- Publicidade -

Temer classifica denúncia de “ficção” e critica Rodrigo Janot

Cercado de ministros e de parlamentares da base governista, o presidente Michel Temer fez um pronunciamento em que contestou a denúncia apresentada ontem (26) contra ele e criticou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável pela denúncia levada ao Supremo Tribunal Federal (STF). No discurso, Temer afirmou que sua “preocupação é mínima” com a denúncia e classificou a peça de Janot como uma “obra de ficção”.

“Sou da área jurídica e não me impressiono com fundamentos ou, quem sabe, a falta de fundamentos jurídicos porque advoquei por mais de 40 anos. E sei quando a matéria tem ou não tem fundamento jurídico. Minha preocupação é mínima, mas respeito o Judiciário e as decisões judiciárias”, disse Temer ao iniciar o discurso, no Palácio do Planalto.

Segundo ele, a denúncia prejudica não só ele, mas o país, uma vez que surgem “exatamente nesse momento em que estamos colocando o país nos trilhos”.

Provas

O presidente nega ter cometido crime de corrupção passiva e recebido vantagens indevidas. “Sou vítima dessa infâmia de natureza política. Fui denunciado por corrupção passiva sem jamais ter recebido valores ou praticado de acertos para cometer ilícitos. Onde estão as provas concretas de recebimento desses valores? Não existem”, acrescentou.

Temer classificou a denúncia de uma obra de ficção. “Criaram uma trama de novela. A denúncia é uma ficção”.

Gravação 

Sobre a gravação da conversa que teve com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, Temer argumentou que as interrupções no áudio tornam a gravação uma prova ilícita e inválida para a Justiça. A gravação é uma das provas elencadas por Janot para embasar a denúncia contra o presidente. O empresário gravou um encontro que teve com Temer, no Palácio do Jaburu, e entregou o áudio para o Ministério Público Federal, com que firmou acordo de delação premiada. Na gravação, segundo Joesley, Temer dá aval para que que continue pagando uma espécie de mesada para Eduardo Cunha, ex-deputado federal e que está preso na Operação Lava Jato.

Para Temer, o procurador-geral da República criou uma nova categoria de denúncia. “Percebo que reinventaram o Código Penal e incluíram uma nova categoria: a denúncia por ilação. Se alguém que conheço cometeu um crime, ou se tiro uma foto ao lado de alguém, a nova ilação é que sou criminoso”, disse o presidente.

Janot

No discurso, Temer insinuou que Rodrigo Janot pode ter se beneficiado com a delação premiada da JBS, afirmando que “um assessor muito próximo” e “homem de estrita confiança” do PGR seria suspeito por ter deixado a procuradoria para trabalhar “em uma empresa que faz delação premiada”.

As atitudes de Janot, disse o presidente, “abrem precedente perigosíssimo em nosso direito porque permite as mais variadas conclusões sobre pessoas de bem e honestas. Por exemplo, construir a seguinte hipótese sobre um assessor muito próximo ao PGR – e dou seu nome por uma única razão: meu nome foi usado deslavadamente nas denúncias, havendo desejo de ressaltar em letras garrafais menu nome – Marcelo Miller, homem da mais estrita confiança do senhor procurador-geral”.

“O sonho de todo acadêmico em direito era prestar concurso para procurador da República. Pois esse senhor que mencionei deixa o emprego [de procurador] para trabalhar em empresa que faz delação premiada. Esse cidadão saiu e já foi trabalhar para esta empresa e ganhou milhões em poucos meses. Garantiu a seu novo patrão, na empresa, acordo benevolente, e delação que tira seu patrão das garras da Justiça e gera impunidade nunca antes vista”, acrescentou. Na delação premiada firmada com o MPF, Joesley Batista não será preso e pode morar fora do país.

“Pela nova ‘lei da ilação’, ora criada nessa denúncia, poderíamos concluir nessa hipótese que os milhões em honorários não viessem unicamente para o assessor de confiança que deixou a procuradoria. Mas não farei ilações. Tenho a absoluta convicção de que não posso denunciar sem provas nem fazer ilações. Não posso ser irresponsável”, disse. “No caso desse senhor grampeador, o desespero de se safar da cadeia moveu ele e seus capangas para fazer a ilação e distribuir o prêmio da impunidade”, disse, em referência a Joesley Batista.

Fatiamento

Ainda em tom crítico a Janot, Temer disse que o procurador tem “fatiado as denúncias para criar fatos semanais contra o governo”, o que, segundo o presidente, é “um atentado contra nosso país”. E concluiu dizendo que não vai desistir de sua defesa, do governo nem das reformas propostas.

