21.9 C
Rio de Janeiro
terça-feira, 21 de maio de 2019 4:0557
- Publicidade -

Furacão Irma chega à categoria 4 no Caribe e Flórida decreta emergência

- Publicidade -

Miami (AFP) – O furacão Irma aumentou sua intensidade para categoria 4 nesta segunda-feira em seu avanço para as ilhas do Caribe, aonde chegará entre terça e quarta-feira, enquanto a Flórida declarou estado de emergência diante da aproximação do fenômeno.

“Irma é um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson (de 5). Espera-se que se fortaleça mais nas próximas 48 horas”, escreveu o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, em seu boletim das 21h00 GMT (18h00 em Brasília).

- Advertisement -

Em uma ordem executiva, o governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em todos os condados do estado, a fim de liberar recursos para que as administrações locais e estatais estejam preparadas para a chegada desta “perigosa tempestade” no final da semana.

Na tarde de segunda-feira, o olho de Irma estava 790 km ao leste das Antilhas Menores e soprava com ventos máximos sustentados de 215 km/hora.

Em seu deslocamento em direção oeste a 20 km/hora, espera-se que passe sobre este grupo de ilhas entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, quando alcançará também Porto Rico.

O NHC colocou sob advertência de furacão as ilhas antilhanas de Antígua, Barbuda, Anguilla, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, entre outras, e sob vigilância de furacão Porto Rico, as Ilhas Virgens e Guadalupe.

A advertência indica que o furacão é iminente nas próximas 36 horas, enquanto a vigilância assinala que a sua chegada acontecerá em 48 horas.

Segundo a trajetória projetada pelo NHC, o olho de Irma pode passar na quinta e na sexta-feira ao norte da República Dominicana, Haiti e Cuba, e depois seguir diretamente sobre as Bahamas e o sul da Flórida no fim de semana.

O NHC acrescentou que o fenômeno provocará um aumento de até três metros no nível normal do mar e chuvas de até 25 cm, além de ondas “grandes e destrutivas”.

A Flórida declarou estado de emergência em seus 67 condados como medida preventiva, visto que se desconhece a intensidade com que Irma atingirá a região.

“O furacão Irma é uma tempestade grande e que implica risco de morte, e a Flórida deve estar preparada”, escreveu o governador Rick Scott em um comunicado.

Localização e trajetória prevista do furacão Irma. – Foto: AFP / Sophie RAMIS

“Na Flórida, sabemos que a melhor forma de proteger nossas famílias em condições climáticas graves é tendo um plano”, continuou, pedindo que a população revise suas provisões e busque abrigos próximos às suas casas.

Em Porto Rico (território americano), o governador Ricardo Rosselló Nevares ativou a Guarda Nacional e anunciou a habilitação de abrigos para 62.000 pessoas, assim como a suspensão das aulas.

Um porta-aviões americano, que conta com 30 helicópteros, foi mobilizado para ajudar em casos de emergência em Porto Rico, anunciou o diretor da Divisão do Caribe da Agência Federal para o Manejo de Emergências (FEMA), Alejandro de la Campa.

A ameaça do Irma chega poucos dias depois da passagem feroz do furacão Harvey sobre a costa sul dos Estados Unidos, no Texas e em Lusiana, onde deixou mais de 40 mortos e causou danos no valor de entre 30 bilhões e 100 bilhões de dólares.

Últimas Notícias

Alexandre Campello garante reforços no Vasco da Gama e diz que meta e fica entre os 10 primeiros do Brasileirão

O presidente do Vasco da Gama também falou sobre a busca de um terreno para a construção de um Centro de Treinamentos

Estado do Rio tem aumento de mortes por intervenção policial em abril

Número de vítimas registrado em abril foi o menor para o mês nos últimos quatro anos

Werley sobre o Vasco da Gama: “A torcida ainda vai ter muito orgulho desse time”

O zagueiro também falou sobre o início ruim no Campeonato Brasileiro

Contribuinte paga caro pelas mordomias de ex-presidentes; veja os valores

Em 2018, o Estado Brasileiro gastou R$ 4,6 milhões com cinco ex-presidentes

Peruanos protestam contra pedágios em vias construídas por Odebrecht e OAS

São pedágios "contaminados pela corrupção", declarou o prefeito de Lima, Jorge Muñoz, ao convocar a Câmara dos Vereadores para discutir a questão.

Ford vai eliminar 7 mil empregos; cerca de 10% de sua equipe mundial

Em março, a Ford anunciou a eliminação de mais de 5.000 vagas de empregos na Alemanha.

Luxemburgo confirma barca no Vasco da Gama

Elenco do Gigante da Colina tem mais de 40 jogadores

Bolsonaro diz que reforma tributária será apresentada após aprovação da Previdência

Se a reforma tributária for aprovada pela CCJ, proposta será examinada por uma comissão especial antes de ser analisada pelo Plenário da Câmara