22.2 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, 22 de maio de 2019 6:1543
- Publicidade -

Estrelas – Angélica, Andreia Horta e Paulo Betti se rendem ao carimbó

- Publicidade -

Angélica leva Andreia Horta e Paulo Betti para conhecerem Belém do Pará através de figuras icônicas do local, no ‘Estrelas do Brasil’ deste sábado, dia 16. “Nesse mergulho que a gente está fazendo na cultura paraense, deu para perceber que Belém é muito ligada à comida, à natureza e, sem dúvida, à música. E o ritmo que embala essa cidade é o carimbó”, diz a apresentadora. É com isso em mente que o trio já começa o programa batendo papo com um artista representante da música paraense: o cantor e compositor Pinduca. Aos 80 anos de idade e com mais de 60 anos de carreira, é ele quem indica o point onde o grupo se encontra, o Polo Joalheiro de Belém. O lugar, que hoje abriga um museu e conta com oficinas e lojas de joias, já foi uma prisão, um convento, uma olaria e um hospital, e carrega tantas histórias quanto o “rei do carimbó”.

Após outra dica de Pinduca, Paulo Betti deixa o local para provar uma iguaria que é a cara do Pará: o tacacá, um caldo feito basicamente com goma de mandioca, camarões e tucupi. O ator vai ao encontro de “Renato”, como é conhecido o empresário Cristóvão Gomes, que já criou fama Brasil afora pelo preparo de seu tacacá. Já Angélica e Andreia aproveitam o passeio pelo Polo para conhecer e apresentar a Pinduca outra estrela do Pará: a designer de joias Barbara Muller. Premiada no país e até internacionalmente pela criação de peças inspiradas na cultura amazônica, ela conta como começou neste ramo e como a cultura paraense é fator determinante para o resultado de seu trabalho.

- Advertisement -

Quando deixam o Polo Joalheiro, Angélica e Andreia decidem saborear uma opção gastronômica muito popular entre os moradores de Belém: os salgados vendidos na “Portinha”, como é chamada uma pequena lanchonete localizada no bairro da Cidade Velha. É lá que elas também conhecem Dina, a estrela belenense responsável pelos salgados, e têm ainda um encontro animado com outra estrela da música paraense: a cantora, compositora e instrumentista Lia Sophia. Intérprete da badalada canção “Ai, Menina”, Lia não perde tempo e convida a dupla para um show mais tarde, em uma festa organizada pelo produtor Felix Robato, outra estrela de Belém.

Enquanto isso, depois de provar o tacacá do Renato, Paulo Betti conhece o trabalho de Flávio Gama, um artista e professor de música que faz seus próprios tambores, usados para tocar o carimbó, chamados de curimbós. Já no clima do ritmo musical paraense, o ator vai ao encontro de Angélica e Andreia novamente para curtir a noite da cidade. Juntos, os três apreciam a música de Lia Sophia e não hesitam ao se jogar no carimbó.

O ‘Estrelas’ tem direção geral de Hélio Vargas e redação final de Paula Miller. A atração vai ao ar aos sábados, logo após ‘Sessão Comédia’.

Últimas Notícias

“Chega” de homofobia no futebol, pede Antoine Griezmann

"A homofobia não é uma opinião, é um crime", disse o atacante

Vasco da Gama chega a dois meses de salários atrasados e jogadores podem sair

O receio da diretoria é de perder peças importantes por conta da insatisfação com a situação a qual o clube chegou.

Caças dos EUA interceptam bombardeiros russos na costa do Alasca

A esquadra russa incluía dois bombardeiros estratégicos Tu-95, que foram interceptados na segunda-feira por dois caças F-22

Apenas 38,7% das vagas do Fies foram preenchidas no primeiro semestre

Das 100 mil vagas ofertadas, foram assinados 38.793 contratos

Embratur tem seu terceiro presidente em pouco menos de seis meses no governo Bolsonaro

Gilson Machado teve sua nomeação para o cargo publicada no Diário Oficial da União desta terça

Adidas, Puma e Nike consideram novas tarifas à China catastróficas

Trump elevou a 25% as tarifas já existentes sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses

Fitch mantém nota de classificação de risco do Brasil

A agência manteve a perspectiva estável para o país, indicando que a classificação não deve ser alterada nos próximos meses.

Termina primeira audiência do julgamento de Cristina Kirchner

A audiência de hoje foi a primeira de um processo que deve durar o ano todo

Caixa começa a chamar candidatos aprovados no concurso de 2014

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que as contratações têm por objetivo o fortalecimento da rede de agências, valorizando o atendimento aos clientes.