- Publicidade -

11 Mitos e verdades da amamentação

- Publicidade -

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) orienta e tira as principais dúvidas sobre o aleitamento materno, que além de nutrir, fortalece a relação entre mãe e bebê. Para o diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Lima, o leite materno é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê e deve ser o alimento exclusivo até os seis meses de idade.

Conheça os mitos e verdades sobre a amamentação:

- Publicidade -

1. A criança pode ser amamentada até três anos de idade ou mais. VERDADE. Embora seja necessário introduzir outros alimentos após o sexto mês de vida, não há duração máxima para o aleitamento, sendo esta uma decisão da mãe.

2. É necessária a higienização das mamas antes e depois do aleitamento com água e gaze. MITO. Não há necessidade de qualquer preparo da mama antes de oferecer o leite materno ao bebê.

- Publicidade -

3. A química do cigarro e álcool podem ser transmitidas para o bebê pelo leite. VERDADE. Além do álcool e de substâncias presentes no cigarro, até mesmo medicamentos podem passar para o leite materno, e o uso de substâncias deve ser discutido com o médico de confiança.

4. Terapias alternativas, como floral, podem influenciar na qualidade do leite. MITO. Não existem evidências científicas confiáveis sobre isso.

- Publicidade -

5. Canjica e cerveja preta estimulam a produção de leite. MITO. Idem.

6. O colostro, o primeiro leite após o nascimento da criança, é rico em anticorpos e importante para o bebê. VERDADE. O colostro tem papel importante na saúde do bebê, pois transfere anticorpos da mãe para o bebê que podem protegê-lo de infecções enquanto seu sistema imunológico ainda está em formação.

7. Cada mãe produz um tipo de leite diferente. VERDADE. O leite de cada mãe é produzido de acordo com suas características corporais e hábitos de vida.

8. A alimentação e quantidade de água diárias influenciam na qualidade e quantidade de leite. VERDADE. O leite é elaborado a partir dos nutrientes ingeridos pela mãe.

9. A produção de leite é hereditária, se a mãe não conseguiu amamentar, a filha também terá dificuldade. MITO. A produção de leite depende do estado de saúde da mãe e da estimulação do bebê.

10. A amamentação reforça o vínculo entre mãe e bebê. VERDADE. O ato de amamentar aproxima a mãe do bebê, e é importante na formação do vínculo entre eles.

11. Amamentar dói. MITO. Embora em alguns casos a amamentação possa produzir algum incômodo inicialmente, essa queixa costuma desaparecer à medida que a mãe se acostuma. A persistência de dor pode significar algum problema e deve ser comunicada ao médico de confiança.

Quem é o médico de família e comunidade (MFC)?

A medicina de família e comunidade é uma especialidade médica, assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia. O MFC é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde. Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias.

É um clínico e comunicador habilidoso, pois utiliza abordagem centrada na pessoa e é capaz de resolver pelo menos 90% dos problemas de saúde, manejar sintomas inespecíficos e realizar ações preventivas. É um coordenador do cuidado, trabalha em equipe e em rede, advoga em prol da saúde dos seus pacientes e da comunidade. Atualmente há no Brasil mais de 3.200 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade.

- Publicidade -

Falando Nisso...
Conteúdo Relacionado

Mais Notícias
Conteúdo recomendado para você

Diogo Nogueira lança “Coisa Boa” com Mahmundi

Os dois artistas se uniram para esse registro musical que fala sobre respeito e luta e declara com todas as letras que “preconceito aqui não tem lugar

Bolsonaro vai participar de ato de fundação de novo partido

Para ser homologada, nova legenda precisa coletar 500 mil assinaturas

Pagamento do 13º do Bolsa Família está garantido, diz porta-voz

O benefício está previsto em medida provisória anunciada em outubro

Banco Central organiza mutirão de renegociação de dívidas antes do Natal

Presidente da instituição anuncia também novo sistema de pagamentos

Rio de Janeiro tem previsão de tempo nublado nesta quinta-feira (21)

A temperatura mínima é de 12°C, e a máxima de 36°C no Sudeste

Toffoli vota por limitar compartilhamento de dados financeiros

Julgamento foi suspenso e será retomado amanhã

ENADE: Prazo para responder questionário termina nesta quinta-feira (21)

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, quase 435 mil estudantes fizeram a inscrição do exame

Obras Transbrasil: Avenida Brasil terá novas interdições nesta quinta

Para viabilizar o lançamento de vigas para construção da nova pista lateral será necessário interditar totalmente a Av. Brasil, no sentido Centro

Ministro divulga áudio em que Morales supostamente incita violência na Bolívia

No material apresentado, Morales, que está asilado no México, estaria orientando Faustino Yucra Yacri a manter o cerco e o bloqueio de estradas,

Madureira Shopping apresenta peça infantil ‘A Alegria Mora ao Lado’

O espetáculo acontece a partir das 16h na loja localizada no 2º piso e faz parte do projeto ‘Domingo é Dia de Teatrinho’

Arlindinho se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

O jovem compositor acaba de estrear um novo projeto chamado ‘Arlindinho Canta Arlindo’, que tem como espinha dorsal o vasto repertório de Arlindo Cruz

Horóscopo de quinta-feira 21 de novembro de 2019

Descubra o que os astros lhe reservam para seu dia

Rio de Janeiro tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do País

Projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados promete mudar essa realidade a partir da abertura do mercado

Fluminense quer contar com Nenê em 2020

O jogador tem ficado no banco de reservas nos últimos jogos