“Falo hoje em defesa da instituição Presidência da República e em defesa da minha honra pessoal. Eu tenho orgulho de ser presidente, é algo tocante. Tenho a honra de ser presidente pelos avanços que meu governo praticou. Minha disposição é trabalhar para o Brasil e continuar com as reformas. Portanto não fugirei das batalhas, nem da guerra que teremos pela frente. Minha disposição não acabará com ataques. Não me falta coragem para seguir na reconstrução do país”.

Denúncia

Na denúncia apresentada por Rodrigo Janot, Temer é acusado de prática de corrupção passiva. A acusação está baseada nas investigações iniciadas a partir do acordo de delação premiada da JBS.

Para o procurador, Temer usou o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures – que foi assessor do presidente – para receber vantagens indevidas. “Entre os meses de março a abril de 2017, com vontade livre e consciente, o Presidente da República Michel Miguel Temer Lulia, valendo-se de sua condição de chefe do Poder Executivo e liderança política nacional, recebeu para si, em unidade de desígnios e por intermédio de Rodrigo Santos da Rocha Loures, vantagem indevida de R$ 500.000 ofertada por Joesley Batista, presidente da sociedade empresária J&F Investimentos S.A., cujo pagamento foi realizado pelo executivo da J&F Ricardo Saud”, diz a denúncia.

A denúncia foi enviada ao gabinete do ministro Edson Fachin, relator da investigação envolvendo o presidente. O ministro poderá conceder prazo de 15 dias para manifestação da defesa antes de enviá-la para a Câmara. A formalidade de envio deverá ser cumprida pela presidente do STF, Cármen Lúcia.

Mesmo com a chegada da denúncia, o STF não poderá analisar a questão antes de uma decisão prévia da Câmara dos Deputados. De acordo com a Constituição, a denúncia apresentada contra Temer somente poderá ser analisada após ter o aval de 342 deputados, o equivalente a dois terços do número de deputados da Câmara.

Da Agência Brasil

- Publicidade -

Confira as celebridades que estarão no Teleton 2019

Ação terá representantes de parceiros solidários como Band (José Luiz Datena), Record TV (Sabrina Sato), TV Cultura (Karyn Bravo, Mariana Kotscho e Roberta Manreza), Rede TV! (Luciana Gimenez) e TV Globo (Camila Queiroz e Klebber Toledo)

Conheça quatro funcionalidades do Windows 10 para pessoas com deficiência visual

Sistema permite que o usuário utilize comandos de voz para manusear o dispositivo e conta com recursos que auxiliam pessoas com baixa visão

Camila Queiroz e Klebber Toledo são liberados pela Globo para o SBT

Luciana Gimenez e Sabrina Sato também estarão no SBT

Bolsonaro assina MP que concede 13º pagamento do Bolsa Família

Na mesma solenidade, governo libera verbas para obras de Irmã Dulce

STF derruba liminar concedida por ministro a traficante Elias Maluco

O habeas corpus fora concedido em um processo que tramita na Justiça de São Gonçalo (RJ).

Confira a provável escalação do Botafogo contra o Vasco da Gama

Cícero vê clássico como oportunidade de dar resposta em reestreia de Valentim

Confira a provável escalação do Vasco da Gama contra o Botafogo

No treino desta terça, Luxemburgo deu coletes de titulares para Felipe Ferreira, Bruno Gomes e Gabriel Pec.

Sem Censura recebe a atriz Alexandra Richter

O programa Sem Censura ainda conta com a participação da aluna Juciara Belisário de Carvalho que está na faixa etária de 50 anos e não teve oportunidade de estudar na juventude

Festa literária das periferias do Rio dará destaque para o feminismo

A Flup será realizada pela primeira vez no Museu de Arte do Rio (MAR), na região portuária da cidade, localidade também conhecida como Pequena África

Vale a pena usar de novo: a ascensão dos brechós e a busca pela moda sustentável

Cada vez mais comum, o resgate de peças usadas e o consumo consciente tem se tornado tendência entre a geração millenium

Bad Medicine faz tributo a Bon Jovi no NewYorkCityCenter

O projeto Palco New York leva entretenimento gratuito às terças-feiras ao shopping.

Horóscopo de quarta-feira 16 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia 16 de outubro de 2019 e fique por dentro de...

Prestes a lançar música, Ananda fala sobre ativismo: ” Como bissexual, eu preciso falar sobre LGBTfobia

A cantora, do hit Quero que Tu Vá", discursa sobre sexualidade, feminismo e racismo

Após “chocar” Bruna Marquezine, Isabela Freitas fala sobre como superar um ex

A autora do best seller "Não se apega, não" diz que já salvou vidas através da leitura

Dicionário Árabe: Dos termos coloquiais às expressões populares

Inspirado no sucesso das primeiras edições de bolso, Grupo Editorial Edipro relança Dicionário Árabe em novo formato

BarraShopping inaugura decoração de Natal com espetáculo e árvore interativa com 70m de altura

Programação inclui apresentações gratuitas de música clássica aos domingos e decoração interna com atrações para os pequenos

Wesley Safadão e Thyane Dantas aproveitam feriado em família

A pausa na agenda de Wesley veio após um fim de semana intenso

Xuxa opina sobre concurso de beleza com crianças: “Isso não deveria fazer parte do mundo infantil. É traumatizante”

Xuxa ainda compartilha qual lição teve após trabalhar durante anos com público infantil.

