2020

Confira as previsões para o amor, dinheiro e saúde.

BBB20: Conheça os participantes do Big Brother Brasil

São duas turmas, de várias tribos. Pessoas diversas, mas com o mesmo objetivo: viver todas as experiências que o BBB 20 pode proporcionar.

Flamengo e Botafogo estreiam no Carioca 2020 neste sábado

Após temporada mágica em 2019, Mengão estreia no Carioca contra o Macaé; bola também rola no Pará e em Pernambuco

Governo disponibiliza óculos de grau por R$ 60 para população de baixa renda

Programa Ótica Cidadã visa reduzir a evasão escolar por problemas de visão; beneficiários do Bolsa Família e desempregados também podem adquirir o item

MetrôRio realiza operação especial para shows de Elza Soares e Melin na Praia de Ipanema

Estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz terão reforço nos efetivos. Também haverá esquema especial para a primeira rodada do campeonato estadual

Governo do Rio quer conceder Cedae à iniciativa privada ainda este ano

Forma de concessão ainda tem de ser aprovada pela Câmara Metropolitana