WBFF Brasil 2019 supera 1ª edição e revela novos modelos fitness

Competição fitness internacional contou com grande público e nova categoria de Divas

Peça “Quem sabe meu nome?” será apresentada no Ateliê Bonifácio

A peça retrata a história de um homem que se diz negro e a sociedade o impõe Pardo.

Quadrilha desviava cartões de crédito remetidos pelos Correios no Rio

Um deles é funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e outro é um militar da Marinha brasileira

Denis Baum lança webclipe com participação especial de Vanessa Jackson

Versão de ‘Ao Sentir o Amor’ traz homenagem a cantora Deise, do Fat Family, falecida no início deste ano

Famosas como Anitta e Camila Cabello adotam o permanente

Não temos como negar: os anos 80 estão de volta!!! E o que você lembra dessa década?...

Rentcars.com abre programa de estágio com vagas para Curitiba

Primeira edição do programa é exclusiva para estudantes da área de Tecnologia da Informação. Inscrições podem ser feitas até 20 de outubro.

Ticiane Pinheiro volta ao programa Hoje em Dia após licença maternidade

Hoje em Dia é apresentado por Cesar Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.

Agora é Lei: pipódromos são regulamentados

De acordo com a lei, os pipódromos deverão estar localizados em área restrita aos participantes e a uma distância mínima de 1 km de rodovias públicas e de redes elétricas

Festival da Lua Cheia recebe Adriana Calcanhoto no VillageMall

Cantora prepara show acústico para os fãs com setlist de seus maiores sucessos

Oferta de vagas no comércio para o Natal será a maior em seis anos

Espera-se a contratação de 91 mil trabalhadores temporários

Procon-RJ realiza mutirão para renegociação de dívidas

Pessoas com dificuldade de locomoção e idosos também poderão buscar atendimento no Procon Móvel

Viagem com desconto? Entenda como funciona a passagem aérea de estudante

Produto oferece condições especiais e descontos para quem irá estudar ou estagiar no exterior

Resumo da novela Éramos Seis de 21 a 26 de outubro de 2019

Assad anuncia Elias como seu novo sócio, e Júlio reage com despeito

Universal TV estreia a 21ª temporada de Law & Order: Special Victims Unit em novembro

Série, protagonizada por Mariska Hargitay, alcança a posição de produção mais longeva da TV

Nego do Borel renova jardim com árvores caídas das chuvas

Paisagista cria Natureza Viva para área da piscina do cantor

Famosas apostam em cabelos vermelhos para o verão

E se você é daquelas que acredita que o ruivo é a coloração para dias mais frios,...

Até essa terça-feira (15), a CAIXA sorteará R$ 58 milhões em sete concursos

Supremo retoma discussão sobre possíveis candidaturas sem partido

A audiência foi marcada para 9 de dezembro pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do recurso de um postulante a prefeito do Rio de Janeiro

Horóscopo de terça-feira 15 de outubro de 2019

Confira a previsão do horóscopo para o dia...

Detonautas Roque Clube assina com a Sony Music

Banda assina contrato ao lado do Presidente da Sony Music Brasil, Paulo Junqueiro

CNCO lança esperado EP “Que Quiénes Somos”

No início deste ano, a CNCO foi nomeada o primeiro artista do VEVO LIFT de 2019, marcando a banda como os primeiros artistas latinos a serem escolhidos para o programa.

Jennifer Lopez lança seu novo single “Baila Conmigo”

Na última sexta-feira (11), a superestrela Jennifer Lopez lançou seu novo single "Baila Conmigo".

Comércio projeta crescimento de 0,30% em outubro

Segundo o IBEVAR, os indicadores de 2019 apontam para uma recuperação da economia e do varejo, mesmo que de forma lenta e gradual

IOUU passa a oferecer crédito para o setor de franquias

Proposta vem para ajudar empreendedores que pensam em expandir seus negócios reformando o espaço, contratando funcionários ou ainda comprando novos equipamentos

8 dicas para aumentar a vida útil do motor do seu carro

O tempo de duração do motor depende do cuidado com o veículo e seu uso adequado.

Pique Novo se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe

O grupo é formado por: Liomar (vocal), composição de Cesinha (cavaco), Nego Binho e Binho Percussão (percussão), Kadú Love (banjo), Edson Cigano (pandeiro) e Renato (bateria).

Linha Amarela terá manutenção na iluminação em toda a via

Concessionária prossegue com recuperação de passarela em Del Castilho

Outras Notícias

- Publicidade -